Clique nas setas

1. Frango no forno com limão

Frango no forno com Limao e Cerveja

Com o tempo a arrefecer, a melhor maneira de aquecer a casa é com um assado no forno 🙂 O que lhe parece? Veja as nossas sugestões: Frango no forno com limão; Peixe assado no forno; Assado de peru em crosta de batata; Peixe-espada assado no forno; Frango assado com pesto; Leitão assado; Cabrito assado à ribatejana; Lombo de porco assado com amêijoas; Bacalhau assado com batatas a murro; Lombo de porco com castanhas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de frango, aqueça o forno a 170° C. Descasque os dentes de alho e coloque-os na picadora, bem como o azeite, o pimentão-doce, o piripiri e a cerveja. Ligue para triturar bem.

2. Coloque o frango num tabuleiro, barre-o com o preparado anterior, tempere-o com sal e pimenta e regue com o sumo dos limões.

3. Espalhe por cima a margarina cortada em cubos e leve ao forno durante 25 minutos ou até o frango ficar bem assado e tostadinho, virando-o de vez em quando. Sirva decorado a gosto, por exemplo com gomos de limão.

 

2. Peixe assado no forno

peixe assado no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de marinar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o peixe, coloque-o num tabuleiro e tempere-o com os dentes de alho picados, sumo de limão, a paprica, o vinho branco, a folha de louro, o ramo de salsa, sal e pimenta. Deixe marinar durante 30 minutos.

2. Lave as batatas, leve-as a cozer com a pele em água temperada de sal durante 25 minutos, depois escorra-as, deixe-as amornar e retire-lhes as peles. Descasque e lave as cebolas e corte-as em meias luas.

3. Leve uma frigideira ao lume com azeite, deixe aquecer, adicione depois a cebola e deixe cozinhar até ficar macia. Junte os pedaços de tomate, mexa, deixe cozinhar mais 2 minutos e deite por cima do peixe. Adicione as batatas, envolva e leve ao forno, regando de vez em quando com o próprio molho, durante cerca de 40 minutos ou até que tudo fique assado. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

3. Assado de peru em crosta de batata

Assado de peru em crosta de batata

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a carne de peru picada e mexa bem até ficar solta. Descasque a cebola, os dentes de alho e as cenouras, pique a cebola e os alhos, junte ao tacho e mexa. Adicione depois as cenouras cortadas em rodelas e o tomilho e misture.

2. Junte o tomate pelado picado com o molho, a mostarda e o molho inglês, polvilhe com a farinha, adicione de seguida o caldo de galinha a ferver, mexa bem, tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos. Junte então as ervilhas, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais 10 minutos, mexendo de vez em quando.

3. Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos, lave-os, deixe-os escorrer, frite-os em óleo mas sem deixar que fiquem com cor e escorra muito bem. Deite a mistura do peru num tabuleiro de louça ou pirex, espalhe em cima as batatas fritas, polvilhe com o queijo mozzarella ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até ficar douradinho. Retire e sirva quente, se quiser polvilhado com salsa picada.

 

4. Lombo de porco com castanhas

Veja o video.

5. Peixe-espada assado no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo para marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje as postas de peixe-espada, coloque-as num tabuleiro e tempere-as com o sumo de limão, 0,5 dl do azeite, sal e pimenta. Deixe marinar durante 20 minutos.

2. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 minutos ou até que fique assado e retire do forno. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, pique-os finamente, deite para uma tigela, junte um pouco de salsa picada, o pimentão-doce, o restante azeite e o vinagre, tempere com sal e pimenta e misture muito bem.

3. Regue o peixe-espada com o preparado anterior e leve novamente ao forno durante mais 10 minutos ou até que fique bem quente. Retire do forno e sirva acompanhado com legumes cozidos, por exemplo batatas e brócolos.

6. Frango assado com pesto

Frango assado com pesto

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Comece pelo molho de pesto: disponha numa picadora ou liquidificador o azeite, as folhas de manjericão, o dente de alho e os pinhões e triture muito bem até ficar uma pasta. Adicione depois o parmesão e envolva.

2. Arranje o frango e retire o excesso de gordura. Esfregue o frango com sal grosso e barre-o com o molho de pesto. Disponha depois num tabuleiro untado com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC cerca de 1 hora. Quando faltar 20 minutos para o final do tempo, aumente a temperatura do forno para os 200ºC, verifique depois a cozedura e retire. Sirva decorado a gosto.

 

7. Leitão assado

leitão assado

Veja aqui o video.

8. Cabrito assado à ribatejana

Cabrito assado à ribatejana

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para marinar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar cabrito assado à ribatejana, aqueça o forno a 180 graus. Arranje o cabrito, corte-o em pedaços e disponha-o num tabuleiro. Descasque e lave os dentes de alho e as cebolas, pique os dentes de alho finamente e corte as cebolas em meias-luas.

2. Retire a pele ao chouriço e triture junto com o toucinho. Junte ao cabrito os enchidos, os dentes de alho, as cebolas, o tomate pelado picado, a folha de louro, o ramo de salsa, o pimentão-doce, o vinho branco, sal e piripíri. Envolva bem e deixe marinar durante 20 minutos.

3. Regue depois com o azeite e leve ao forno cerca de 45 minutos. Vá regando com o próprio molho, depois retire, decore a gosto e sirva acompanhado com batatas fritas.

 

9. Lombo de porco assado com amêijoas

Lombo de Porco Assado com Amêijoas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para marinar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque as amêijoas numa tigela com água temperada de sal até que fiquem sem a areia.

2. Descasque os alhos e pique-os finamente. Coloque o lombo num tabuleiro, tempere com os alhos, o pimentão-doce, o vinho branco, o caldo de carne desfeito, sal e piripiri. Envolva bem e deixe marinar durante 20 minutos.

3. Depois regue a carne com o azeite e junte a banha. Leve ao forno a 180°C durante 40 minutos. Vá regando a carne com o seu próprio molho, se começar a ficar muito seco, regue com um pouco de água.

4. Escorra as amêijoas e junte ao tabuleiro. Leve de novo ao forno durante mais 10 minutos até que as amêijoas abram. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

10. Bacalhau assado com batatas a murro

Bacalhau assado com batatas a murro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora + tempo para marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave as batatas com a pele, coloque-as num tabuleiro, tempere-as com 2 dentes de alho esmagados e um fio do azeite e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC até ficarem assadas.

2. Descasque a cebola e os restantes alhos, pique grosseiramente a cebola e finamente os alhos. Coloque as postas de bacalhau num pirex, tempere com pimenta, junte a cebola e o alho por cima e à volta do bacalhau, regue com o restante azeite e leve ao forno a 170ºC apenas cerca de 12 minutos.

3. Retire as batatas, pressione-as um pouco para abrirem, coloque-as à volta do bacalhau e leve novamente ao forno mais 10 minutos. Retire, rectifique os temperos e sirva.

 

Comentários