À Mesa com … António Machado

    À Mesa com … António Machado

    António Machado(…) adoro ver programas de culinária, sobretudo os do Jamie Oliver, aquele do cozinhar em 15 minutos.” – António Machado

    Simpático, divertido mas tímido, revela em cada gesto, a sua essência: fazer rir. Fala com um brilhozinho nos olhos, próprio do estado de graça que só se alcança com a paternidade. Cozinhou para nós, sempre sobre a batuta da mulher Sofia. Falamos do actor António Machado.

    Cursou teatro, apresentou o Clube Disney, deu voz a alguns “personagens” do programa Contra-Informação, participou na Hora H, de Herman José, oferece gargalhadas em parceria com o Manuel Marques em Portugalex na Antena 1 e também no programa da RTP 1, Anti-Crise, onde contracena com Eduardo Madeira e Manuel Marques. Éum actor de mão cheia, daqueles que alimentam o riso e olham o mundo como um “comedy man”, reparando em todos os detalhes.

    > Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a mais vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

    No palco, respira com a tranquilidade de quem sabe o que faz, já na cozinha assume que não é “a sua praia”. Mesmo assim, aventurou-se a cozinhar, e a verdade é que o Folhado de Salmão à Luísa Lo (uma amiga do casal que lhes deu a receita), estava delicioso.

    “A minha experiência na cozinha é quase nula. Lá em casa quem cozinha e com imensa mestria e prazer é a Sofia. No entanto adoro ver programas de culinária, sobretudo os do Jamie Oliver, aquele do cozinhar em 15 minutos. Dá-me imensa vontade de aprender a cozinhar”, revela-nos.

    Não sendo um “grande garfo”, vai logo dizendo que adora petiscar, aprecia pastéis de bacalhau, sardinha,cozinha italianaAntónio Machado a preparar a sua receitaarroz de pato. “Lá em casa, como já disse, a Sofia cozinha, mas as tarefas estão bem distribuídas. Enquanto ela faz isso, eu preparo a mesa, selecciono os vinhos, que é uma coisa que me dá imenso prazer. Gosto de surpreender os amigos quando vão lá a casa, e dar-lhes a provar bons vinhos muito em conta. As pessoas acham que os bons vinhos são os caros, e isso não é verdade. E como agora fiz um pequeno curso sobre vinhos, percebo um pouco mais do assunto. Adoramos ter amigos em casa, sai mais barato, e o prazer é maior. Não há pressa, e com o nascimento do Duarte, estar em casa faz ainda mais sentido. É nestas alturas que coloco à prova os “meus dotes” vínicos (diz a rir). Gosto de os surpreender, com a qualidade e com a revelação final, o preço.”

    Prepara-se para pôr em cena uma peça de teatro, está no ar com o Portugalex na Antena 1, sempre que lhe pedem, faz animação para empresas e, de quando em vez, também é DJ, passando músicas dos anos 80.


    RECEITA – Folhado de Salmão à Luísa Lo

    _DSC3529

    • Tempo de preparação: 45 minutos
    • Fácil
    • Económico
    • 4 pessoas

    Ingredientes:

    • 4 lombinhos de salmão congelados
    • 1 rolo de massa folhada estendida de compra
    • 1 pacote de queijo creme para barrar (aprox. 150 g)
    • 1 pacote de espinafres (aprox. 200 g)
    • 1 gema
    • Sal e pimenta q.b.
    • Azeite para untar

    Para a salada:

    • 1 pacote de mistura de alfaces (aprox. 100 g)
    • 1 pacote de rúcula (aprox. 100 g)
    • 2 tomates
    • 50 g de pinhões

    Modo de preparação:

    _DSC3513

    Ligue o forno a 180ºC e unte um tabuleiro de forno com um pouco de azeite. Coza os espinafres em água e sal durante 3 minutos, escorra bem e reserve.

    Coloque a base de massa folhada sobre um tabuleiro e pique ligeiramente com um garfo. Espalhe os espinafres cozidos por cima e de seguida espalhe o queijo creme de forma homogénea.

    Coloque os lombinhos de salmão previamente descongelados sobre o queijo, tempere com sal e pimenta e feche a massa em forma de envelope. Com a ponta de uma faca, faça uns riscos na diagonal da esquerda para a direita, de forma a criar um desenho.

    Pincele toda a superfície da massa com a gema batida e leve ao forno durante 30 minutos. Se necessário, cubra com papel vegetal até concluir o tempo.

    Entretanto, faça a salada: lave os tomates e corte-os em gomos ou cubos. Misture com as alfaces, a rúcula e os pinhões e sirva a acompanhar o folhado.

     

    > Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

    Não se esqueça de nos seguir no facebook.