Clique nas setas

1. Açorda de marisco

Se são daqueles que adoram receitas com pão, vão ficar com água na boca com estas 10 receitas de açorda! ♥ Gostam? As sugestões: Açorda de marisco; Açorda de camarão; Açorda de farinheira; Açorda de berbigão; Açorda de cação; Açorda de gambas; Açorda de bacalhau; Açorda de peixe com couve; Açorda de coelho; Açorda de tomate.

Comecemos pela receita de açorda de marisco. Veja aqui o video.

2. Açorda de camarão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Dispendioso
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o pão em pedaços e disponha-os numa tigela. Leve ao lume o leite com o caldo de marisco e deixe ferver, depois retire e regue o pão.

2. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Leve ao lume um tacho com o azeite, os dentes, sal e piripíri e deixe refogar bem. Junte o miolo de camarão descongelado e deixe cozinhar bem. Retifique os temperos, junte os coentros picados, regue com a aguardente e junte, por fim, o pão escorrido. Mexa muito bem até ficar homogéneo.

3. À parte coza os camarões em água temperada com sal e piripíri. Verta a açorda para um prato de barro e sirva decorada com os camarões cozidos descascados, a gema de ovo e mais coentros picados.

3. Açorda de farinheira

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o pão em pedaços, deite-os para uma tigela, regue com um pouco de água morna e tape. Retire a pela à farinheira e corte-a em pedacinhos.

2. Descasque a cebola e os dentes de alho, pique tudo, deite para um tacho, junte o azeite e a folha de louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione os tomates pelados picados e os pedaços de farinheira, misture e deixe cozinhar, em lume brando, durante 5 minutos.

3. Escorra o pão com as mãos, junte ao tacho, mexa até ficar uma mistura homogénea, rectifique o sal, adicione a salsa (ou coentros) e deite para um tabuleiro de louça ou pirex. Abra os ovos em cima, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até os ovos ficarem cozinhados a gosto, retire e sirva quente.

4. Açorda de berbigão

Veja aqui o video.

5. Açorda de bacalhau

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite a água numa tigela que possa ir ao microondas, junte o caldo de marisco e leve ao microondas a 900 watts durante 6 minutos ou até a água começar a ferver. Depois junte o bacalhau e ligue mais 5 minutos na mesma potência. Retire do microondas, reserve a água, deixe amornar o bacalhau, depois rejeite-lhe as peles e as espinhas e desfie-o.

2. Retire a côdea ao pão, corte o miolo em pedaços, deite-os na tigela com a água de cozer o bacalhau e deixe ensopar bem. Descasque e lave os dentes de alho, deite-os para um recipiente que possa ir ao microondas, adicione o azeite e ligue 3 minutos a 900 watts.

3. Retire, junte o pão, o bacalhau desfiado e um pouco de coentros picados, envolva e leve novamente ao microondas na mesma potência durante 1 minuto, mexendo de vez em quando. Retire, rectifique os temperos, adicione as gemas e mexa bem na hora de servir.

6. Açorda de gambas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as 20 camarões e reserve. Leve ao lume um tacho com água, junte o caldo de marisco e deixe ferver. Corte o pão em pedaços e junte-o ao creme, de modo a ficar totalmente coberto. Reserve.

2. Arranje os pimentos, rejeite pevides e peles brancas e corte em cubos. Descasque, lave e lamine os dentes de alho. Aqueça metade do azeite num tacho, junte os alhos e deixe refogar um pouco. Adicione os pimentos, deixe cozinhar um pouco. Regue com o vinho branco.

3. Verta o preparado do pão e deixe cozinhar em lume brando durante 15 minutos. Retifique temperos. Salteie os camarões no restante azeite e junte à açorda, envolvendo bem. Polvilhe com os coentros picados e sirva com os 10 camarões cozidos com casca.

7. Açorda de peixe com couve

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 60 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o peixe, leve-o a cozer em água, escorra-o, retire-lhe as peles e as espinhas e lasque-o finamente. Reserve o caldo.

2. Corte uma “tampa” ao pão, retire-lhe o miolo mantendo o exterior inteiro, corte-o em pedaços e deite-os numa tigela. Regue com um pouco do caldo de cozer o peixe de modo a ensopar muito bem. Arranje a couve retirando-lhe a parte mais dura, enrole as folhas, corte-a finamente como se fosse caldo verde, leve-a a cozer em água temperada de sal, depois escorra-a e reserve-a.

3. Descasque e lave os dentes de alho, deite-os numa picadora, junte um pouco de coentros e o azeite, ligue e deixe triturar muito bem. Escorra o feijão-frade, coloque-o num passador de rede, passe-o por água e deixe-o escorrer muito bem.

4. Leve um tacho ao lume com a mistura do azeite, deixe aquecer, adicione depois a couve, o feijão-frade, o pão previamente escorrido e o peixe e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar uma açorda macia. Rectifique os temperos, retire do lume, deite na côdea de pão e sirva decorado a gosto, como vê na foto.

8. Açorda de coelho

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos + tempo para marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o coelho em pedaços grosseiros, tempere com sal, pimenta, o vinho tinto e o louro e deixe marinar durante algum tempo. De seguida, leve ao lume um tacho com metade do azeite e uma das cebolas picadas e deixe refogar um pouco. Junte os pedaços de coelho escorridos da marinada e mexa.

2. Adicione a polpa de tomate e a marinada da carne, mexa e deixe cozinhar. Depois de cozida, retire a carne do lume e deixe arrefecer. Depois limpe de pele e ossos e desfie.

3. Abra uma tampa ao pão, retire o miolo e demolhe em água. Pique a restante cebola e os dentes de alho e aloure-os no restante azeite. Junte o pão espremido, envolva e deixe cozinhar, adicionando se necessário um pouco do líquido em que demolhou o pão.

4. Junte o coelho desfiado, misture e polvilhe com a salsa picada. Sirva a açorda dentro da côdea do pão.

9. Açorda de cação e coentros

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite 1,5 L de água, num tacho, junte os dentes de alho laminados e o azeite, leve ao lume e deixe ferver. Adicione o cação, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos.

2. Retire o cação e reserve-o. Abra os ovos, um a um, para uma tigela, adicione-os ao mesmo tacho e deixe escalfar. Retire e escorra.

3. Numa travessa funda, disponha as fatias de pão, o cação cozido em pedaços e os ovos escalfados. Polvilhe tudo com os coentros picados, regue com o caldo da cozedura, retifique os temperos e sirva de imediato.

10. Açorda de tomate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o pão em pedaços, deite-os numa tigela, junte água e deixe demolhar até ficar bem macio. Depois escorra bem.

2. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe alourar. Adicione o tomate pelado escorrido e picado, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos.

3. Junte depois o pão, tempere com sal e pimenta, envolva bem e deixe cozinhar, vá acrescentando um pouco de água se necessário, até obter uma açorda macia. Adicione os coentros picados, retifique os temperos, envolva e sirva decorado a gosto. Acompanhe peixes fritos e pratos de carne grelhadas.

Comentários