Receitas com História – Nostradamus

    Receitas com História – Nostradamus

     

    A “Alquimia” do açúcarNostradamus

    Físico, astrólogo, farmacêutico, estudioso, apaixonado pelos mistérios da alquimia, Michel de Nostradamus nasceu na Provence no início do século XVI, porém, ainda hoje se fala nele.

    Cedo desenvolveu diversas aptidões, já que a sua curiosidade e engenho eram imensas. Na ciência farmacêutica, entre poções medicinais e experiências, desenvolveu curiosidade pela culinária em particular pela confecção de geleias e conservas. A conservação das frutas e as cores que conseguia criar com as mesmas fascinavam-no. Assim, antes de iniciar a escrita das suas mundialmente famosas profecias, Nostradamus por altura de 1555, publicou o “Trate dês Fardements et Confitures”, ou seja uma espécie de um manual de cosmética e conservas, onde se lêem fórmulas de vários cremes e conservas de frutas que continham propriedades terapêuticas e sabores divinais. Um dos doces do seu receituário, geleia de cerejas, foi descrito como tendo um sabor excelente, um brilho vermelho e transparência clara, como se de um fino rubi se tratasse. Uma mantida e preservada por muito tempo, “digna de ser oferecida a um rei”, assim afirmou Nostradamus, depois de a provar. As suas receitas foram um sucesso e tiveram diversas reedições, mas sempre com títulos diferentes.

    Como em tudo o que fez, revelou-se um exímio gastrónomo. Os seus métodos de conservação dos frutos e alguns segredos culinários foram importantíssimos. A introdução do açúcar na gastronomia veio revolucionar a culinária da época, já que era um elemento pouco conhecido, caro e raro, que só as classes sociais mais nobres tinham acesso. Além disso, poucos sabiam como o utilizar, e aqui, Nostradamus teve um papel preponderante, nomeadamente na preparação de massas e pastas de açúcar com amêndoa, um dos seus ingredientes favoritos.

     Lombinhos de porco em massa de pão, castanhas, batatinha e puré de maçã (5)

    Lombinhos de porco em massa de pão

    5 PESSOAS

    Ingredientes:

    2 lombinhos de porco

    1 kg de batatas

    300 g de castanhas congeladas

    2 dentes de alho

    2 dl de vinho branco

    1,5 dl de azeite

    1 colher (sopa) de manteiga

    1 colher (sopa) de massa de pimentão

    2 folhas de louro

    Alecrim q.b.

    Sal e pimenta q.b.

    PARA A MASSA:Lombinhos de porco em massa de pão, castanhas, batatinha e puré de maçã (3)

    250 g de farinha

    1 gema

    Água morna q.b.

    Sal q.b.

    PARA O PURÉ DE MAÇÃ:

    4 maçãs reinetas

    70 g de manteiga

    Sumo de 1 laranja

    Açúcar q.b.

    Tempere os lombinhos com a massa de pimentão, sal e pimenta. Leve uma frigideira ao lume com metade do azeite, adicione a carne, deixe corar de ambos os lados e coloque num tabuleiro de louça ou pirex. Salteie as castanhas numa frigideira à parte com o restante azeite e a manteiga, tempere com sal e junte ao tabuleiro.

    Descasque as batatas, corte-as ao meio ou em gomos e adicione também ao tabuleiro. Regue a carne com o vinho branco, polvilhe com os dentes de alho picados, junte as folhas de louro e alecrim

    Faça a massa: misture a farinha com uma pitada de sal e a gema e amasse, acrescentando água morna aos poucos até ficar uma massa moldável. Estenda com o rolo e coloque sobre o tabuleiro, como vê na foto. Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante cerca de 1 hora.

    Entretanto, faça o puré de maçã: leve uma frigideira ao lume com a manteiga, junte as maçãs reinetas descascadas, sem sementes e cortadas em gomos e deixar cozinhar até ficarem macias. Polvilhe com um pouco de açúcar, junte o sumo de laranja, mexa, deixe cozinhar mais um pouco e depois reduza a puré. Sirva a acompanhar a carne.

    Bolinhas Cremosas de Amendoa TC_004

    Bolinhos de amêndoa

    8 PESSOAS

    Ingredientes:

    500 g de massa de amêndoa de compra

    500 g de açúcar

    250 g de amêndoa moída

    70 g de amêndoas inteiras torradas

    20 gemas

    2 dl de água

    Farinha maisena para polvilhar

    Estenda a massa de amêndoa com o rolo, polvilhando com um pouco de farinha maisena, sem deixar que fique demasiado fina para não rasgar. Depois corte-a em círculos com um corta massas.Bolinhas Cremosas de Amendoa TC_003

    Leve um tacho ao lume com a água e o açúcar, deixe ferver durante 6 minutos e retire do lume. Junte a amêndoa moída, misture e leve novamente ao lume, mexendo sempre durante mais 4 minutos. Retire do lume, adicione as gemas batidas, envolva bem e volte a levar ao lume, mexendo continuamente até engrossar. Retire e deixe arrefecer.

    Coloque um círculo de massa na mão, disponha-lhe um pouco da mistura anterior no centro, junte uma amêndoa inteira torrada e feche cuidadosamente formando um bolinho redondo. Repita a operação com o resto dos ingredientes e sirva decorados a gosto.