Betacaroteno e licopeno para um bronze perfeito

    Betacaroteno e licopeno para um bronze perfeito

    O impacto da vitamina A

    O betacaroteno é encontrado nos alimentos de cor amarela e alaranjada: cenoura, batata-doce, papaia, mamão, manga, pêssego, e em menor quantidade em vegetais folhosos verdes escuros como couve, brócolos, espinafres, rúcula e agrião. O licopeno está presente em alimentos de cor vermelha como tomate, melancia e morango.

    O betacaroteno e o licopeno são carotenóides, ou seja, substâncias que se transformam em vitamina A depois de passarem por reacções químicas no organismo. Actuam como reflectores dos raios UVA e UVB e são antioxidantes, contribuindo para o combate dos radicais livres, do envelhecimento precoce e do cancro de pele.

    > Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a conteúdos de nutrição e bem-estar.

    Fruits seamless

    A vitamina A estimula a produção de melanina que é a responsável pela coloração da pele, e funciona como filtro solar. As pessoas mais morenas possuem maior quantidade de melanina. Desta forma, quando os raios atingem o corpo, o ADN celular é estimulado e, dessa forma, induz-se a produção de mais melanina e, consequentemente, uma pele com mais bronze. Ao invés das pessoas de pele mais clara que têm pouca melanina não têm o filtro solar natural. Quando os raios atingem o núcleo da célula, ela é lesionada e, consequentemente, fica com efeito vermelho.

    A exposição prolongada ao sol traduz-se na perda gradual da elasticidade da pele. Isto porque os raios ultravioleta produzem radicais livres que atacam e destroem as células, lípidos e proteínas tais como o colagénio e a elastina, muito importantes para a elasticidade da pele. Os carotenóides protegem contra estes compostos potencialmente perigosos e reduzem o seu impacto destrutivo.

    Texto: Mónica Santo

    > Veja também como ter uma pele saudável.

    > Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui.