À mesa com…Luís Machado e Igor Martinho

    À mesa com…Luís Machado e Igor Martinho

    Ambos partilham a mesma paixão. Conheça-os melhor e veja as receitas que preparam na cozinha da TeleCulinária!

    Jovens, interventivos, dinâmicos e criativos, assim se podem definir Luís Machado e Igor Martinho. Dois chefes que dão alma e corpo às receitas da Teleculinária. Uma dupla independente de criativos, cujo universo gastronómico é uma constante descoberta de saberes e sabores.

    Luís Machado e Igor Martinho

    Luís Machado, em pequeno, passava parte do seu tempo de brincadeiras a tentar perceber que mistérios eram aqueles que saíam das mãos das mulheres da casa. À roda dos tachos e dos cheiros, girava o seu universo de aventuras imaginadas de lutas de cowboys e índios. Depressa percebeu, de cada vez que surripiava uma prova dos sabores confeccionados, que a cozinha podia ser um espaço de criação. E na adolescência, os amigos reuniam-se sempre à sua mesa em forma de desafio. Todos sabiam que o seu engenho para a cozinha era grande. Daí a formar-se na Escola de Hotelaria do Estoril foi um passo.

    > Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a mais vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

    Desde os 23 anos que não para de se surpreender com o prazer que cozinhar lhe dá. É nesta zona de conforto que se sente bem. Luís Machado é chefe residente das Edições Plural, onde desde 2005 confeciona pratos únicos, criativos e fáceis de executar. É nas revistas TeleCulinária, TeleCulinária Especial Robot de Cozinha e Teleculinária Gold que o seu trabalho se destacou. O mote de tantas receitas varia e depende da inspiração ou das sugestões que vão surgindo nas mais variadas formas.

    Luís Machado tem desenvolvido a sua atividade profissional na área da Educação, partilhando os seus conhecimentos como docente de “Prática de Cozinha” na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, assim como formador no Centro de Formação Profissional de Santarém, ou em aulas de culinária promovidas por várias entidades. É também consultor na Dynamiconsult para a área alimentar.

    Produziu ainda as receitas do livro “Sem Pedra de Sal” da autoria de Maria Antónia Peças e João Breda, e do livro “Chefe Silva: O Sr. Tele Culinária – 74 Anos de Vida Intensa”, da autoria de Amílcar Malhó, editado pela Edições Plural. Tem tido diversas participações televisivas e já foi jurado em muitos concursos gastronómicos. A “sua praia”, a gastronomia, continua a fasciná-lo como no primeiro dia…

    > Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a mais vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

    Igor Martinho, começou muito cedo nas lides culinárias, ajudava a mãe na cozinha e rapidamente percebeu que a sua paixão estava ali. Cedo frequentou o Curso de Cozinha e Pastelaria da escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Em 2009 aventurou-se no Concurso “Chefe Cozinheiro do Ano” e ganhou, tornando-se o mais jovem cozinheiro de sempre a vencer este galardão. Foi nesse ano que foi também chefe residente do restaurante Quinta dos Frades. Fez dois estágios em dois dos melhores restaurantes do mundo, o Noma em Copenhaga e o Hangar7 em Salzburg. Uma experiência que assume como muito enriquecedora, onde pôde aprender e desenvolver novas técnicas de cozinha.Luís Machado e Igor Martinho

    Mas é na gastronomia portuguesa que se revê e sobre a qual se inspira e gosta de reinventar. Foi chefe executivo no restaurante Hemingway em Cascais e neste momento está prestes a abrir o seu restaurante na sua aldeia natal em pleno coração do Ribatejo, em Arrouquelas. Um espaço que pretende, descontraído, ideal para receber grupos de amigos e famílias, onde pretende fazer workshops e partilhar os seus saberes. Para Igor Martinho a cozinha é um local de afetos. Os sabores estão relacionados com as nossas vivências e recordações e transportar isso para o que se cozinha transforma a essência do que se faz. Projetos são muitos, contudo todos têm de nascer de uma estrutura sólida e onde se reveja sempre. Não faz o que não sente, assim é este jovem chefe agora residente das Edições Plural e da revista Teleculinária.


    Lombinho de porco preto recheado com amêijoas em massa folhada – Chefe Luís Machado

    Lombinho de porco preto recheado com amêijoas em massa folhada

    Ver receita


    Bacalhau lascado com puré de grão e amêndoas torradas – Chefe Igor Martinho

    Bacalhau lascado com puré de grão e amêndoas torradasVer receita

    > Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

    Não se esqueça de nos seguir no facebook.