À Volta do Mundo – Paraguai

    À Volta do Mundo – Paraguai

    Paraguai (Custom)Bem no coração da América do Sul, casando fronteiras com três países, fica o Paraguai. Um país de contrastes, culturas e linguagens muito próprias.

    Com uma tradição guarani que se reflecte no quotidiano das populações, é o espanhol a língua oficial. E foram também as raízes deste país colonizador que definiram um pouco a sua gastronomia. Muitas são as marcas deixadas pelos espanhóis, assim como pelas missões jesuítas; deles ficou o catolicismo e os belos edifícios arquitectónicos.

    A sua gastronomia assenta predominantemente na carne de bovino e caprina. Mas os vegetais, nomeadamente a mandioca, o milho, o choclo (milho tenro), a batata, a abóbora e a chipa (feita com farinha de milho), ajuda a equilibrar a alimentação deste povo.

    Bandeira_ParaguaiAlgumas das comidas mais conhecidas são a sopa paraguaia, o bolo salgado feito à base de milho, a parilha, o assado, o chicarrón (feito com tiras de carnes entrelaçadas, fervidas e fritas), o pastel mandió (empanadas feitas com puré de mandioca, farinha de milho e recheado com carne) e o vori vori (prato de carne de vaca com bolinhas à base de sêmola de milho). Nos doces, podemos destacar o quivevé (polenta feita com farinha de milho), a Chipa (bolinho assado de polvilho com manteiga e queijo) ou as especialidades simples feitas como citrinos como doce de laranja com leite-creme. O tereré é uma infusão de ervas bastante apreciada que pode ser tomada com ou sem açúcar ou ainda batida com sumo de laranja.  


    Tortilhas de mandioca

    Tortilhas de MandiocaVer receita


    Vori Vori

    Vori Vori TC_005 (Custom)Ver receita


    Doce de laranja paraguaio

    Doce de Laranja Paraguaio TC_004 (Custom)Ver receita