Clique nas setas

1. Banana Pie

Sabia que os principais benefícios da banana são dar energia, diminuir o apetite e aumentar a sensação de bem estar? 😀 Experimente uma destas receitas: Banana Pie; Bolo delicioso de banana; Tarte de iogurte e banana; Semifrio de banana e maracujá; Croquetes de banana; Cheesecake de banana e lima; Mousse de banana; Bolo gelado de chocolate e banana; Batido de banana com chocolate e natas; Compota de banana.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Estenda uma placa de massa folhada, forre uma tarteira de fundo amovível, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo. Descasque as bananas, corte-as em pedaços e coloque-os dentro da tarteira.

2. Numa tigela, misture 8 gemas, o leite condensado e a farinha maisena e deite por cima das bananas. Estenda a restante massa folhada, corte-a em tiras e disponha-as entrançadas por cima da tarte.

3. Misture a restante gema com o leite, pincele as tiras de massa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até que fique cozida e douradinha. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva polvilhada com bastante açúcar em pó.

2. Bolo delicioso de banana

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Para a cobertura:

Instruções:

Ligue o forno a 180ºC, unte uma forma rectangular com margarina e polvilhe-a com canela. Descasque as bananas e corte-as em rodelas não muito finas.

Numa tigela, bata os ovos com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada. Junte o óleo, bata mais um pouco, adicione a farinha e o fermento e bata bem. Adicione depois as rodelas de banana, envolva e deite na forma.

A cobertura:
Misture o açúcar com a canela e polvilhe por cima da massa. Leve então ao forno durante 40 minutos, verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme, deixe arrefecer totalmente e sirva decorado a gosto.

3. Tarte de iogurte e banana

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Forre uma tarteira com a massa quebrada, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo. Cubra com uma folha de papel vegetal, encha com feijão ou grão seco e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 25 minutos ou até que fique cozida. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer, rejeite o feijão e o papel vegetal e reserve.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Numa tigela, junte os iogurtes com o leite condensado e mexa bem. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver e adicione-as à tigela, mexendo sempre. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme e envolva-as na mistura.

3. Descasque as bananas, corte-as em rodelas e disponha-as no interior da tarteira, alternadamente com o creme anterior. Alise, leve ao frio até solidificar e depois desenforme. Na hora de servir, derreta o chocolate em banho-maria, regue por cima como vê na foto e sirva decorada a gosto.

4. Semifrio de banana e maracujá

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Triture bem a bolacha, coloque-a numa tigela, junte a manteiga amolecida e envolva. Forre uma tarteira com esta base, pressione bem e reserve.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria, depois escorra-a e leve-a derreter no micro-ondas sem deixar ferver.

3. Verta metade da lata de maracujá para uma tigela, junte o leite condensado e misture bem. Acione as folhas de gelatina e envolva.

4. Numa tigela à parte bata as natas em chantili firme. Corte a banana em rodelas e junte às natas. Verta depois para a tarteira e leve ao frio durante 2 horas. Depois de fresca retire, verta por cima a restante polpa de maracujá, regue com sumo de limão e sirva decorado com algumas rodelas de banana.

5. Croquetes de banana

Veja aqui o video.

6. Cheesecake de banana e lima

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Triture as bolachas na picadora até ficarem tipo areia, junte a manteiga e amasse. Deite numa tarteira de fundo amovível e pressione de modo a forrar bem.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Triture o queijo mascarpone com a banana descascada e a raspa de lima. À parte, bata as natas em chantilly com o açúcar e envolva no preparado. Escorra a gelatina, derreta no microondas, sem deixar ferver, junte à mistura e envolva muito bem até obter um creme homogéneo.

3. Coloque o preparado anterior por cima da base de bolacha na forma e leve ao frio até solidificar. Depois desenforme e sirva decorado com mais banana em rodelas e raspa de lima.

7. Mousse de banana

Veja aqui o video.

8. Bolo gelado de chocolate e banana

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe a gelatina em água fria. Num tacho disponha o leite, o açúcar, o chocolate de culinária em pedaços e o cacau, leve ao lume brando e deixe aquecer bem.

2. À parte dissolva as gemas e a farinha maisena num pouco de leite e adicione ao preparado anterior até cozer, sempre a mexer.

3. Escorra as folhas de gelatina e envolva no preparado até se dissolverem. Bata as claras em castelo firme e envolva no creme. Verta para uma forma e leve ao congelador. Descasque as bananas, lamine-as e disponha sobre a sobremesa.

9. Batido de banana com chocolate e natas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 15 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as bananas, corte-as em pedaços e deite num liquidificador. Junte o leite, as bolas de gelado e o rum e ligue até ficar bem envolvido e cremoso.

2. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme.

3. Distribua a mistura da banana por copos, sem os encher demasiado. Cubra com o chantilly, polvilhe com cacau em pó e sirva.

10. Compota de banana

Veja aqui o video.

11. Comentários