Clique nas setas

1. Pudim flan tradicional

Todos tivemos uma infância diferente, mas algumas destas receitas podem ser algo que todos tenham em comum 🙂 O que é que comia mais quando era criança? Alguma receita especial? Partilhe connosco! Nós vamos partilhar consigo as nossas sugestões: salsichas frescas em lombardo; pudim flan tradicional; carapaus de escabeche; arroz doce cremoso; jaquinzinhos fritos com arroz de tomate; leite creme à portuguesa;  farófias tradicionais;  bifes de vaca à portuguesa; frango frito à portuguesa;  açorda de bacalhau

Comecemos pelo pudin flan. 

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve uma frigideira antiaderente ao lume com 150 g do açúcar até obter caramelo. Caramelize uma forma.

2. Deite o leite num tacho, junte 150 g do restante açúcar e raspa de limão a gosto, mexa, leve ao lume e deixe aquecer. Misture o resto açúcar com a farinha maisena, adicione os ovos e mexa bem. Junte a mistura do leite, em fio, mexendo até ficar homogéneo.

3. Verta o preparado anterior para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, em banho-maria, durante 45 minutos. Espete um palito para verificar, retire o pudim do forno, deixe-o arrefecer no banho-maria, depois desenforme-o e sirva-o cortado em fatias e decorado a gosto.

2. Carapaus de Escabeche

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje os carapaus, retirando a cabeça e tempere com sal e pimenta. Deixe marinar durante 15 minutos. Decorrido esse tempo, passe por farinha e leve a fritar de ambos os lados. Escorra em papel absorvente e reserve.

2. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho. Corte as cebolas em meias luas e pique os dentes de alho. Corte o pimento ao meio, retire o caroço e as pevides. Corte depois em tiras finas.

3. Numa frigideira aqueça o azeite. Junte a cebola e os dentes de alho. Deixe refogar até que a cebola fique transparente. Junte depois o pimento e tempere com sal e grãos de pimenta.

4. Regue por fim com o vinagre e retire do lume. Coloque por cima dos carapaus e polvilhe com salsa.

3. Arroz doce cremoso

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este arroz doce, deite a água para um tacho, junte a manteiga, a pitada de sal, a casca de limão e o pau de canela, leve ao lume e deixe começar a ferver. Junte o arroz e deixe cozer, mexendo de vez em quando, até que fique quase sem água.

2. Num tacho à parte, aqueça o leite. Vá depois adicionando o leite ao tacho do arroz, aos poucos e mexendo de vez em quando, e deixe cozer o arroz até ficar macio e bem cremoso. Junte depois o açúcar, mexa e deixe ferver mais 5 minutos.

3. Numa tigela, bata as gemas, adicione um pouco do arroz do tacho, mexendo até ficar morno. Adicione depois ao tacho mexendo sempre, retire do lume, rejeite a casca de limão e o pau de canela, verta para uma tigela e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com canela.

4. Jaquinzinhos fritos com arroz de tomate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 45 minutos + tempo de repousar
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Tempere os jaquinzinhos com sal, pimenta e sumo de limão e deixe repousar durante 20 minutos.

2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Limpe o pimento de sementes de peles brancas e aloure num tacho com o azeite. Junte o pimento e deixe saltear mais um pouco.

3. De seguida, regue com 1 L de água, adicione a polpa de tomate e rectifique os temperos de sal e pimenta. Quando começar a ferver, junte o arroz e deixe cozinhar durante 18 minutos, mexendo de vez em quando.

4. Passe os carapaus por farinha e frite-os de ambos os lados. Retire, escorra sobre papel absorvente e sirva com o arroz salpicado com coentros.

5. Leite creme à portuguesa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume o leite com o pau de canela e a casca de limão e deixe ferver. Retire do lume e reserve.

2. Numa tigela, bata o açúcar com a farinha maisena, junte as gemas e bata novamente. Adicione depois o leite em fio, mexendo sempre muito bem. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e rejeite o pau de canela e a casca de limão.

3. Distribua o creme por taças e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com um pouco de açúcar em pó e queime com um ferro próprio para o efeito.

6. Salsichas frescas em lombardo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com água temperada com sal. Arranje as folhas de couve e escalde-as na água quente. Retire depois do tacho, coloque-as em água fria, escorra e reserve.

2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Coloque-os num tacho, regue com o azeite e junte o caldo de carne. Leve ao lume e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até ficar douradinho. Adicione a folha de louro, o ramo de salsa e o tomate, tempere com sal e piripiri e deixe refogar mais um pouco até ficar macio. Depois retire do lume, rejeite a folha de louro e triture muito bem.

3. Disponha uma salsicha em cada folha de couve e dobre as laterais. Enrole e coloque no tacho.

4. Regue com um pouco de água até que fique com caldo, tape e deixe cozinhar durante 35 minutos. Depois retire do lume e sirva decorado a gosto. No emprego, acompanhe com puré de batata.

7. Farófias Tradicionais

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 35 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de farófias, leve ao lume um tacho largo com o leite, 125 g de açúcar em pó e a casquinha de limão, deixe começar a ferver e reduza o lume para o mínimo.

2. Bata as claras em castelo bem firme, junte os restantes 50 g de açúcar e bata mais um pouco. Deite colheradas de claras no tacho, poucas de cada vez, e deixe-as cozer cerca de 5 minutos, virando-as a meio. Retire as farófias, escorra-as e coloque-as numa tigela.

3. Deixe arrefecer um pouco o leite. Misture a farinha maisena com as gemas, junte ao tacho com o leite, leve ao lume e deixe cozinhar, mexendo sempre, até engrossar. Regue as farófias, polvilhe com canela em pó e sirva.

8. Frango frito 

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos + tempo de marinar
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o frango, corte-o em pedaços e coloque-os numa tigela larga.

2. Descasque, lave e pique os dentes de alho fi namente. Tempere o frango com o alho, o vinho branco, o sumo de limão, sal e piripíri. Envolva bem e deixe marinar durante 30 minutos.

3. Depois retire o frango da marinada, escorra-o bem e passe-o pela farinha. Leve-o a fritar em óleo abundante e bem quente de ambos os lados. Retire, deixe escorrer sobre papel absorvente e sirva a gosto.

9. Bifes de vaca à portuguesa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as batatas, corte-as em rodelas e frite-as em óleo. Entretanto, arranje os bifes e tempere-os com sal e pimenta. Descasque, lave e pique os dentes de alho.

2. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e a manteiga, deixe aquecer, junte as fatias de presunto, deixe-as fritar um pouco de ambos os lados, retire-as e reserve-as. Junte os alhos, a folha de louro e os bifes à mesma frigideira e deixe fritar os bifes de ambos os lados a gosto.

3. Adicione então o vinho branco, deixe ferver até evaporar, retire do lume e sirva com as fatias de presunto e acompanhado com as batatas fritas escorridas. Decore a gosto, por exemplo com azeitonas e salsa picada.

10. Açorda de Bacalhau

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite a água numa tigela que possa ir ao microondas, junte o caldo de marisco e leve ao microondas a 900 watts durante 6 minutos ou até a água começar a ferver. Depois junte o bacalhau e ligue mais 5 minutos na mesma potência. Retire do microondas, reserve a água, deixe amornar o bacalhau, depois rejeite-lhe as peles e as espinhas e desfie-o.

2. Retire a côdea ao pão, corte o miolo em pedaços, deite-os na tigela com a água de cozer o bacalhau e deixe ensopar bem. Descasque e lave os dentes de alho, deite-os para um recipiente que possa ir ao microondas, adicione o azeite e ligue 3 minutos a 900 watts.

3. Retire, junte o pão, o bacalhau desfiado e um pouco de coentros picados, envolva e leve novamente ao microondas na mesma potência durante 1 minuto, mexendo de vez em quando. Retire, rectifique os temperos, adicione as gemas e mexa bem na hora de servir.

 

11. Comentários