Clique nas setas

1. Bolo de iogurte

Bolo de iogurte

Quem resiste a uma fatia de bolo?! De iogurte, chocolate, coco, bolacha, limão… molhadinho, coberto ou recheado e tão fácil de fazer.  Selecionamos 10 deliciosas receitas de bolos, muito práticas e simples de confecionar. Clássicas ou arrojadas e sem complicações. Mais simples é impossível.  Bolo de iogurte, bolo de coco molhadinho, salame de chocolate enformado, bolo de limão, bolo de bolacha torrada e café, bolinhos de canela, bolo mármore, bolo de chocolate, bolos de azeite e semifrio de bolacha com iogurte.

São de encantar o paladar. Para apreciar em generosas fatias!

Ver vídeo

2. Bolo de coco molhadinho

bolo de coco molhadinho

Tão cremoso e molhadinho! Embebido numa deliciosa calda de leite condensado e de coco, cada fatia deste bolo de coco molhadinho é um pedaço de céu.

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

PARA O BOLO
PARA A CALDA

Instruções:

1. Separe as claras das gemas. Coloque as claras numa tigela e bata-as em castelo firme, junte as gemas, uma a uma, depois o açúcar e bata novamente até formar bolhas. Adicione o fermento e a farinha intercalada com o leite.

2. Unte um tabuleiro de louça com manteiga e polvilhe com farinha. Verta a massa para o tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos. Verifique a cozedura, retire e reserve.

3. A calda: numa tigela misture o leite condensado com o leite e o leite de coco. Regue por cima do bolo, polvilhe com coco ralado e sirva.

3. Salame de chocolate enformado

Receita de salame de chocolate enformado

É dos bolos mais fáceis e rápidos de preparar e ninguém lhe resiste. A partir da receita original criamos este salame de chocolate enformado com uma tentadora cobertura de chocolate…

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para a cobertura

Instruções:

1. Parta as bolachas em pedaços e coloque-as numa tigela. À parte, bata muito bem a margarina derretida com o chocolate e o açúcar; adicione, depois, os ovos e a gema e volte a bater bem. Junte a bolacha e envolva muito bem.

2. Coloque numa forma pequena de aro amovível e leve ao frio até solidificar. Desenforme e coloque em cima de uma rede.

3. Entretanto, prepare a cobertura: ferva as natas, depois retire e junte o chocolate picado e o açúcar. Mexa bem até obter um creme liso, regue por cima do salame e deixe solidificar. Decore a gosto e sirva.

4. Bolinhos de canela

Bolinhos de canela

Preparam-se num instante. Bastam 30 minutos para poder apreciar estes deliciosos bolinhos de canela. Sirva-os ao lanche ou delicie-se entre refeições.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Forre um tabuleiro de forno com papel uma folha de papel vegetal. Ligue o forno a 180ºC.

2. Numa tigela, junte a farinha, o açúcar e a canela em pó com a manteiga previamente derretida e o ovo. Envolva todos os ingredientes com a ajuda das mãos até ficar com uma massa homogénea.

3. Depois molde bolinhos do tamanho de uma noz. Coloque os bolinhos no tabuleiro, afastadas entre si e leve ao forno. Baixe a temperatura para 150ºC e deixe cozer cerca de 20 minutos.

4. Retire o tabuleiro do forno e polvilhe os bolinhos com canela, deixar arrefecer e sirva.

5. Bolo de chocolate

Bolo de chocolate

Tão simples e delicioso! Um deleite para amantes de chocolate. Do cremoso molho que faz a cobertura à suave textura interior, o nosso bolo de chocolate é uma explosão de sabor.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Aqueça o forno a 180 graus. Misture, numa tigela, a farinha com o fermento e 2/3 do açúcar. Junte as gemas e bata muito bem.

2. À parte, envolva o chocolate em pó com a água e 20 g da manteiga e, de seguida, junte ao preparado anterior, mexendo bem.

3. Bata as claras em castelo com o restante açúcar, incorpore cuidadosamente na massa, e depois verta para uma forma, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno durante cerca de 35 minutos.

4. Parta em pedaços o chocolate em tablete e derreta-o juntamente com a restante manteiga, as natas e o licor, mexendo bem até obter um molho liso. Cubra o bolo com este molho, decore a gosto e sirva.

6. Bolos de azeite

bolos de azeite

Mais fácil é impossível! Basta juntar os ingredientes, moldar e fritar. Aromatizados com laranja e erva-doce, estes pequenos bolos de azeite são mimos para o seu palato. Leve-os para o emprego ou sirva-os com chá ou café. A escolha é sua!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela, coloque as farinhas, o açúcar e a erva-doce e misture. Adicione o sumo e a raspa da laranja e regue com o azeite a ferver, mexendo sempre. Acrescente a água morna e amasse bem.

2. Com as mãos enfarinhadas, tenda broas pequenas e redondas e frite-as depois em óleo quente. Retire, escorra bem, polvilhe com açúcar e sirva.

 

7. Bolo mármore

bolo mármore

Tão simples e apetecível! O bolo mármore é um clássico e um dos mais apreciados pelos portugueses. Com um efeito visual fantástico conquista sobretudo pelo sabor.

Ver vídeo

8. Bolo de bolacha torrada e café

Bolo de bolacha torrado e café

É sucesso garantido! Rápido e fácil de preparar, o bolo de bolacha torrada e café faz as delícias de toda a gente. Experimente decorá-lo com molho de chocolate e ponha os seus sentidos à prova!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo frio
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bolo de bolacha torrado e café, comece por ralar grosseiramente 200 g das bolachas e reduzir a pó os restantes 50 g.

2. Bata a manteiga com o açúcar até ficar em creme. Junte as gemas, uma a uma, e acrescente depois as bolachas raladas grosseiramente. Sem parar de mexer, adicione o café aos poucos e depois o whisky.

3. Deite o preparado numa forma de fundo amovível, previamente coberto com parte da bolacha em pó. Leve o bolo ao frigorífico durante cerca de 2 a 3 horas.

4. Retire do frio, desenforme e polvilhe com a restante bolacha em pó. Se desejar, decore com molho de chocolate. Mantenha no frigorífico até ao momento de servir.

 

9. Bolo de limão

Receita de bolo de limão

É divinal! Rico, intenso e suave na textura. Coberto por um delicioso creme de limão, com amêndoa e coco, arrebata e conquista o palato. Experimente esta receita de bolo de limão, sem riscos nem complicações. É tão fácil de confecionar. Ora veja!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para o creme:

Instruções:

1. Unte uma forma com manteiga, forre-lhe o fundo com papel vegetal e volte a untar. Peneire a farinha e o fermento.

2. Bata 100 g do açúcar com as gemas até obter um creme fofo e volumoso. Bata as claras em castelo e adicione-lhes os restantes 50 g de açúcar, aos poucos e batendo sempre energicamente.

3. Misture a gemada com as claras em castelo, a raspa da casca do limão e, aos poucos, a farinha peneirada, envolvendo alternadamente e sem bater.

4. Deite o preparado na forma e leve a cozer em forno 160° C, cerca de 40 minutos. Verifique antes de retirar do forno.

5. Faça o creme: Ferva o leite com a casca de limão. Misture o açúcar com a farinha maisena e junte as gemas, o sumo do limão e, por fim, o leite (elimine a casca primeiro), aos poucos e mexendo sempre. Leve ao lume até ferver, mexendo com colher de pau. Retire do lume e deixe arrefecer.

6. Depois de tudo frio, abra o bolo transversalmente com dois cortes, recheie-o com o creme de limão, reconstitua-o e cubra-o também com o creme. Polvilhe a gosto com amêndoa granulada e coco ralado.

10. Semifrio de bolacha com iogurte

Semifrio de bolacha com iogurte

Bastam 20 minutos do seu tempo para preparar este delicioso semifrio de bolacha com iogurte. Garantimos que é tão bom quanto parece. Coberto com um fantástico creme de ovos – muito fácil de fazer – alia a suavidade das natas e do iogurte à textura mais crocante da bolacha…

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água. Numa tigela, deite os iogurtes e o leite condensado e mexa.

2. Adicione depois as folhas de gelatina previamente derretidas, em fio e mexendo sempre. À parte, bata as natas em chantilly e junte à mistura, envolvendo suavemente.

3. Unte uma forma de fundo amovível com um pouco de óleo e disponha-lhe camadas alternadas do creme anterior e de bolachas previamente demolhadas em café açucarado, sendo que a última camada deve ser de creme. Leve ao frigorífico até que fique bem solidificado.

4. Deite, num tacho pequeno, as gemas, a água e o açúcar, mexa com umas varas e leve depois ao lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, coloque de imediato numa tigela e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. Desenforme o semifrio, regue-o com o creme de ovos e sirva-o.

Comentários