10 receitas com chocolate

Clique nas setas

1. Brownie de Chocolate

Veja aqui o video.

2. Mousse de chocolate

Veja aqui o video.

3. Enrolado de chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para o chocolate em pedaços e leve-os ao lume em banho-maria com a manteiga até derreterem. Disponha uma folha de papel vegetal sobre uma base de pizza, por cima coloque 1 base redonda de massa quebrada, espalhe por cima a mistura do chocolate derretido.

2. Polvilhe com os frutos secos picados e cubra com a outra base de massa quebrada.

3. Coloque uma caneca no centro da massa e com uma faca faça vários cortes, de dentro para fora como vê na foto.

4. Levante e enrole a massa em forma de espirais e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35 minutos. Depois retire e sirva polvilhado com açúcar e cacau em pó.

4. Bolo mousse de chocolate

Veja aqui o video.

5. Bolo de chocolate e leite condensado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bolo de chocolate e leite condensado, aqueça o forno a 180 graus. Separe as gemas das claras. Verta as claras para uma tigela e bata em castelo firme. À parte bata as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Adicione o leite e envolva bem. Junte a farinha e o fermento peneirados, 50 g de cacau em pó e bata até a massa ficar bem ligada. Envolva as claras em castelo.

2. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Verta a massa para a forma e leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Verifique a cozedura, retire e desenforme. Deixe arrefecer e corte o bolo ao meio.

3. Numa tigela misture muito bem o leite condensado cozido. Bata as natas em chantilly bem firme, envolva no leite condensado e recheie o bolo.

4. Leve ao lume um tacho com o leite condensado e o restante cacau e deixe cozinhar uns minutos, mexendo sempre. Barre a parte de cima e as laterais do bolo como vê na foto. Sirva decorado a gosto.

6. Delícia de chocolate merengada

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1h e 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Forre diversos tabuleiros com papel vegetal. Coloque as claras numa tigela e bata-as até ficarem firmes, adicionando aos poucos 250 g do açúcar e o cacau peneirados. Introduza o preparado num saco de pasteleiro e forme 5 círculos, do tamanho de um bolo, sobre os tabuleiros. Leve ao forno, pré-aquecido a 150ºC, por cerca de 1 hora ou até ficarem bem secos.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Derreta a manteiga juntamente com o chocolate partido em pedaços, incorpore as folhas de gelatina escorridas e envolva até ficarem bem dissolvidas. Adicione depois o restante açúcar e as gemas e bata muito bem. Reserve até arrefecer.

3. À parte, bata as natas e envolva cuidadosamente no preparado de chocolate frio.

4. Disponha um círculo de merengue sobre uma rede e barre com o creme de chocolate. Continue a fazer camadas alternadas de merengue e chocolate até terminarem, sendo que a última camada deve ser de merengue.

5. Prepare a cobertura: leve ao lume um tacho com o chocolate partido em pedaços e as natas, deixe derreter e mexa até ficar bem ligado. Retire, deixe arrefecer e depois verta sobre o bolo. Pode decorar com pérolas prateadas ou chocolate granulado.

 

7. Pastéis de nata de chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1h
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Estenda a massa folhada polvilhada com um pouco de farinha, enrole-a e corte-a em rodelas. Deite uma rodela em cada forminha untada com um pouco de manteiga e estenda com os dedos de modo a forrar bem.

2. Num tacho, deite o leite, metade do açúcar e o chocolate em pedaços e leve ao lume mexendo até derreter. Retire do lume e deixe arrefecer.

3. Numa tigela, misture bem as gemas com o restante açúcar e a farinha maisena. Leve o tacho novamente ao lume e adicione a mistura das gemas, mexendo sempre até engrossar um pouco. Junte a raspa de limão e misture.

4. Distribua o creme pelas formas e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos ou até a massa folhada ficar bem cozida. Retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva os polvilhados com açúcar em pó.

8. Tarte equatorial

Veja aqui o video.

9. Torta de chocolate

Veja aqui o video.

10. Semifrio de café e torta de chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela bata as natas com o açúcar até obter quase o ponto de chantilly. De seguida dissolva o café em água quente e envolva muito bem no preparado anterior.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria, escorra-as e leve a derreter no microondas cerca de 15 segundos. Envolva muito bem no preparado anterior e reserve.

3. Corte a torta em rodelas e disponha-as nas laterais de uma forma de abertura lateral e no fundo coloque rodelas mais finas. Verta depois o creme na forma e leve ao frio durante 2 horas. Decore a gosto ou como vê na foto.

11. Comentários