1. 10 receitas de bolachas
Clique nas setas
2. Bolachas de ananás
Vamos preparar umas bolachas para o lanche? Temos aqui 10 receitas de bolachas que vão adorar. Vejam as nossas sugestões: Bolachas de ananás; Bolachas de manteiga; Bolachas de limão com sementes de papoila; Bolachas dinamarquesas; Bolachas de limão com aveia; Bolachas da avó; Bolachas de gengibre; Bolachas de aveia e pepitas de chocolate; Bolachas com pepitas de chocolate; Bolachas de cacau.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 1 ananás pequeno
- 600 g de farinha
- 400 g de manteiga
- 300 g de açúcar
- 2 ovos + 2 gemas
- 1 colher (sobremesa) bem cheia de fermento
- Farinha para polvilhar
- Açúcar para polvilhar
Instruções:
1. Ligue o forno a 180 graus. Numa bancada, deite a farinha misturada com o açúcar e o fermento, junte depois a manteiga à temperatura ambiente e misture bem com as mãos. Adicione então as gemas e os ovos previamente batidos e amasse até ficar uma bola homogénea. Polvilhe com um pouco de farinha se necessário.
2. Estenda depois a massa até ficar com 0,5 cm de altura, corte-a em rodelas com um corta massas e disponha-as em tabuleiros polvilhados com farinha. Descasque o ananás, retire-lhe a parte dura do centro, corte-o também em rodelas finas, disponha-as por cima das rodelas de massa e polvilhe com um pouco de açúcar.
3. Leve ao forno durante 25 minutos ou até que fiquem douradinhas, como vê na foto. Retire do forno, descole de imediato, deixe arrefecer e depois sirva decoradas a gosto.
3. Bolachas de manteiga
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 8 pessoas
Ingredientes:
- 500 g de farinha
- 200 g de açúcar mascavado
- 200 g de manteiga
- 2 Ovos
- Farinha para polvilhar
Instruções:
1. Bata o açúcar com a manteiga e depois adicione os ovos, um a um, continuando a bater até ficar bem fofo.
2. Junte, de seguida, a farinha e amasse bem até a massa ficar consistente.
3. Estenda a massa sobre a bancada polvilhada com farinha e corte bolachas com o formato e o tamanho desejado.
4. Disponha as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 15 minutos. Retire, deixe arrefecer e descole do tabuleiro.
4. Bolachas de limão com sementes de papoila
5. Bolachas com pepitas de chocolate
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 25 unidades
Ingredientes:
- 350 g de farinha
- 150 g de pepitas de chocolate
- 100 g de manteiga
- 100 g de açúcar mascavado
- 100 g de açúcar
- 2 Ovos
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 1 colher (café) de sal
- Farinha para polvilhar
Instruções:
1. Deite a farinha numa tigela, junte o fermento, a manteiga, o açúcar, o açúcar mascavado, a essência de baunilha, o sal e os ovos e misture muito bem. Adicione as pepitas de chocolate e envolva.
2. Molde depois bolinhas com a ajuda de um pouco de farinha e coloque-as em tabuleiros polvilhados com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até que fiquem cozidas.
3. Retire do forno, descole, deixe arrefecer e sirva. Ofereça dentro do um saco de prendas ou numa caixa metálica decorada.
6. Bolachas dinamarquesas
7. Bolachas de limão com aveia
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 24 unidades
Ingredientes:
- 300 g Farinha
- 200 g Manteiga
- 100 g açúcar mascavado
- 100 g açúcar em pó
- 200 g flocos de aveia
- 2 ovos grandes
- 2 colheres (sopa) essência de baunilha
- 1 colher (sobremesa) de fermento
- 1 pitada Sal
- Raspa de limão q.b.
- Farinha q.b.
Instruções:
1. Numa tigela misture a manteiga com a pitada de sal, os ovos, o açúcar mascavado e em pó, a essência de baunilha e a raspa de limão e bata muito bem. Adicione depois o fermento e a farinha, aos poucos, batendo muito bem.
2. Por fim, junte os blocos de aveia e amasse. Polvilhe as mãos com farinha e molde bolinhas com as mãos. Disponha-as num tabuleiro polvilhado com farinha, achate-as ligeiramente e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos.
3. Retire, descole com uma espátula e deixe arrefecer. Decore a gosto e sirva.
8. Bolachas da avó
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 250 g de amêndoa
- 250 g de açúcar
- 170 g de farinha de trigo
- 125 g de farinha de milho
- 125 g de sultanas
- 4 Ovos
- 0,5 dl de água
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (sobremesa) de fermento
- Papel vegetal
Instruções:
1. Aqueça o forno a 170 graus e forre um tabuleiro com papel vegetal. Disponha numa tigela a farinha de trigo, a de milho, o fermento e a canela em pó.
2. À parte dissolva o açúcar na água e junte à mistura anterior, envolvendo bem.
3. Separe as gemas das claras e adicione as gemas e os frutos secos à massa, batendo bem.
4. Bata as claras em castelo firme e envolva no preparado. Com a ajuda de uma colher de sopa disponha montinhos de massa em cima do papel vegetal no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Retire do forno, descole e sirva.
9. Bolachas de gengibre
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 24 unidades
Ingredientes:
- 350 g de farinha
- 150 g de açúcar
- 120 g de manteiga
- 1 ovo grande
- 0,5 dl de água
- 1 pitada de gengibre em pó
- 1 pitada de cravinho em pó
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 pitada de erva-doce
- 1 pitada de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- Farinha para polvilhar
Instruções:
1. Deite a farinha numa tigela, junte o açúcar, a manteiga, a água, o ovo, a pitada de sal, o gengibre em pó, o cravinho, a noz-moscada, a erva-doce e o fermento. Misture bem até que fique uma massa homogénea.
2. Estenda depois a massa numa bancada polvilhada com farinha deixando-a com cerca de 0,5 cm de espessura e corte-a em forma de estrela ou com outro cortador a gosto. Coloque-as em tabuleiros polvilhados com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos ou até que fiquem cozidas e douradinhas.
3. Retire do forno, descole com uma espátula, deixe arrefecer e sirva. Para oferecer, utilize uma caixa decorada, como vê na foto.
10. Bolachas de aveia e pepitas de chocolate 
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 24 unidades
Ingredientes:
- 350 g Farinha
- 150 g pepitas de chocolate
- 150 g açúcar
- 125 g Manteiga
- 100 g aveia em flocos
- 100 g açúcar mascavado
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 1 colher (sobremesa) fermento
Instruções:
1. Ligue o forno a 180 graus. Coloque a manteiga numa tigela, junte o açúcar e o açúcar mascavado, o ovo e a essência de baunilha e misture muito bem. Adicione a farinha e o fermento e amasse bem. Por fim junte os flocos de aveia e as pepitas de chocolate e misture bem.
2. Passe as mãos por um pouco de farinha e molde pequenas bolinhas. Disponha-as num tabuleiro polvilhado com farinha, separadas umas das outras e leve-as ao forno cerca de 25 minutos. Depois retire, descole-as e deixe arrefecer. Sirva decoradas a gosto.
11. Bolachas de cacau
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 24 unidades
Ingredientes:
- 250 g Farinha
- 100 g açúcar
- 80 g Margarina
- 50 g Cacau em pó
- 1 ovo
- 1 gema batida
- granulado colorido q.b.
- Farinha para polvilhar
Instruções:
1. Deite o ovo no copo do robot, junte o açúcar, a margarina, o cacau e a farinha e ligue durante 30 segundos na velocidade 6. Passe com a espátula a meio.
2. Estenda depois a massa numa bancada polvilhada com farinha deixando-a com cerca de 0,5 cm de espessura. Corte-a com as formas que desejar ou como vê na foto e disponha em dois tabuleiros de forno polvilhados com farinha.
3. Pincele com a gema batida, polvilhe com granulado colorido e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até ficarem bem cozidas. Retire do forno, descole as bolachas com uma espátula, deixe-as arrefecer e sirva-as.
> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter, Pinterest, TiktTok e no Instagram
Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!