Nutrição para uma pele saudável

    Nutrição para uma pele saudável

    Como proteger a sua pele.

    O envelhecimento de pele inclui factores intrínsecos (como a genética e factores hormonais) e extrínsecos (que incluem fotoenvelhecimento, nutrição e tabagismo).

    Pele saudável

    A nutrição tem impacto positivo sobre o atraso do envelhecimento cutâneo. De entre os nutrientes que apresentam a capacidade de minimizar esse processo natural, destacam-se as vitaminas lipossolúveis (A, D, E) e hidrossolúveis (C); e os minerais selénio, magnésio e zinco. Sabe-se que existe uma correlação entre os efeitos acumulativos do aumento de radicais livres durante toda a vida e o envelhecimento, portanto, carências nutricionais podem acelerar o processo fisiológico do envelhecimento cutâneo.

    > Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a conteúdos de nutrição e bem-estar.

    Vitamina A: Auxilia na síntese de novos tecidos. Fontes: fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados.

    Betacaroteno: Funções semelhantes à vitamina A. Fontes: abóbora, agrião, batata-doce, brócolos, cenoura, damasco, melão e meloa.

    Vitamina C: Protege a pele da acção dos raios ultravioletas; preserva a estrutura dos fibroblastos e do colagénio. Fontes: abacaxi, laranja, limão, morango, kiwi, salsa, pimento, tomate.

    Vitamina E: Protege a membrana celular e potencializa a acção da vitamina C; reduz cicatrizes. Fontes: cereais integrais, gérmen de trigo, óleos vegetais.

    Magnésio: Potencia a troca de substâncias entre as células; actua na formação de tecidos; participa no trabalho muscular. Fontes: nozes, amêndoas, avelãs, leguminosas.

    Selénio: Protege as células dos radicais livres; evita a flacidez tecidual e o envelhecimento da pele causado pelo sol. Fontes: grãos integrais, peixes, castanha do Brasil.

    Zinco: Activa a acção das enzimas que combatem os radicais livres; estimula o sistema imunológico; favorece a renovação celular. Fontes: carnes vermelhas, algas e ostras.

    > Veja mais informação sobre a alimentação que ajuda a sua pele.

    > Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui.