Clique nas setas

1. Bolo molhadinho

Gosta de bolos? Então vai adorar estas 10 receitas de bolos húmidos que temos para si 😉 Ora aqui estão as nossas sugestões: Bolo molhadinho; Bolo de cenoura com calda de chocolate; Bolo de ananás delícia; Bolo de coco molhadinho; Bolo de cenoura; Bolo brigadeiro recheado; Bolo de mel e iogurte; Bolo de ananás com iogurte; Bolo de laranja molhadinho; Bolo de amêndoa com calda de laranja. Gosta?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Faça a calda: deite o açúcar num tacho, junte a água, os paus de canela e as casquinhas de limão, mexa, leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Depois retire do lume e deixe arrefecer.

2. Ligue o forno a 180°C, unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata muito bem a margarina com o açúcar. Adicione depois os ovos, um a um e batendo sempre. Junte então a farinha misturada com o fermento e bata muito bem.

3. Verta o preparado anterior para a forma e leve ao forno durante 40 minutos. Espete um palito para verificar se está bem cozido, retire do forno, desenforme, regue o bolo ainda quente com a calda e deixe repousar um pouco. Depois sirva decorado a gosto.

2. Bolo de cenoura com calda de chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para arrefecer
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

PARA A CALDA

Instruções:

1. Ligue o forno a 180ºC, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Corte as cenouras em pedaços pequenos, deite-os no liquidificador, junte os ovos, o açúcar, o leite e o óleo, ligue e deixe bater durante 4 minutos.

2. Deite a mistura anterior para uma tigela, adicione a farinha e o fermento e bata bem. Depois verta na forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até ficar bem cozido. Espete um palito para verificar, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer totalmente.

3. Prepare a calda: deite o chocolate em pó para um tacho, junte as natas e a margarina e leve ao lume, mexendo sempre até ficar uma calda cremosa. Retire do lume, deixe arrefecer, regue o bolo, e sirva decorado a gosto ou como vê na foto.

 

3. Bolo de ananás delícia

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bolo, escorra as rodelas de ananás. Forre uma forma com o caramelo e disponha no fundo as rodelas de ananás.

2. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar durante cerca de 2 minutos. Adicione os ovos, um a um e batendo bem. Adicione de seguida 0,5 dl da calda do ananás, junte depois a farinha e o fermento e envolva muito bem.

3. Coloque o preparado anterior na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até ficar bem cozido. Retire o bolo de ananás, deixe arrefecer, desenforme e sirva decorado com ameixas secas.

 

4. Bolo de coco molhadinho

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

PARA O BOLO
PARA A CALDA

Instruções:

1. Separe as claras das gemas. Coloque as claras numa tigela e bata-as em castelo firme, junte as gemas, uma a uma, depois o açúcar e bata novamente até formar bolhas. Adicione o fermento e a farinha intercalada com o leite.

2. Unte um tabuleiro de louça com manteiga e polvilhe com farinha. Verta a massa para o tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos. Verifique a cozedura, retire e reserve.

3. A calda: numa tigela misture o leite condensado com o leite e o leite de coco. Regue por cima do bolo, polvilhe com coco ralado e sirva.

5. Bolo de cenoura

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bolo de cenoura, descasque e lave as cenouras, corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água temperada com uma pitada de sal. Escorra, triture bem e deixe escorrer muito bem.

2. Ligue o forno a 180ºC, unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata a margarina com o puré de cenoura, o adoçante e as gemas. Junte depois a farinha com o fermento, aos poucos e batendo sempre.

3. Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior. Verta para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos ou até que fique cozido. Retire, desenforme e sirva decorado a gosto ou como vê na foto.

 

6. Bolo brigadeiro recheado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bolo brigadeiro, numa tigela, bata as claras em castelo firme, junte as gemas e depois o açúcar batendo sempre. Adicione o leite, bata, junte a farinha com o fermento e metade do chocolate em pó, aos poucos e batendo.

2. Verta a mistura anterior numa forma redonda untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 30 minutos ou até ficar bem cozido. Retire o bolo do forno, deixe-o arrefecer, desenforme-o e corte-o ao meio de modo a obter duas rodelas.

3. Leve ao lume um tacho com o leite condensado, o restante chocolate em pó e a manteiga, misture e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo sempre, durante 10 minutos ou até ficar um creme consistente. Espalhe metade sobre a rodela inferior do bolo, reponha a parte superior e barre todo o bolo com o resto do creme. Sirva polvilhado com chocolate granulado e decorado a gosto.

 

7. Bolo de mel e iogurte

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bolo de mel e iogurte, separe as gemas das claras e reserve.

2. Numa tigela, bata as gemas com o açúcar e a raspa de laranja, até obter um creme esbranquiçado. Junte a manteiga derretida, os iogurtes e 2 colheres de mel e envolva muito bem.

3. Depois, adicione a amêndoa, o sumo de limão, a farinha e o fermento, bata bem até ligar todos os elementos.

4. À parte, bata as claras em castelo e junte cuidadosamente ao preparado. Unte uma forma com manteiga, polvilhe com farinha, verta o preparado para o seu interior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 40 minutos. Decore com frutos do bosque e as três colheres de mel restantes.

 

8. Bolo de ananás com iogurte

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bolo, unte uma forma com margarina e forre-a com papel vegetal. Escorra as rodelas de ananás, reserve a calda, e disponha-as no fundo da forma, sem as sobrepor.

2. Numa tigela, bata bem o iogurte com o açúcar, os ovos e 1 dl da calda de ananás. Junte depois a farinha misturada com o fermento, bata novamente muito bem e verta para a forma.

3. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante aproximadamente 50 minutos ou até que fique cozido. Retire depois o bolo do forno, fure-o com um espeto de madeira, regue-o com o iogurte líquido ainda quente e deixe absorver. Desenforme e sirva em fatias decoradas a gosto ou como vê na foto.

 

9. Bolo de laranja molhadinho

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Para a calda

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bolo de laranja, unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha.

2. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione a raspa da casca e o sumo de laranja, bata e junte os ovos, um a um, batendo sempre. Adicione a farinha peneirada com o fermento e envolva bem, mas sem bater. Verta na forma e leve ao forno a 180°C durante 20 minutos.

A calda:
  1. deite o sumo das laranjas para um tacho, junte o açúcar, a água e o pau de canela, misture, leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Retire do lume, rejeite o pau de canela e deixe arrefecer.
  2. Verifique se o bolo está bem cozido, retire-o do forno, deixe arrefecer, desenforme e corte em fatias. Regue-as com um pouco de calda e sirva decoradas a gosto e com o resto da calda à parte.

 

10. Bolo de amêndoa com calda de laranja

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos + tempo para arrefecer
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bolo de amêndoa, ligue o forno a 180°C, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata as claras em castelo, junte o açúcar aos poucos e batendo sempre até ficarem bem firmes, adicione as gemas e a raspa de laranja e bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada.

2. Junte a amêndoa moída, misture bem, adicione depois o leite, a farinha e o fermento e mexa delicadamente. Verta na forma e leve ao forno durante cerca de 25 minutos ou até ficar bem cozido. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme.

3. Faça a cobertura: misture o leite condensado com o sumo da laranja. Pique o bolo ainda quente com um espeto de madeira, regue-o com este preparado, deixe arrefecer, espalhe em cima a amêndoa granulada torrada e sirva decorado a gosto.

Comentários