À Volta do Mundo – França 

    À Volta do Mundo – França 

    Notre Dame-Paris-França (Custom)É o berço da “nouvelle cuisine” e inspiração para muitas outras culinárias europeias e do mundo. Mas a França não é apenas requinte e sofisticação, visto ter uma grande diversidade de pratos e sobremesas que variam conforme a região. Com queijo e vinho sobre a mesa, tudo o resto pode variar porque este país tem muito para oferecer. 

    Aqui nasceu a chamada cozinha moderna que resultou no desenvolvimento de algumas das mais importantes escolas mundiais de culinária. A França é seguramente uma referência gastronómica que inspirou, através da sua arte, muitas outras cozinhas europeias e do mundo. O facto é que este país, que quase todos identificam com a “nouvelle cuisine” e com uma forma requintada de confecionar e apresentar a comida, tem muito mais para descobrir, nomeadamente uma culinária mais acessível e até rústica.

    O ratatouille, por exemplo, na sua simplicidade campestre, mistura legumes da forma mais humilde que se possa imaginar, numa representação fiel de uma receita com origens no séc. XVIII, mas que se manteve até aos dias de hoje quase inalterada e como um dos grandes símbolos da culinária francesa.

    A evolução da gastronomia em França foi paralela ao desenvolvimento das populações ao longo dos séculos, sendo que a regionalidade é um dos elementos mais marcantes. No noroeste a manteiga e as natas são indispensáveis na cozinha tal como no sul a preferência vai para o azeite e os legumes. A diversidade climática do país e o que isso implica na produção de alimentos moldou de forma substancial o tipo de especialidades gastronómicas que foram surgindo em cada região.

    bandeira-françaAntes de nomear sequer qualquer prato em concreto, de referir que o queijo é transversal e um elemento essencial na alimentação dos franceses. Se o croissant, o crème brulée, o petit gâteau e os crepes são ícones de França, existem muitas mais propostas, algumas clássicas e regionais e outras mais “nouvelle”; por exemplo a sopa de cebola gratinada, as tartes tatin (doces e salgadas), o frango com mostarda, o cordon bleu, o coq au vin, as quiches, o magret de pato, as batatas dauphinoise, a salada niçoise, os mexilhões à marinières, os soufflés e o bife bourguignon, entre muitas outras especialidades.

    Apenas no plano da doçaria, onde a França é pródiga, destaque para os macarons, os vários clafoutis de fruta, os profiteroles e a tarte de maçã, entre outras. Nas bebidas, o vinho é o mais famoso, visto tratar-se de um dos principias países produtores no mundo.   


    Ratatouille de legumes

    À Volta do Mundo – França Ver receita


    Magret de pato com molho de laranja

    À Volta do Mundo – França Ver receita


    Crème brulée

    À Volta do Mundo – França Ver receita