Receitas com História – Nelson Mandela

    Receitas com História – Nelson Mandela

     

    Sabores de África

    Sem querer, escreveu o seu nome na História da Humanidade. O seu altruísmo, a sua luta pela liberdade e pela paz, o sacrifício que fez durante 27 anos sem liberdade, fizeram dele um homem que ninguém irá esquecer. Nelson Mandela era um homem simples, com um coração nobre. nelsonmandelaFoi Presidente da República da África do Sul e, três anos depois, ganhou o Prémio Nobel da Paz. Conheceu líderes mundiais e celebridades, viajou pelo mundo inteiro, mas nunca esqueceu as suas raízes, nem tão pouco alterou o comportamento, por ser uma figura de renome internacional.

    Na biografia “Fome de Liberdade: A História da Comida na Vida de Nelson Mandela”, conta-se a história de Mandela, da sua família e dos seus companheiros na luta pela liberdade e das refeições que compartilhavam. As Samosas, um salgadinho tipo chamuça, era um dos petiscos que o advogado de Mandela contrabandeava para lhe entregar na prisão. A sua primeira refeição depois de ter sido libertado foi Curry de Frango com Sorvete de Passas e Rum. Mas Bobotie, uma espécie de tabuleiro de carne picada, era o seu prato preferido. Nos doces, Nelson Mandela gostava muito de Koeksisters, um doce trabalhoso que se costuma confeccionar para momentos especiais, e de sobremesas com amendoim.

    Bobotie

    1 hora e 10 minutos

    Fácil

    Económico

    4 PESSOAS

    INGREDIENTES:

    800 g de carne de vaca picadaBobotie CHPS-4 (Medium)

    100 g de passas

    50 g de amêndoa palitada ou granulada

    2 fatias de pão

    2 cebolas

    1 dente de alho

    2 ovos

    2 dl de leite

    2 colheres (sopa) de azeite

    1 colher (sopa) de vinagre

    1 colher (sopa) de caril em pó

    4 folhas de louro

    Sal e pimenta q.b.

    PREPARAÇÃO

    Descasque e pique as cebolas e o dente de alho, deite-os para um tacho, junte o azeite, leve ao lume brando e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Deite numa tigela.

    Demolhe as fatias de pão no leite, depois esprema-o, desfaça-o e junte-o à tigela. Adicione a carne picada, as passas, a amêndoa, o caril, 1 ovo e o vinagre, tempere com sal a pimenta e misture bem. Coloque as folhas de louro no fundo de um tabuleiro de louça ou pirex, espalhe por cima a mistura da carne e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC durante cerca de 25 minutos.

    Misture o restante ovo com 4 colheres (sopa) do leite que sobrou de demolhar o pão, regue por cima do tabuleiro e leve novamente ao forno mais 25 minutos. Retire e sirva acompanhado com salada ou outra guarnição.

     

    Torta de amendoim

    50 minutos

    Fácil

    Económico

    6 PESSOASTorta de amendoim CHPS-10 (Medium)

    INGREDIENTES:

    150 g de açúcar

    110 g de farinha

    8 ovos

    2 colheres sopa) de manteiga de amendoim

    1 colher (chá) de fermento em pó

    Margarina para untar

    Papel vegetal

     

    PARA O CREME:

    100 g de miolo de amendoim picado

    6 colheres (sopa) de manteiga de amendoim

    1 dl de natas

    PREPARAÇÃO

    Faça o creme: deite a manteiga de amendoim e as natas num tacho, leve ao lume e mexa até ficar homogéneo. Junte os amendoins picados, envolva, retire do lume e reserve.

    Numa tigela, misture a farinha, o fermento e a manteiga de amendoim. Noutra tigela, bata bem as gemas com o açúcar até ficar uma mistura volumosa e esbranquiçada e adicione a mistura da farinha, aos poucos e batendo sempre. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as na mistura.

    Forre um tabuleiro com papel vegetal, unte com margarina, verta-lhe o preparado anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 8 minutos ou até ficar cozido. Retire do forno, desenforme sobre um pano de cozinha, barre com um pouco do creme e enrole com a ajuda do pano. Depois corte em rodelas e sirva regadas com o restante creme e decoradas com mais amendoins picados.

    Sugere quem sabe:

    Adicione um pouco de açúcar em pó ao creme depois de retirar do lume e mexa bem.