Início Blog Agenda & Notícias 10 doces crocantes

    10 doces crocantes

    Clique nas setas

    1Biscoitos de coco

    Gosta de doces crocantes? São mesmo estaladiços, não há quem resista. A família vai adorar saborear estes docinhos ♥ Veja as nossas sugestões: Biscoitos de coco; Tarte areada de frutos vermelhos e crumble; Jesuítas crocantes; Tarte de nozes crocante; Crocantes de banana e chocolate; Biscoitos de Inverno; Estaladiço de pêra e frutos secos; Estaladiço brigadeiro; Bolo gelado crocante; Crumble de manga com aveia.

    Comecemos pelos biscoitos de coco. Veja aqui o video.

    2Tarte areada de frutos vermelhos e crumble

    Grau de dificuldade: Médio
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 1 hora e 20 minutos
    Doses: 8 pessoas

    Ingredientes:

    PARA A MASSA:
    PARA O CRUMBLE

    Instruções:

    Faça primeiro o recheio:

    1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Coloque os frutos vermelhos num tacho, junte o açúcar e a casca de limão e leve a lume brando, mexendo sempre, até ficar com uma consistência espessa. Adicione as folhas de gelatina escorridas e envolva até ficarem bem dissolvidas.

    Prepare a massa:

    2. Misture a manteiga com a farinha, amasse, incorpore cuidadosamente o açúcar em pó e forme uma bola. Junte depois o ovo, previamente misturado com uma pitada de sal e mexido com um garfo, e amasse bem de fora para dentro. Envolva em película aderente e reserve no frio durante algum tempo.

    Prepare o crumble:

    1. Numa tigela, misture a farinha com o açúcar e a manteiga. Amasse com as mãos até obter um granulado. Reserve.

    2. Estenda a massa com o rolo e forre uma tarteira. Recheie com o preparado de frutos vermelhos. Espalhe por cima o crumble e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 15 minutos. Retire, deixe arrefecer, decore com mais frutos vermelhos e corte em fatias.

    3Jesuítas crocantes

    Grau de dificuldade: Médio
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 35 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Polvilhe uma superfície com farinha e estique a massa, até obter uma espessura não muito grossa e formar um rectângulo. Corte em triângulos iguais com cerca de 15 cm cada um.

    2. Misture as gemas com as 200gr de açucar em pó e bata bem. Barre metade da triangulo de massa com o recheio e sobreponha outro da massa em cima do creme. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e coloque os Jesuítas.

    3. Para a cobertura, bata as claras em castelo e vá adicionando o açucar moscavado até obter um merengue forte. Barre os jesuítas com uma boa camada do merengue, e leve-os ao forno a 170º durante 20/25 minutos. Se estiverem a queimar, reduza o calor.

    4Tarte de nozes crocante

    Veja aqui o video.

    5Crocantes de banana e chocolate

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 20 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Pique grosseiramente o chocolate. Coloque num tacho as natas e o açúcar, leve ao lume e deixe ferver. Junte depois o chocolate, retire do lume e mexa bem. Reserve até ficar frio.

    2. Corte as folhas de massa filo ao meio, pincele-as e agrupe-as duas a duas. Descasque as bananas, corte-as primeiro ao meio e depois corte cada metade na vertical. Disponha um pedaço de banana em cada grupo de massa, cubra com o preparado do chocolate, pincele as laterais com azeite e enrole, conforme vê na foto.

    3. Disponha os crocantes num tabuleiro, polvilhe com açúcar em pó e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficarem douradinhos. Retire do forno, polvilhe com mais açúcar em pó e sirva.

    6Biscoitos de Inverno

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 35 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Numa tigela, misture a baunilha com o açúcar. Peneire as farinhas e misture na tigela, assim como a manteiga previamente derretida. Misture tudo muito bem e faça pequenas bolas, depois passe as bolas pela noz picada.

    2. Por fim, faça um furinho no centro e coloque um pouco de geleia. Coloque os biscoitos num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC, durante cerca de 20 minutos.

    7Estaladiço de pêra e frutos secos

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 40 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Descasque as peras, rejeite-lhes as sementes, corte-as em pedaços e saltei-os numa frigideira com o açúcar, as sultanas e a amêndoa. Retire do lume e deixe arrefecer.

    2. Abra as folhas de massa filo sobre a bancada e pincele-as com a manteiga derretida, sobrepondo-as duas a duas. Corte depois em quatro quadrados iguais e disponha 2 colheres (sopa) do preparado anterior sobre cada um.

    3. Dobre a massa em forma de “almofada”, coloque num tabuleiro, pincele com um pouco mais de manteiga por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos ou até ficarem estaladiças. Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva polvilhado com açúcar em pó.

    8Estaladiço brigadeiro

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 50 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Deite o leite condensado num tacho.

    2. Junte a manteiga ao tacho.

    3. Adicione o chocolate em pedaços e leve ao lume brando, mexendo, até ficar homogéneo. Retire do lume.

    4. Pincele as folhas de massa filo com manteiga derretida e coloque cada uma delas numa forminha, pressionando de modo a forrar o fundo e as laterais da forma. Deixe as margens da massa para fora, como vê na foto. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 5 minutos ou até que a massa fique douradinha e estaladiça.

    5. Retire, recheie com o preparado do chocolate e leve novamente ao forno a 180ºC apenas mais 4 minutos. Retire e sirva decorados a gosto e polvilhados com açúcar em pó.

    9Bolo gelado crocante

    Veja aqui o video.

    10Crumble de manga com aveia

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 60 minutos
    Doses: 5 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Lave e descasque as mangas, rejeite-lhes o caroço, corte-as em cubos e deite-os para uma tigela. Junte 50 g do açúcar, a farinha maisena e o gengibre em pó, envolva suavemente e deite num tabuleiro grande de louça ou pirex ou vários pequenos.

    2. Numa tigela, misture bem a farinha com o restante açúcar e a manteiga cortada em pedaços até ficar um género de areia grossa. Adicione depois os flocos de aveia e a água e envolva.

    3. Espalhe o preparado anterior por cima da mistura da manga e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até que fique bem douradinho. Retire do forno, deixe amornar e sirva decorado a gosto.

    4. Se gostar, pode polvilhar a manga com canela em pó.