Clique nas setas

1. Bolo de iogurte e laranja

Só há uma maneira de combater o frio, e é de mantinha com uma fatia de bolo na mão! 😀 O que lhe parece? Veja as nossas sugestões: Bolo de iogurte e laranja; Bolo húmido de chocolate e noz; Bolo de laranja; Bolo de cenoura; Bolo caseiro de maçã; Bolo de limão com amoras; Bolo mármore de café; Bolo simples baunilhado; Bolo de caramelo; Bolo de frutos secos.

Comecemos pelo bolo de iogurte e laranja. Veja aqui o video.

 

2. Bolo de Caramelo

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo Cozedura: 75 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte a forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180 graus. Deite a manteiga numa tigela, leve a derreter no microondas, retire, junte o açúcar e bata cerca de 5 minutos ou até ficar uma mistura cremosa.

2. Adicione os ovos, um a um e batendo sempre, junte depois o caramelo líquido e bata novamente. Adicione as nozes e as amêndoas picadas grosseiramente e também a aguardente e bata mais um pouco. Junte então a farinha e uma pitada de sal grosso e envolva, sem bater, até ficar homogéneo.

3. Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante cerca de 50 minutos ou até ficar bem cozido. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva polvilhado com açúcar em pó e decorado a gosto.

3. Bolo húmido de chocolate e noz

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo Cozedura: 1h 10 min
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180ºC, unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Pique 200 g do chocolate, deite para uma tigela, junte a margarina e leve a derreter em banho-maria ou no microondas.

2. Retire e adicione os ovos, um a um e batendo sempre. Junte o açúcar, o fermento e a farinha e bata muito bem até fazer bolhas. Adicione o miolo de noz picado, envolva, deite na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos ou até que fique cozido. Retire, desenforme e deixe arrefecer.

3. Entretanto, ferva as natas num tacho, retire do lume, junte o restante chocolate picado e mexa bem. Barre o bolo com este creme, deixe secar e sirva decorado com mais nozes. Pode polvilhar com açúcar em pó.

4. Bolo de laranja

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo Cozedura: 50 min
Doses: 10 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Aqueça o forno a 175 graus. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha.

2. Lave as laranjas, corte 2 em quartos e retire-lhes os caroços. Coloque-as num liquidificador, junte o açúcar, os ovos, a farinha, o fermento e o óleo e triture muito bem.

3. Verta depois a massa para a forma e leve ao forno aproximadamente 40 minutos. Verifique a cozedura e retire do forno.

4. Deixe o bolo arrefecer um pouco e só depois desenforme. Sirva decorado com açúcar em pó, a restante laranja e hortelã.

5. Bolo de cenoura

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo Cozedura: 75 min
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bolo de cenoura, descasque e lave as cenouras, corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água temperada com uma pitada de sal. Escorra, triture bem e deixe escorrer muito bem.

2. Ligue o forno a 180ºC, unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata a margarina com o puré de cenoura, o adoçante e as gemas. Junte depois a farinha com o fermento, aos poucos e batendo sempre.

3. Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior. Verta para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos ou até que fique cozido. Retire, desenforme e sirva decorado a gosto ou como vê na foto.

6. Bolo caseiro de maçã

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo Cozedura: 90 min
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as maçãs, corte-as ao meio e descaroce-as. Corte-as depois em cubos pequenos e deite-os para uma taça. Junte-lhes o açúcar amarelo e a canela e misture.

2. Barre um tabuleiro com margarina e polvilhe-o com farinha. Ligue o forno a 180° C. Bata os ovos com o açúcar, adicione o óleo e o sumo da laranja e bata mais um pouco. Acrescente a farinha e o fermento e continue a bater até a massa ficar lisa.

3. Deite metade da massa no tabuleiro, espalhe por cima a mistura das maçãs e o miolo de noz e cubra com a restante massa. Leve ao forno durante 40 minutos, retire, deixe arrefecer e desenforme. Corte o bolo em quadrados e sirva.

7. Bolo de limão com amoras

Veja aqui o video.

8. Bolo mármore de café

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo Cozedura: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180ºC, unte uma forma de buraco com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata bem a margarina com o açúcar até ficar um creme fofo e volumoso. Adicione os ovos, um a um e batendo sempre muito bem e junte depois a farinha com o fermento, aos poucos e batendo continuamente.

2. Deite metade da massa anterior para outra tigela, adicione o café e misture bem. Verta as duas massas em camadas para a forma sem deixar que se misturem demasiado. Leve ao forno durante 40 minutos ou até ficar bem cozido.

3. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó.

 

9. Bolo simples baunilhado

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo Cozedura: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bolo simples, comece por untar uma forma com margarina e polvilhe com farinha. Numa tigela junte a manteiga e o açúcar e bata tudo muito bem até que fique um creme fofo e volumoso. Junte depois o iogurte, as gemas e a baunilha. Bata tudo novamente muito bem.

2. À parte bata as claras em castelo bem firme e envolva-as no preparado anterior, por fim envolva a farinha e o fermento cuidadosamente. Disponha na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 minutos.

3. Espete um palito para verificar a cozedura, retire, deixe arrefecer e sirva. Se gostar polvilhe com açúcar em pó.

 

10. Bolo de frutos secos

Grau de Dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo Cozedura: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180ºc, unte uma forma com margarina, polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata bem a margarina com o açúcar e junte depois os ovos, um a um e batendo sempre.

2. Adicione a essência de baunilha, o fermento e a farinha e bata bem até fazer bolhas. Junte então os frutos secos, envolva, verta na forma e leve ao forno durante cerca de 50 minutos ou até que fique cozido.

3. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó.

 

 

11. Comentários