Início Blog Agenda & Notícias 7 sobremesas com ananás e coco

    7 sobremesas com ananás e coco

    Clique nas setas

    1Pudim de coco com doce de ananás

    Nós adoramos receitas com sabor a ananás e coco. Têm um sabor especial 🙂 Vejam as nossas sugestões: Pudim de coco com doce de ananás; Bolo cremoso de ananás em camada; Bolo de coco e ananás caramelizado; Panacota de pina colada; Quadrados de ananás e coco; Gelado de coco e ananás; Bolo Pina Colada.

    Veja aqui o video.

    2Bolo cremoso de ananás em camada

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 50 minutos + tempo de frio
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Numa tigela, misture o leite condensado com as gemas e a farinha maisena e adicione depois o leite morno, em fio e mexendo sempre. Deite para um tacho, junte a essência de baunilha e leve ao lume, mexendo continuamente até ferver e ficar um creme.

    2. Escorra o ananás, reserve a calda e corte o ananás em pedacinhos. Num tabuleiro de louça ou pirex fundo, disponha camadas alternadas de biscoitos de champanhe passados pela calda do ananás, creme, pedacinhos de ananás e coco ralado, sendo que a última camada deve ser de ananás.

    3. Polvilhe com o resto do coco ralado e leve ao frio até ficar bem fresco. Sirva decorado a gosto.

    3Bolo de coco e ananás caramelizado

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 1 hora
    Doses: 12 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda sem buraco com manteiga e polvilhe-a com o açúcar. Abra a lata de ananás, escorra bem as rodelas e forre o fundo da forma.

    2. Deite os ovos numa tigela, junte o açúcar e bata bem. Adicione a margarina e bata com a batedeira. Junte o leite de coco, a farinha peneirada e o fermento, envolva muito bem e verta dentro a forma. Leve ao forno durante 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito, depois retire, desenforme e decore a gosto.

    4Panacota de pina colada

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 25 minutos + tempo de frio
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Pincele com óleo formas médias ou moldes. Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria.

    2. Leve um tacho ao lume com as natas, o leite de coco e o açúcar, mexendo até começar a ferver e dissolver o açúcar e retire do lume. Junte as folhas de gelatina escorridas e mexa até dissolver bem. Divida pelas formas ou moldes, deixe arrefecer e leve ao frigorífico até solidificar. Passe depois as formas ou as bases dos moldes em água quente e desenforme as panacotas.

    3. Descasque e corte o ananás em cubos e espalhe-os sobre as panacotas. Regue com umas gotas de rum, decore com as folhas de hortelã e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com coco ralado.

    5Quadrados de ananás e coco

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 1 hora
    Doses: 12 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Ligue o forno a 180°C, unte um tabuleiro rectangular com margarina e polvilhe-o com farinha. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar e as gemas até obter uma mistura cremosa.

    2. Triture as rodelas de ananás numa picadora ou liquidificador, deite numa tigela, junte 1 dl da própria calda e o licor de coco, misture bem, adicione à tigela com o preparado da manteiga e bata mais um pouco. Junte então a farinha, o fermento e o coco ralado e bata novamente.

    3. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior. Verta para o tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire e deixe arrefecer.

    4. Misture o leite com o açúcar em pó e umas gotas de sumo de limão, verta sobre o bolo, deixe secar, corte em cubos e sirva decorados a gosto ou como vê na foto.

    6Gelado de coco e ananás

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 35 minutos + tempo de frio
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Descasque o ananás, retire-lhe a parte dura do meio, corte-o em pedaços, deite-os para uma picadora e ligue até ficar bem triturado.

    2. Deite o ananás para um tacho, junte o açúcar, misture, leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos, mexendo sempre. Retire do lume, adicione o leite condensado, o leite, o leite de coco e o coco ralado e misture muito bem.

    3. Verta o preparado anterior para um tabuleiro e leve ao congelador, mexendo de 10 em 10 minutos com um garfo, até solidificar. Retire do congelador, deite para taças e sirva decorado a gosto, por exemplo com frutos secos e mais coco ralado.

    7Bolo Pina Colada

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 50 minutos
    Doses: 7 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Unte uma forma de buraco com margarina e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180 graus.

    2. Reduza as fatias de ananás a puré. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme liso. Adicione os ovos, um a um, batendo sempre, junte o leite evaporado, a farinha, o fermento e bata bem. Adicione então o coco ralado e o puré de ananás e misture bem.

    3. Deite a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante 35 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme, deixe arrefecer totalmente e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó.