À Volta do Mundo – Dinamarca

    À Volta do Mundo – Dinamarca

    Copenhaga-volta do mundo-teleculinaria (Custom)Tradições ancestrais

    No reino norte do frio polar, existe uma terra muito antiga, inteira de tradição e histórias de vikings e lendas, tão velhas como o mundo. Dinamarca é o país de que se fala e a sua culinária tem muito para descobrir.

    Uma das monarquias mais velhas é, na opinião de muitos, um dos melhores países para se viver. Há quem diga que a comida escandinava é tão saudável quanto a mediterrânica. Mas esta popularidade deve-se em parte ao sucesso de um pequeno restaurante localizado em Chistianshavn, uma zona portuária de Copenhaga, o “Noma”. O seu chef detentor de diversas estrelas Michelin, reinventou a cozinha nórdica e colocou-a em destaque.

    A gastronomia escandinava é na sua maioria composta por um receituário pesado, rico em gorduras devido aos invernos rigorosos e longos. Consomem alguns legumes cozinhados ou em conserva, tal como o pepino, cebola, beterraba, que muitas vezes são confeccionados e armazenados em casa.

    O prato principal é o “smorrebrob”, pão com manteiga. Consomem também sanduíches, especialmente ao almoço, compostas por peixe ou carnes frias, acompanhadas com diversas saladas. Tudo em pão escuro tipicamente dinamarquês, denominado “rugbrod”.

    As refeições quentes são, na sua maioria, de carne de porco feita no forno acompanhada com batatas, couve vermelha cozida e molho castanho (flaeskesteg). As almôndegas ao estilo dinamarquês (frikadeller) e o pato também são bastante populares. Nalgumas regiões, existe uma tradição de consumo de arenque fumado.

    Pequena Sereia - CopenhagaNa época de Natal um dos doces típicos de maior sucesso é o “risengred” ou arroz à imperatriz, uma espécie de arroz doce com leite, açúcar e canela, com manteiga ou doce espalhado por cima. Os “pebemedder”, biscoitinhos feitos de canela, nozes e pimenta, também são muito apreciados nesta altura do ano. Uma outra tradição de época é o “ebleskiver”, uma massa semelhante à das panquecas, mas que possui forma de bola e é consumida com geleia e açúcar.

    Na Dinamarca também se fazem sobremesas com leitelho, nomeadamente bolos e bolinhos. Nos pratos salgados, o destaque vai para a carne assada (flaeskesteg) acompanhada de batatas com caramelo (brunede kartofler), servida com o molho castanho (brun sovs).  


    Pato com maçã e ameixas

    Pato com Macas e Ameixas-teleculinaria-receitas-TC_003 (Custom)Ver receita


    Bolinhos de maçã com leitelho

    Bolinho de Maca com Leitelho-teleculinaria-receitas-TC_005 (Custom)Ver receita


    Arroz à imperatriz

    Arroz a Imperatriz-teleculinaria-receitas-TC_007 (Custom)Ver receita