Clique nas setas

1. Cheesecake com mirtilos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

PARA O MOLHO

Instruções:

1. Faça o molho: deite os mirtilos num tacho, junte o açúcar, misture e leve ao lume brando, mexendo de vez em quando, até ficar com a textura de compota. Retire do lume e deixe arrefecer.

2. Triture as bolachas até ficarem em pó e deite numa tigela. Derreta a margarina, adicione à tigela e envolva até obter um género de areia grossa. Deite numa forma de fundo amovível, pressione de modo a forrar bem o fundo e unte as laterais com óleo.

3. Demolhe as folhas de gelatina em água. Numa tigela, bata o leite condensado com o queijo-creme e, numa tigela à parte, bata as natas em chantili bem firme. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver, adicione à tigela do leite condensado, mexa, depois junte o chantili e envolva. Deite na forma por cima da base de bolacha, alise, leve ao frio e deixe solidificar. Na fora de servir, desenforme e regue com o doce de mirtilos.

 

2. Cheesecake de bolacha negra

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de cheesecake, triture as bolachas na picadora, espalhe pelo fundo de uma tarteira quadrada e pressione bem para fazer a base.

2. De seguida, bata as natas com o açúcar por cerca de 3 minutos e depois envolva aos poucos com o queijo mascarpone. Coloque o creme de queijo sobre a base de bolacha e leve ao frio durante 3 horas.

3. Decorrido o tempo indicado, desenforme com cuidado, corte em quadrados e decore com o topping de chocolate e mini bolachas de chocolate.

3. Cheesecake de limão no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte ligeiramente com manteiga uma forma de mola de 18cm e forre-lhe a base com papel vegetal.

2. Esmague as bolachas, amasse-as com margarina derretida e comprima a mistura no fundo da forma. Leve 30 min ao frigorifico.

3. Com a batedeira, bata os queijos com o açúcar, o sumo de limão e 3 colheres de chá de raspa de limão até obter um creme homogéneo. Sem parar de bater, junte-lhe depois o ovo e a clara de ovo.

4. Deite na forma e polvilhe com a restante casca de limão. Leve ao forno a cozer 45 min de forma a deixar o centro ligeiramente mole.

5. Deixe arrefecer e leve ao frigorifico, pelo menos 5 horas antes de servir.

4. Cheesecake de coco e chocolate

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Triture as bolachas, coloque-as numa tigela e adicione a manteiga previamente derretida e amasse tudo.

2. Forre uma forma de fundo amovível com a mistura da bolacha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Depois, retire e deixe arrefecer.

3. Numa tigela, prepare o creme de natas. Bata bem as natas, incorpore o açúcar e bata mais um pouco. Junte os queijos e mexa bem. Derreta as folhas de gelatina previamente demolhadas e envolva no preparado com o leite de coco, misture tudo.

4. Coloque metade da mistura na forma e leve ao frio por 30 minutos. Retire do frio e espalhe por cima do creme o chocolate derretido com o leite em banho-maria, e leve ao frio mais 15 minutos.

5. Retire novamente do frio e adicione o resto do preparado do creme de natas, alise e leve ao frio por 30 minutos. Por fim, desenforme e cubra com coco ralado.

5. Cheesecake de frutos vermelhos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de cheesecake, triture a bolacha maria e envolva bem com a manteiga e 50 g do açúcar, criando assim a base. Forre o fundo de uma forma com este preparado e reserve.

2. Bata o queijo mascarpone com as natas e 100 g do restante açúcar até ficar um creme consistente. Deite sobre a base de bolacha e leve ao frio por cerca de 2 horas.

3. Leve ao lume uma frigideira com o restante açúcar e os frutos vermelhos e deixe cozinhar, mexendo, até obter um doce. Retire, deixe arrefecer e depois espalhe sobre o creme de queijo. Leve ao frio por mais 1 hora e depois desenforme e sirva decorado com as framboesas.

6. Cheesecake de amêndoa e laranja no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 25 minutos
Doses: 10 pessoas

Ingredientes:

Para a base:
Para o recheio:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de cheesecake, comece pela base: deite a amêndoa numa tigela, junte a farinha, o açúcar e a manteiga e amasse muito bem. Deite numa forma de fundo amovível, pressione e leve ao forno pré-aquecido a 160°C durante 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.

2. O recheio: raspe a casca e esprema o sumo à laranja. Numa tigela, bata o açúcar com os ovos, adicione o queijo ricotta, o queijo creme e a essência de baunilha e bata mais um pouco. Dissolva a farinha num pouco de água, junte ao preparado e misture bem. Adicione então a raspa e o sumo da laranja e envolva com umas varas.

3. Verta a mistura anterior na forma sobre a base, alise com uma espátula e leve ao forno pré-aquecido a 150°C durante cerca de 1 hora. Verifique se está bem cozido, retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó e decorado a gosto.

7. Cheesecake de leite condensado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Triture as bolachas, deite numa tigela, junte a manteiga derretida e misture bem. Deite numa forma de abrir e pressione com uma colher de modo a cobrir o fundo com uma base homogénea.

2. Demolhe 3 folhas de gelatina em água fria. Deite as natas numa tigela, adicione o açúcar e o queijo mascarpone e misture bem. Escorra e derreta as folhas de gelatina, no microondas sem deixar ferver. Adicione à tigela e mexa. Deite na forma sobre a base de bolacha, alise e leve ao frio até solidificar.

3. Demolhe a restante folha de gelatina, escorra, leve a derreter, junte ao leite condensado cozido e mexa bem. Espalhe sobre o creme na forma e leve novamente ao frio até solidificar. Depois retire, desenforme e sirva decorado a gosto.

8. Cheesecake de chocolate e hortelã

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 55 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta a bolacha Maria em pedaços e coloque numa tigela. Leve ao lume a manteiga e deixe derreter, junte à bolacha Maria e triture muito bem. Coloque no fundo de uma tarteira de abertura lateral e espalhe bem, de forma a cobrir o fundo todo.

2. Deite as natas numa tigela, junte o açúcar e bata bem até ficarem fofas e volumosas, junte o queijo mascarpone e a hortelã picada e envolva.

3. Demolhe as folhas de gelatina, escorra-as e leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver. Adicione um pouco de raspas de chocolate ao preparado das natas, depois as folhas de gelatina e misture bem. Verta por cima da base de bolacha e leve ao frio cerca de 3 horas. Derreta o restante chocolate e regue por cima. Decore a gosto e sirva.

9. Cheesecake de maracujá e aveia

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de cheesecake, numa taça, coloque os flocos de aveia, a manteiga e 50 g do açúcar e envolva muito bem de forma a ficar tudo ligado. Forre o fundo de uma forma ou tarteira com esta massa, pressionando bem com os dedos.

2. Bata o queijo mascarpone com as natas e 100 g do restante açúcar até obter um creme consistente. Deite-o sobre a base de aveia, alise com uma espátula e leve ao frio por cerca de 2 horas.

3. Passado o tempo indicado, coloque a polpa de maracujá numa frigideira com o restante açúcar, leve ao lume e deixe cozinhar cerca de 5 minutos ou até ficar um género de doce de maracujá. Retire e deixe arrefecer.

4. Depois de desenformar o cheesecake, espalhe o doce de maracujá sobre o creme branco e sirva de seguida com decoração a gosto.

 

10. Cheesecake Califórnia

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque as bolachas numa picadora e triture-as bem.

2. Numa tigela, adicione a manteiga previamente derretida e junte as bolachas trituradas, misture tudo muito bem.

3. Forre a tarteira com esta massa, até que fique bem distribuído. Noutra tigela, bata os ovos e os açúcares até obter um creme, junte o queijo fresco escorrido e as natas em fio e vá mexendo sempre. Depois, misture o sumo de limão e envolva bem.

4. Verta o preparado para a tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 150ºC, cerca de 1 hora e 15 minutos. Retire e decore.

Comentários