À Volta do Mundo – México

    À Volta do Mundo – México

    Culinária do México

    Variada, colorida, rica e condimentada, são estes os principais adjectivos que caracterizam a comida mexicana. Historicamente, antes da chegada dos europeus, isto é, quando o povo azteca habitava a região, a alimentação era feita à base de produtos feitos com farinha de milho, feijão, pimento, tomate e outros legumes nativos.Mexico_City_Zocalo_Cathedral

    Os espanhóis é que introduziram praticamente tudo o resto, desde a carne (vaca, porco, galinha e cabra) até especiarias como a salsa e os orégãos, o que despertou o início de uma nova era na culinária desta região e a criação de fundamentos culinários que viriam a estar na origem da gastronomia mexicana tal como hoje é conhecida.

    Em troca os aztecas deram a conhecer ao mundo o milho e também o cacau que se utiliza na produção de chocolate, mas o que receberam permitiu evoluir a cozinha para a “explosão” de variedade que caracteriza o menu deste país e que inclui especialidades tão características como enchiladas, burritos, chilaquiles, fajitas, nachos, guacamole, nopales, tacos, entre muitos outros que a indústria da restauração ajudou a divulgar um pouco por todo o mundo, a começar pelo Sul dos Estados Unidos, zona com a qual o México partilha muitos sabores. Pode assim dizer-se que a culinária mexicana reúne bases tradicionais indígenas (veja-se o milho, o feijão e o chocolate que entram em muitas receitas) com influências espanholas, sendo que a criatividade ao longo dos anos tem tido um peso enorme no surgimento de muitos pratos.

    Em termos regionais existem especificidades consoante a incidência da população indígena e do nível de influência espanhola, sendo que no norte existe uma forte produção de gado bovino e, por conseguinte, existem muitos pratos de carne, enquanto que o sul é conhecido pelos pratos condimentados com muitos vegetais.

    Culinária variada e colorida

    Uma culinária variada, colorida, rica e condimentada é o que o México tem para nos oferecer. A gastronomia deste país surge da junção de tradições alimentares indígenas com influências espanholas, sendo que a criatividade ao longo dos anos tem tido um peso enorme no surgimento de muitos pratos. 


     

    Filetes de pescada picantes com guacamole

    Filetes de pescada picantes com guacamole (11)Ver receita


    Enchiladas de frango

    Enchilas de frango (1)Ver receita


    Arroz doce com leite de coco e calda de passas

    Arroz doce com leite de coco (10)Ver receita