Molho Bechamel – Como se prepara

    Molho Bechamel – Como se prepara

    Molho base, indispensável em culinária, tem múltiplas aplicações e derivados, sendo óptimo auxiliar na cozinha económica; além disso, devido aos ingredientes que o compõem é muito nutritivo. Com este delicioso preparado pode “inventar” saborosos aproveitamentos e pratos pessoais.

    bechamel sauce in a pan and milk on the table. horizontal top view close-up

    INGREDIENTES: 50 g de margarina; 60 g de farinha de trigo; 5 ou 6 dl de leite (conforme queira o molho mais ou menos espesso); sal, pimenta e noz-moscada q.b.; 1 gema de ovo (facultativa).

    É tão fácil de preparar:

    Faça ferver o leite. Noutro recipiente, aqueça a margarina, junte-lhe a farinha e mexa muito bem com colher de pau, deixando cozer em lume brando cerca de 1 ou 2 minutos, junte depois o leite em fio, mexendo sempre muito bem para não granular.

    Depois de juntar o leite todo, deixe ferver 2 minutos mexendo sempre. Retire do lume e tempere com os condimentos indicados.

    Se o molho se destinar a ser utilizado com peixes, pode temperá-lo com umas gotas de limão.

    Ao sair do lume pode juntar-lhe a gema de ovo e mexer imediatamente muito bem, não devendo voltar a ferver. Este molho tem inúmeras aplicações quer para carnes, quer para peixes. Pode ser guardado no frigorífico coberto com papel vegetal untado com manteiga.

    Receita ideal para doces, carnes ou peixes. Veja aqui algumas receitas onde pode começar a utilizar o seu bechamel caseiro.

    Bolo bechamel

    Picadinho de peru com bechamel de ervas

    Delícia de peixe com bechamel