Clique nas setas

1. Semifrio de manga

Semifrio de Manga 11 e1495548928280

Se é daqueles que adora comer fruta tropical, temos aqui 10 doces que vai adorar! 😀 Desde semifrios a mousses, veja o que pode preparar aí em casa e delicie-se 😉 Aqui estão as sugestões: Semifrio de manga; Mousse de maracujá; Doce de ananás; Toucinho de coco; Bavaroise de Ananás; Semifrio de maracujá e leite condensado; Abacaxi cremoso; Gelado de manga; Tarte de papaia; Terrina de frutos tropicais. Gostam?

Comecemos pelo semifrio de manga. 

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos + tempo de frio
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Recheio
Cobertura

Instruções:

1. Triture as bolachas até ficarem tipo pão ralado, deite para uma tigela, a gema e a margarina amolecida e misture bem até ficar tipo uma farofa. Espalhe depois no fundo de uma forma de abrir e pressione bem de modo a que a forma fique bem forrada no fundo e até meio das laterais.

2. Prepare o recheio: ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos. Depois escorra, leve a derreter em banho-maria e deixe arrefecer. Numa tigela, misture a polpa de manga com o leite condensado. Bata as natas em chantilly bem espesso. Adicione primeiro a gelatina à mistura da manga, mexa bem, junte depois o chantilly e envolva delicadamente. Verta dentro da forma e leve ao frio até solidificar.

3. Entretanto, prepare a cobertura: demolhe as folhas de gelatina em água fria e derreta-as em banho-maria ou no microondas. Deite a polpa de manga numa tigela, adicione a gelatina derretida e mexa bem. Espalhe sobre o recheio, leve novamente ao frio para solidificar, depois desenforme e sirva decorado a gosto.

2. Mousse de maracujá

Mousse de maracujá com palitos de champanhe CHLM 7 Large

Veja aqui o video.

3. Doce de ananás

doce de ananas teleculinaria

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Escorra o ananás. Prepare a gelatina como indica a embalagem, utilizando a calda do ananás em vez de água fria. Depois deixe a gelatina arrefecer um pouco mas sem solidificar. Triture o ananás no liquidificador até ficar em puré, junte-o à gelatina e mexa.

2. Bata as natas em chantilly bem espesso com o açúcar, junte à mistura anterior e envolva delicadamente. Deite para uma forma previamente passada por água fria e leve ao frio até solidificar.

3. Antes de servir, mergulhe rapidamente a forma em água quente, desenforme e sirva decorado a gosto ou como vê na foto.

4. Toucinho de coco

Toucinho de coco CHLM 17

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com o leite de coco e o açúcar e deixe ferver até atingir ponto de pérola. Retire do lume e reserve.

2. Numa tigela, bata bem as gemas com os ovos e depois acrescente a calda anterior em fio, mexendo sempre. Junte o coco ralado e misture tudo bem.

3. Unte uma forma com margarina e forre com papel vegetal. Encha com o preparado anterior e leve ao forno em banho-maria durante 40 minutos. Espete um palito para verificar se está cozido, retire do forno e deixe arrefecer dentro do banho-maria.

4. Depois de frio, desenforme e sirva polvilhado com mais coco ralado.

5. Bavaroise de ananás

Bavaroise de ananás 10

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Abra a lata de ananás, reserve 1 dl da calda e 2 rodelas de ananás e coloque o restante ananás cortado em pequenos pedaços e a restante calda num tacho. Junte as gemas e o açúcar e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar.

2. Quando retirar do lume, junte as folhas de gelatina escorridas, mexa bem para dissolverem e deixe arrefecer um pouco.

3. Bata separadamente as claras e as natas até ficarem firmes e depois envolva com o preparado anterior.

4. Verta para uma forma previamente untada com óleo e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir, desenforme, triture o ananás juntamente com a calda que reservou e regue a bavaroise. Decore a gosto e sirva.

6. Semifrio de maracujá e leite condensado

Semifrio de maracujá e leite condensado CHFB 38 e1495547479573

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe 9 folhas de gelatina em água fria. Escorra-as e dissolva-as em 4 colheres (sopa) de água quente.

2. Bata as natas até ficarem espessas. Acrescente depois o leite condensado, aos poucos e mexendo sempre. Junte, em fio, a gelatina dissolvida e mexa bem.

3. Corte a base de pão-de-ló com o mesmo diâmetro da forma de fundo amovível que vai utilizar. Encaixe-o na forma, verta por cima o preparado anterior e leve ao frigorífico até solidificar.

4. Demolhe as restantes folhas de gelatina, escorra-as e dissolva-as num pouco da polpa de maracujá aquecida. Misture depois com a restante polpa e utilize para cobrir o doce. Leve novamente ao frigorífico por mais algum tempo.

5. Desenforme o semifrio com cuidado, polvilhe as laterais com o coco ralado e decore com hortelã. Mantenha no frigorífico até ao momento de servir.

7. Abacaxi cremoso

abacaxi cremoso

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque o abacaxi, corte-o em gomos, retire-lhes a parte mais dura do meio, corte-os em pedacinhos e deite-os para um tacho. Junte o açúcar e a água, leve ao lume e deixe ferver durante 20 minutos. Retire do lume e reserve.

2. Coloque a gelatina de ananás numa taça grande e junte o preparado anterior em fio, mexendo sempre até ficar bem dissolvida e deixe arrefecer. De seguida bata as natas. Depois de batidas envolva com uma colher ao preparado de gelatina. No final deite para taças individuais ou uma taça grande.

3. Leve ao frio até ficar solidificado e depois sirva decorado a gosto, por exemplo com natas batidas.

8. Gelado de manga

0048 Gelado de manga CHLJ

Veja aqui o video.

9. Tarte de papaia

tarte de papaia

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Triture as bolachas até ficarem em pó e deite numa tigela. Derreta a manteiga, junte à tigela e misture bem. Deite depois numa tarteira e pressione com uma colher de modo a forrar bem o fundo e as laterais. Reserve.

2. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Lave as papaias, corte-as ao meio, retire-lhes as sementes, descasque-as, reserve metade de uma papaia e corte as restantes em fatias finas.

3. Deite o leite condensado numa tigela, junte o iogurte de limão e mexa. Escorra e derreta as folhas de gelatina sem deixar ferver e adicione à tigela, em fio e mexendo sempre. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly, depois junte ao preparado do leite condensado e envolva. Disponha as fatias de papaia dentro da tarteira, regue com esta mistura e leve ao frio até solidificar.

4. Corte a papaia que reservou em pedaços, deite-os para um liquidificador, adicione o açúcar, ligue e deixe triturar muito bem. Deite num tacho, leve ao lume, deixe ferver durante 5 minutos, mexendo sempre, retire do lume e deixe arrefecer. Espalhe depois por cima da tarte e sirva decorada a gosto.

10. Terrina de frutos tropicais

terrina de frutas tropicais

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque a manga e a papaia, rejeite o caroço e as sementes e corte-as em pedaços pequenos. Descasque a banana e corte-a também em pedaços.

2. Prepare a gelatina conforme indica a embalagem utilizando 1,2 L de água. Verta para a forma passada por água fria. Adicione as frutas e leve ao frio até solidificar.

3. Na hora de servir, desenforme cuidadosamente e decore a gosto.

11. Comentários