Clique nas setas

1. Receita de pipis

Vai ter convidados em casa? Prepare uns petiscos! Aqui estão 10 petiscos e entradas que todos vão adorar 😉 Ora veja: Receita de pipis; Sapateira; Rolinhos de curgete e queijo feta; Rissóis de atum; Quiche de fiambre; Bolinhos de atum; Gambas ao alhinho; Chamuças de espinafres e queijo; Bolinhos de sapateira e compota de chilli; Empadas de pescada e delícias do mar.

Comecemos pela receita de pipis. 

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Coloque-os num tacho e leve ao lume com o azeite e o louro. Junte o tomate e deixe refogar durante alguns minutos.

2. Adicione depois os pipis cortados em pedaços e o vinho. Tempere com sal e piripíri e mexa. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

3. Retifique os temperos, retire do lume e sirva os pipis quentes, polvilhados com a salsa picada.

3. Rolinhos de curgete e queijo feta

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave a curgete e corte-a em fatias compridas e finas. Corte o queijo feta em tiras.

2. Leve ao lume uma frigideira antiaderente, junte as fatias de curgete e deixe grelhar cerca de 2 minutos de cada lado. Retire, deixe arrefecer e depois tempere com sal, pimenta e um fio de azeite.

3. Enrole uma fatia de curgete em volta de uma tira de queijo e ate com uma haste de cebolinho para segurar. Sirva de seguida.

4. Rissóis de atum

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

PARA A MASSA

Instruções:

1. Escorra bem o atum e triture-o. Limpe o pimento e corte-o em cubos pequenos. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, a cebola e os alhos e deixe refogar. Acrescente o pimento e mexa.

2. Adicione depois o atum, a salsa picada, sal e pimenta e, por fim, junte as natas. Envolva bem, deixe fervilhar e retire do lume.

3. Prepare a massa: leve ao lume um tacho com o leite e igual quantidade de água. Acrescente um pouco de sal e a manteiga e, quando começar a ferver, deite a farinha de uma só vez. Mexa bem e retire do lume quando a massa começar a soltar-se do tacho. Transfira para a bancada enfarinhada e vá amassando conforme for arrefecendo. Forme uma bola e deixe descansar cerca de 5 minutos.

4. Estique a massa de forma a obter um retângulo. Distribua pela massa montinhos do recheio de atum, mais ou menos a meio. Dobre a massa, tapando o recheio, e corte com um cortador. Pressione ligeiramente as extremidades com os dedos, passe pelos ovos batidos e depois por pão ralado. Frite os rissóis em óleo quente até ganharem cor, retire e escorra sobre papel absorvente. Sirva-os quentes ou frios com salada de chicória e tomate-cereja.

5. Quiche de fiambre

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, junte a cebola picada e deixe alourar ligeiramente. Acrescente o fiambre cortado em pequenos cubos. Retire do lume e reserve.

2. À parte, bata os ovos com a salsa picada. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta, adicione o leite e as natas e mexa.

3. Forre uma tarteira com a massa quebrada, mantendo por baixo o papel vegetal, e corte os excessos. Recheie com o preparado de fiambre e depois regue com a mistura dos ovos. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos. Retire do forno, desenforme e sirva.

6. Bolinhos de atum

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 45 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e pique finamente a cebola e leve-a a alourar num tacho com a manteiga. Lave e corte o pimento em cubinhos rejeitando-lhe as sementes e peles brancas, junte ao tacho e deixe cozinhar até ficar macio. Escorra bem o atum, desfie-o com um garfo, adicione ao tacho, junte também a salsa picada finamente e envolva bem.

2. À parte dissolva a farinha no leite, adicione ao tacho, tempere com sal e pimenta e mexa bem até começar a despegar do fundo do tacho. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

3. Triture bem os corn flakes e coloque-os num prato. Molde bolinhas com o preparado anterior, passe-as pela farinha, depois por ovo batido e finalmente pelos corn flakes e leve-as a fritar em óleo até ficarem douradinhas. Deixe escorrer sobre papel absorvente e depois sirva.

7. Gambas ao alhinho

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as gambas e tempere-as com sal e pimenta. Descasque os alhos e pique-os finamente.

2. Coloque um fio de azeite numa frigideira, leve ao lume, deixe aquecer e junte as gambas. Deixe alourar um pouco, junte acrescente o alho e mexa.

3. Adicione o vinho, junte a manteiga, mexa e deixe apurar. Tempere com um pouco de picante e retifique os temperos de sal e pimenta. Sirva de seguida.

8. Chamuças de espinafres e queijo

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 8 unidades

Ingredientes:

PARA A MASSA
PARA O RECHEIO

Instruções:

1. Prepare a massa: coloque a farinha numa tigela, junte o óleo e o sal e depois adicione um pouco de água, mexendo sempre até obter uma massa homogénea. Envolva em película aderente e leve ao frigorífico.

2. Prepare o recheio: aqueça o óleo numa frigideira, junte as cebolas picadas, os cominhos, a canela, o cardamomo e um pouco de pimenta preta e deixe caramelizar.

3. Adicione depois os espinafres, tempere com sal e deixe cozinhar, em lume brando, mexendo regularmente. Retire do lume, misture o requeijão desfeito e deixe arrefecer completamente.

4. Divida a massa em pequenas bolas, estenda-as com o rolo, recheie-as com o preparado anterior e feche-as em forma de triângulo. Frite em óleo abundante bem quente, retire, escorra e sirva.

9. Bolinhos de sapateira e compota de chilli

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 10 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Comece por fazer os bolinhos: numa picadora ou robot, triture o gengibre e as malaguetas. Misture com o miolo de sapateira, coentros picados a gosto e as cebolas picadas. Adicione um ovo, misture bem e depois junte o pão ralado e envolva.

2. Molde bolinhos com o preparado anterior e leve-os ao frigorífico por alguns minutos para ficarem mais firmes. Depois, passe-os por farinha, o restante ovo batido e pão ralado e frite-os em óleo quente abundante, até ficarem bem dou-radinhos. Escorra e reserve.

3. Prepare a compota de chili: numa picadora ou robot, coloque as malaguetas, a cebola e o dente de alho sem casca e a água. Triture bem e, se necessário, adicione mais água até obter uma textura fina.

4. Deite o preparado anterior num tacho, adicione o açúcar, o vinagre, o sumo de lima e sal, leve ao lume e deixe levantar fervura. Reduza depois o lume e deixe cozer durante cerca de 30 a 40 minutos. Sirva os bolinhos com este molho.

10. Empadas de pescada e delícias do mar

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Para o recheio

Instruções:

1. Prepare o recheio: coza o peixe em água com sal, escorra, deixe amornar e limpe de pele e espinhas. Lasque e reserve. Reserve 4 dl do caldo do peixe e passe pelo passador de rede. Reserve.

2. Num tacho, coloque a cebola e os dentes de alho picados, junte o azeite e deixe saltear mexendo de vez em quando. Acrescente depois a farinha, mexendo sempre, e regue com o caldo de peixe aos poucos e mexendo sempre até engrossar.

3. Retire o tacho do lume, junte as delícias do mar picadas e o peixe lascado, regue com um pouco de sumo de limão, rectifique o sal e tempere com pimenta e ervas picadas. Deixe arrefecer.

4. Prepare a massa: misture a farinha com o azeite, o ovo e a água, tempere com uma pitada de sal e amasse tudo muito bem até que obtenha uma massa bem ligada. Estenda-a numa bancada polvilhada com farinha, corte círculos de massa e forre com elas pequenas formas. Corte a restante massa em círculos mais pequenos para fazer as tampas e reserve.

5. Distribua o preparado de peixe e delícias pelas formas, pincele os bordos com gema batida, coloque as tampas, pincele novamente e pressione a toda a volta para fechar. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C, durante 20 minutos, ou até ficarem douradinhas. Retire do forno, deixe amornar e desenforme.

11. Comentários