10 maneiras de agradar a sogra

Clique nas setas

1. Sapateira recheada

Aqui vai um menu para agradar a sogra! 😀 Começamos por umas entradas, pratos de peixe, pratos de carne e, por fim, as sobremesas. Veja as nossas sugestões: Sapateira recheada; Cogumelos recheados com alheira; Bacalhau com broa; Dourada Escalada; Empadão de Frango; Carne estufada com cenoura; Mousse de chocolate; Arroz doce; Bolo mármore.

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Dispendioso
Tempo: 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Separe as patas da sapateira e retire o miolo do interior, reservando a casca. Descasque e pique grosseiramente os ovos.

2. Numa tigela, coloque o miolo da sapateira, os ovos picados, os pickles e a mostarda.

3. Adicione depois o ketchup, o pão ralado, a cerveja e o whisky.

4. Por fim, junte a maionese, tempere com sal e pimenta e envolva tudo muito bem. Recheie a casca da sapateira com este preparado e sirva com as patas cozidas, acompanhando com pão e tostas.

2. Cogumelos recheados com alheira

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar estes cogumelos recheados, retire a pele à alheira deite o recheio para uma tigela. Retire o pé aos cogumelos, lave-os e rejeite-lhes a pele, como vê na imagem.

2. Coloque os cogumelos num tabuleiro de louça ou pirex, tempere-os com sal e pimenta e regue-os com o azeite.

3. Molde bolinhas com a alheira e disponha-as dentro dos cogumelos.

4. Polvilhe com o queijo mozzarella e leve ao forno a 180ºC durante 7 minutos ou até ficarem bem douradinhos. Retire do forno e sirva como entrada.

3. Bacalhau com broa

Veja aqui o video.

4. Dourada escalada

Veja aqui o video.

5. Empadão de frango

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Pique a salsa finamente e misture-a com o puré de batata. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas finas e pique finamente os alhos. Deite-os para um tacho, junte a margarina, leve ao lume brando, tempere com sal e pimenta e deixe refogar até ficar macio.

2. Adicione uma pitada de colorau, o caldo de galinha, a polpa de tomate e a farinha previamente dissolvida no vinho branco e deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo regularmente. Retire do lume, triture com a varinha, junte o frango assado desfiado e o sumo de limão, envolva e rectifique os temperos.

3. Ligue o forno a 210 graus. Espalhe metade do puré num tabuleiro de louça ou pirex, espalhe por cima o preparado do frango, cubra com o resto do puré e alise. Pincele com o ovo batido e leve ao forno durante 10 minutos ou até ficar douradinho. Retire e sirva, se quiser acompanhado com salada.

6. Carne estufada com cenoura

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas e 20 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e esmague os dentes de alho; descasque e corte as cenouras em pedaços; retire a pele e as sementes aos tomates e corte-os em pedaços.

2. Coloque num tacho o azeite, os alhos, a carne, a folha de louro, o tomate, as cenouras, o vinho, sal e pimenta. Adicione um pouco de água, até cobrir metade da carne, e leve a cozinhar, em lume baixo, durante 2 horas, mexendo de vez em quando. Acrescente o raminho de salsa a meio da cozedura.

3. Retire a carne do molho, elimine a salsa e triture-o com a varinha mágica. Corte a carne em fatias e sirva-as regadas com o molho, acompanhando tudo com esparguete cozido.

7. Mousse de chocolate

Veja aqui o video.

8. Delícia fresca de bolacha maria

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Pique grosseiramente as bolachas. Deite o leite condensado numa tigela, junte os iogurtes e mexa. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme.

2. Escorra as folhas de gelatina, derreta-as no microondas sem deixar ferver, adicione ao preparado do leite condensado e mexa. Junte o chantilly, envolva suavemente, adicione depois a bolacha e envolva novamente.

3. Unte uma forma com óleo, verta-lhe o preparado anterior e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir, desenforme com cuidado e decore com mais bolachas partidas ao meio, como vê na foto.

9. Arroz doce

Veja aqui o video.

10. Bolo mármore

Veja aqui o video.

 

11. Comentários