À Volta do Mundo – Brasil

    À Volta do Mundo – Brasil

    Feijoada e carne de churrasco como a picanha são talvez as referências da culinária brasileira mais presentes entres nós. Mas a diversidade desta gastronomia é de tal ordem que inclui centenas de especialidades regionais de diferentes origens. Basta dizer que a gastronomia do Brasil é uma mistura perfeita de ingredientes e pratos europeus, africanos e indígenas, para ter uma ideia da sua riqueza.

    Culinária do Brasil

    Se há culinária além-fronteiras que é bem acolhida em Portugal, então é certamente a do Brasil, sendo que este país apresenta muita mais diversidade para além da picanha e da feijoada que já todos conhecemos. A gastronomia brasileira é uma mistura perfeita de ingredientes e pratos europeus, africanos e indígenas. Como seria de esperar, Portugal tem a maior quota-parte nas influências, sendo que muitas das receitas do Brasil são versões das tradicionais portuguesas feitas com os ingredientes disponíveis nessa região em substituição dos originais. A feijoada é um dos exemplos, com o feijão preto a dar toda uma nova dimensão a um prato tradicional português. Também na doçaria há alguns casos semelhantes como o quindim, uma versão do doce tradicional português em que a amêndoa foi substituída pelo coco ralado.

    Os escravos oriundos de África trouxeram consigo ingredientes como o óleo de palma e as especiarias que foram absorvidos pela culinária local. Mais tarde, a onda de emigração nos séculos XIX e XX, nomadamente de italianos, resultou num enriquecimento ainda maior da gastronomia deste país, com a integração de especialidades à base de massas e pizzas.

    A mistura de todas estas referências culinárias de outros continentes com as tradições dos índios originou a gastronomia rica e colorida que é hoje a brasileira. Tratando-se de um país extenso, há paladares típicos em cada região como por exemplo o vatapá da Bahia, a feijoada do Pará, o pirão de peixe e a moqueca típicos dos estados do norte e nordeste (com maior influência africana), a carne seca com arroz que tem o curioso nome de Maria Isabel em Mato Grosso, o empadão goiano e ainda todos os petiscos da cozinha mineira e, claro, as feijoadas. Destaque especial para a carne de churrasco característica do sul, da chamada zona gaúcha, que se tornou muito famosa através dos restaurantes de rodízios. As sobremesas baseiam-se nas frutas tropicais como o coco, o maracujá, o abacaxi e a papaia (mamão) e os bolos, tartes e tortas confeccionados com farinha de fubá e mandioca, para além do famoso brigadeiro. Nas bebidas, a caipirinha feita com cachaça é a imagem de marca do Brasil, mas é habitual o consumo de cerveja e sangria.


    Christ_on_Corcovado_mountain

    _______________________________________________________________________

    Pirão de peixe

    pirao-de-peixeVer receita


    Arrumadinho de charque

    arrumadinho-de-charque

    Ver receita


    Mousse de goiaba

    mousse-de-goiaba

    Ver receita