Clique nas setas

1. Semifrio de ananás

Veja aqui o video.

2. Quadrados de ananás e coco

Quadrados de ananás e coco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180°C, unte um tabuleiro rectangular com margarina e polvilhe-o com farinha. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar e as gemas até obter uma mistura cremosa.

2. Triture as rodelas de ananás numa picadora ou liquidificador, deite numa tigela, junte 1 dl da própria calda e o licor de coco, misture bem, adicione à tigela com o preparado da manteiga e bata mais um pouco. Junte então a farinha, o fermento e o coco ralado e bata novamente.

3. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior. Verta para o tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire e deixe arrefecer.

4. Misture o leite com o açúcar em pó e umas gotas de sumo de limão, verta sobre o bolo, deixe secar, corte em cubos e sirva decorados a gosto ou como vê na foto.

3. Delícia de ananás

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta as bolachas para uma tigela e triture-as até fi carem bem raladas. Junte a manteiga, envolva e forre uma tarteira. Demolhe as folhas de gelatina, escorra-as e derreta no micro-ondas sem deixar ferver.

2. Reserve 2 rodelas de ananás e triture as restantes, disponha numa tigela, junte o leite condensado e envolva até ficar uma mistura homogénea.

3. À parte bata as natas em chantilly bem firme e junte o preparado do ananás. Bata as claras em castelo e envolva delicadamente no preparado anterior com as folhas de gelatina. Verta sobre a tarteira, alise e leve ao frio durante 2 horas. Retire, decore com as rodelas de ananás que reservou e sirva.

 

4. Bolo de ananás

Bolo de ananás

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite os ovos numa tigela, junte o leite e o açúcar e bata. Adicione depois a farinha e o fermento e bata novamente. Derreta a manteiga no microondas e junte ao preparado, mexendo até ficar uma mistura homogénea.

2. Pincele uma forma redonda com o caramelo líquido e cubra o fundo com as rodelas de ananás escorridas. Verta a mistura anterior por cima e leve ao forno pré-aquecido a 170°C durante cerca de 40 minutos ou até ficar bem cozido.

3. Espete um palito para verificar a cozedura, retire, deixe arrefecer, de seguida regue com a calda do ananás e deixe repousar um pouco. Desenforme e sirva polvilhado com açúcar em pó.

5. Tarte de ananás

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 12 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de tarte de ananás, corte o ananás em pedaços. Reserve o ananás e a calda. Demolhe as folhas de gelatina em água. Depois aqueça um pouco da calda do ananás, junte as folhas de gelatina escorridas e dissolva-as na calda. Deixe arrefecer um pouco. Deite as natas para uma tigela e bata em chantilly bem firme, adicionando o leite condensado, aos poucos.

2. Junte uma parte dos pedaços de ananás e as folhas de gelatina dissolvidas, sem desligar a batedeira.

3. Numa forma de fundo amovível, disponha uma camada de palitos de la reine triturados.

4. Verta por cima o preparado das natas e cubra com outra camada de palitos triturados, como vê na foto. Leve ao frio a solidificar, desenforme e sirva decorado a gosto, por exemplo, com os restantes pedaços de ananás.

 

6. Bavaroise de ananás

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Abra a lata de ananás, reserve 1 dl da calda e 2 rodelas de ananás e coloque o restante ananás cortado em pequenos pedaços e a restante calda num tacho. Junte as gemas e o açúcar e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar.

2. Quando retirar do lume, junte as folhas de gelatina escorridas, mexa bem para dissolverem e deixe arrefecer um pouco.

3. Bata separadamente as claras e as natas até ficarem firmes e depois envolva com o preparado anterior.

4. Verta para uma forma previamente untada com óleo e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir, desenforme, triture o ananás juntamente com a calda que reservou e regue a bavaroise. Decore a gosto e sirva.

7. Pudim frio de ananás

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Deite a calda do ananás num tacho, junte o açúcar e as gemas e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar.

2. Retire do lume, adicione as folhas de gelatina escorridas, mexa bem e deixe arrefecer. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as no preparado. Verte numa forma de abrir untada com óleo, alise e leve ao frio até solidificar.

3. Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, utilizando apenas 4 dl de água quente, mexa e adicione mais 4 dl de água fria. Deixe arrefecer. Disponha as rodelas de ananás sobre o doce na forma, regue com um pouco de gelatina e leve ao frio até prender o ananás.

4. Regue depois com a restante gelatina e leve mais uma vez ao frio até solidificar completamente. Na hora de servir, desenforme e decore a gosto.

8. Surpresa de ananás merengada

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Abra a lata de ananás, retire algumas rodelas para decoração e triture as restantes com o líquido da lata. Separe as gemas das claras, colocando 2 claras à parte. Adicione as gemas, 2 claras, com 170 g de açúcar e a farinha maisena.

2. Coloque o preparado anterior num tacho e leve ao lume, mexendo bem até engrossar. Retire do lume e verta para um tabuleiro. Deixe arrefecer.

3. Bata as restantes claras com o restante açúcar até que fique em merengue. Disponha por cima do creme e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc na função grill até que fique douradinho.

4. Retire do forno, decore com pedacinhos de ananás e o molho de chocolate.

9. Bolo de ananás delícia

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bolo, escorra as rodelas de ananás. Forre uma forma com o caramelo e disponha no fundo as rodelas de ananás.

2. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar durante cerca de 2 minutos. Adicione os ovos, um a um e batendo bem. Adicione de seguida 0,5 dl da calda do ananás, junte depois a farinha e o fermento e envolva muito bem.

3. Coloque o preparado anterior na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até ficar bem cozido. Retire o bolo de ananás, deixe arrefecer, desenforme e sirva decorado com ameixas secas.

10. Doce fresco de ananás

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare a gelatina de ananás como indica a embalagem, depois deite-a para uma taça grande, deixe arrefecer e leve ao frio até ficar solidificada.

2. Ponha a folhas de gelatina a demolhar em água fria. Leve ao lume um tacho com 2 dl do sumo de ananás, deixe aquecer bem, retire do lume, junte a gelatina escorrida e mexa bem até ficar totalmente dissolvida. Adicione depois o resto do sumo, mexa e deixe arrefecer.

3. Descasque e corte as rodelas de abacaxi em pedacinhos. Bata as natas em chantilly bem espesso, junte o leite condensado e misture. Adicione depois a mistura do sumo de ananás, envolva delicadamente e verta com cuidado sobre a gelatina na taça. Espalhe por cima os pedacinhos de abacaxi e leve ao frio até ficar solidificado. Depois sirva decorado a gosto, se quiser com montinhos de chantilly como vê na foto.

Comentários