À Volta do Mundo – Líbano

    À Volta do Mundo – Líbano

    Líbano (Custom)Como é característico do Médio Oriente, a gastronomia libanesa está repleta de sabores a temperos e especiarias como o sésamo, o açafrão, a canela, o cardamomo, a erva-doce, a noz-moscada, a pimenta e várias misturas típicas e tradicionais com nomes tão exóticos como tahin (pasta de sésamo), snoobar (feito à base de pinhões) e zaáhtar (mistura que inclui tomilho, orégãos e sésamo torrado, entre outros).

    A utilização de frutos secos é também uma constante na cozinha deste país (nozes, amêndoas, pistachos, etc.), tal como os cereais e as leguminosas como as lentilhas e o grão. Para dar ainda mais perfume a uma culinária intensa, usam-se ingredientes ainda mais orientais como é o caso do almíscar (resina vegetal para aromatizar alguns doces), da água de rosas e da água de flor de laranjeira. Coalhada e iogurte também são frequentes em molhos para acompanhar.

    A culinária do Líbano reúne assim tradições mediterrânicas, europeias e também orientais. Carnes, peixes, frutas e legumes fazem parte do cardápio, sempre bem conjugados com os temperos e em receitas variadas e coloridas. Entre elas, o sayadiah (peixe com arroz e pistachos), as beringelas com carne, o lahmé mechaoui (carne assada) e o frango com grão e sésamo.

    bandeira-líbanoNas sobremesas, destaque para o atayef (espécie de panquecas com diferentes recheios), o karabije (um tipo de biscoito com pitachos) e o bolo libanês de especiarias que aqui apresentamos.

    Para acompanhar, serve-se o arak, a bebida alcoólica nacional com sabor de anis que costuma ser dissolvido num pouco de água. 


    Beringelas com carne picada

    Beringelas no Forno-receitas-teleculinaria-TC-3 (Custom)Ver receita


    Frango com grão e sésamo

    Frango com Grao-receitas-teleculinaria-TC-4 (Custom)

    Ver receita


    Bolo libanês

    Bolo Libanes-receitas-teleculinaria-TC-7 (Custom)Ver receita