Clique nas setas

1. Arroz de camarão com mel e alho

Qual é o seu acompanhamento preferido? Se for arroz, temos aqui 10 receitas fantásticas para preparar. 🙂 Veja as nossas sugestões: Arroz de camarão com mel e alho; Arroz de pato solto; Arroz de línguas de bacalhau; Arroz de entrecosto à minhota; Arroz de polvo no forno; Arroz de legumes com carne e salsichas; Arroz de marisco; Arroz de frango e alheira; Arroz de cabidela; Arroz de feijão com enchidos.

Comecemos com arroz de camarão com mel e alho. Veja aqui a receita.

 

2. Arroz de pato solto

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de arroz de pato, arranje e corte o pato em quartos e deite numa panela. Junte o chouriço, as cenouras descascadas e o pau de canela, cubra com água, tempere com sal, leve ao lume e deixe cozer durante 40 minutos ou até o pato ficar macio. Escorra tudo, deixe arrefecer o pato e desfie-o rejeitando pele e ossos. Corte a cenoura e o chouriço em rodelas e reserve a água da cozedura.

2. Coza o arroz na água de cozer o pato, escorra-o, passe-o por água fria e deixe escorrer bem. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, junte o alho e a cebola e deixe refogar até ficar bem douradinho. Adicione o arroz cozido e o açafrão e deixe saltear um pouco.

3. Junte então o pato desfiado e as sultanas, envolva, deixe saltear muito bem, rectifique o sal e tempere com pimenta. Adicione as cenouras cortadas em rodelas e sirva com o chouriço também cortado em rodelas. Polvilhe com cebolinho picado.

3. Arroz de línguas de bacalhau

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as línguas de bacalhau em água até que fiquem no ponto de sal. Limpe o pimento de sementes e corte em cubinhos.

2. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os dentes de alho picados e deixe refogar, mexendo de vez em quando. Adicione depois o pimento e a polpa de tomate e deixe alourar durante mais 1 minuto.

3. De seguida, acrescente 1,2 L de água e deixe ferver. Junte o arroz e as línguas de bacalhau escorridas, retifique os temperos de sal e piripiri e deixe cozinhar durante mais 20 minutos, mexendo de vez em quando.

4. Adicione coentros picados a gosto, envolva, retire do lume e sirva de imediato.

4. Arroz de entrecosto à minhota

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 35 minutos + tempo para marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje e corte o toucinho em pedaços pequenos e coloque numa tigela, junto com o entrecosto. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, pique as cebolas e esmague os alhos. Tempere as carnes com a cebola, o alho, o louro, a salsa, o vinho tinto, o vinagre, o pimentão-doce, os cominhos, sal e pimenta e deixe a marinar de um dia para o outro.

2. No dia, escorra a carne e o toucinho e reserve a marinada. Leve ao lume um tacho com a banha e o azeite e deixe aquecer. Junte o entrecosto e o toucinho e deixe cozinhar até ficar coradinho. Junte a marinada e deixe ferver cerca de 2 minutos. Regue com a água, adicione o chouriço e deixe cozinhar mais um pouco, em lume brando.

3. Quando a carne estiver a meio da cozedura retire o chouriço. Deixe novamente levantar fervura, retifique os temperos e junte o arroz. Quando ferver deixe cozer mais 15 minutos em lume brando. Retire e sirva decorado com as rodelas de chouriço.

 

5. Arroz de polvo no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque o polvo numa panela com a água, leve ao lume e deixe cozinhar durante 1 hora. Retire, reserve o caldo, corte metade do polvo em pedaços e separe os tentáculos da restante metade.

2. Descasque e pique a cebola e corte o pimento em pedaços. Aloure a cebola num tacho com azeite, adicione o arroz, envolva e refresque com o vinho branco. Junte os tomates pelados desfeitos e, de seguida, o pimento.

3. Adicione o caldo do polvo, tempere com sal e pimenta, tape e deixe cozer por cerca de 15 minutos, em lume brando. Junte o vinagre e os pedaços de polvo e envolva.

4. Coloque o arroz num tabuleiro, disponha por cima os tentáculos de polvo e leve ao forno, a 170ºc, durante 8 minutos. Polvilhe com os coentros e sirva.

6. Arroz de legumes com carne e salsichas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, pique-os e deite-os para uma panela de pressão. Junte o azeite, a carne de vaca cortada em pedaços, a folha de louro, o açafrão e 1,2 L de água, tape, leve ao lume e deixe ferver durante 25 minutos ou até a carne ficar macia.

2. Liberte a pressão, adicione as cenouras descascadas e cortadas em cubinhos, o arroz e as salsichas cortadas em rodelas e tempere com sal e pimenta. Envolva, acrescente mais um pouco de água se necessário e deixe cozinhar durante 15 minutos.

3. Junte então as ervilhas cozidas, rectifique os temperos, deixe cozinhar mais 3 minutos, retire do lume e sirva polvilhado com salsa picada.

 

7. Arroz de marisco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque, lave e lamine os dentes de alho. Arranje os pimentos, rejeite pevides e peles brancas e corte em cubos. Arranje o tomate e corte também em cubos.

2. Numa panela com água abundante ferva o creme de marisco. Num tacho leve ao lume o azeite com os dentes de alho e a folha de louro e deixe alourar. Junte os pimentos e o tomate e deixe refogar um pouco. Refresque com o vinho branco.

3. Adicione a polpa de tomate, o picante e o creme de marisco e o arroz, na mesma quantidade, ou seja, o recipiente que usar para medir o arroz, é o mesmo para medir o creme de marisco.

4. Deixe levantar fervura, junte o cocktail de marisco e retifique o sal. Junte o arroz de vá mexendo durante cerca de 7 minutos ou até o arroz estar cozido. Retire e sirva decorado a gosto.

8. Arroz de frango e alheira

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Limpe o frango de gorduras, coloque num tabuleiro e tempere com sal, pimenta e metade do vinho branco. Acrescente metade da manteiga e leve ao forno, a 180°C, durante 25 minutos. Depois limpe de pele e ossos, desfie e reserve.

2. Numa panela, coloque os ossos de frango e a água, leve ao lume e deixe cozinhar, sem ferver, durante 20 minutos. Coe e reserve 600 g de água.

3. Faça um refogado com metade do azeite, a folha de louro, 2 cebolas e 2 dentes de alho laminados. Quando começar a alourar, adicione o restante vinho e deixe ferver. Junte o frango desfiado e a alheira sem pele, mexa, retifique os temperos e termine com os coentros picados.

4. À parte, faça outro refogado com os restantes azeite, cebola e alho picados. Acrescente o caldo do frango e deixe ferver. Junte o arroz e a restante manteiga, tape e deixe cozinhar por 7 minutos, em lume brando.

5. Disponha metade do arroz num tabuleiro de forno, coloque por cima o preparado de frango e cubra com o restante arroz. Leve ao forno, a 200ºC, até a superfície ficar alourada.

9. Arroz de cabidela

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos + tempo de marinar
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Arranje o frango, corte-o em pedaços e tempere com os dentes de alho, o pimentão-doce, o vinho branco, a folha de louro, sal e pimenta. Envolva muito bem e deixe marinar durante 30 minutos. Reserve.

2. Descasque e lave a cebola e pique-a finamente. Aqueça o azeite num tacho, junte o frango escorrido e deixe corar de ambos os lados até que fique coradinho. Adicione a cebola, envolva muito bem e deixe refogar até que tudo fique douradinho.

3. Junte a marinada ao tacho e deixe cozinhar durante 40 minutos aproximadamente até que o frango comece a ficar macio, regando com mais água, se for necessário.

4. Verifique se tem 1 litro de caldo aproximadamente e rectifique os temperos. Junte o arroz e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até o arroz estar cozido. Por fim junte o sangue previamente misturado com o vinagre, mexa bem e retire do lume. Decore com salsa picada e sirva.

10. Arroz de feijão com enchidos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos + tempo de marinar
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Refogue a cebola e o alho picados no azeite. Junte os enchidos e o toucinho e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha, mexendo de vez em quando. Adicione o tomate esmagado, sem peles e sem pevides, e deixe cozinhar durante 10 minutos.

2. Junte depois o feijão com o molho e 1 litro de água quente. Deixe ferver, tempere com sal e pimenta, junte o arroz, mexa e deixe cozer durante 20 minutos.

3. Sirva com os enchidos cortados em rodelas e o toucinho cortado em pedaços.

 

11. Comentários