Clique nas setas

1. Juliana de peru no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte os bifes de peru em tiras finas. Lave os cogumelos, seque-os e corte-os em fatias finas. Corte igualmente a couve em tiras finas, lave-as e escorra-as. Descasque as cenouras e os alhos, rale as cenouras e pique os alhos.

2. Leve ao lume uma frigideira com metade do azeite, deixe aquecer, junte as tiras de peru e deixe-as cozinhar até ficarem douradinhas. Retire, reserve, adicione o resto do azeite e os alhos picados à mesma frigideira, deixe aquecer, junte todos os legumes, misture e deixe cozinhar até ficar sem líquido. Adicione novamente a carne, tempere com sal e pimenta e misture.

3. Deite a mistura para um pirex ou tabuleiro de louça, regue com as natas, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante 20 minutos. Retire e sirva quente e decorado a gosto.

2. Arroz de forno com entrecosto

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Limpe e corte os pimentos em cubos. Descasque e corte as cenouras em meias-luas.

2. Num tacho, coloque um fio de azeite, os alhos e a cebola picados e o louro. Leve ao lume e deixe alourar.

3. Acrescente os pimentos e as azeitonas e deixe cozinhar mais um pouco. Regue depois com o vinho branco e deixe evaporar.

4. Junte a cenoura e a polpa de tomate e deixe cozinhar por cerca de 3 a 4 minutos. Adicione a água, retifique os temperos de sal e pimenta e deixe levantar fervura.

5. Acrescente o entrecosto e o arroz, baixe o lume para o mínimo e deixe cozinhar durante cerca de 7 a 8 minutos. Deixe repousar tapado durante 1 minuto, destape, junte coentros picados a gosto e a manteiga e sirva de imediato.

3. Salsichas no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite, junte a cebola picada e deixe refogar. Acrescente os alhos picados e os tomates, previamente cortados em cubos, e deixe cozinhar.

2. Junte as salsichas cortadas ao meio e as batatas-doces em cubos e misture. Cozinhe por cerca de 2 minutos, retire do lume e reserve.

3. Unte uma assadeira com um pouco de manteiga e deite nela a mistura anterior. Polvilhe com o queijo mozarela e o parmesão e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºc, durante 15 minutos ou até o queijo derreter.

 

4. Perninhas de Frango no Forno com Batata Doce

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 40 minutos
Doses: 4 porções

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque a cebola e os alhos, corte a cebola em meias-luas finas e pique os alhos. Deite-a para um prato de forno, junte as perninhas de frango e tempere com sal, o tomilho, o azeite e a cerveja, misture bem e deixe repousar cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando.

2. Descasque as batatas e as cenouras, corte tudo em palitos grossos, lave e deixe escorrer.

3. Ligue o forno a 180º C. Leve o frango ao forno durante 10 minutos. Retire, junte as batatas, temperando-as com sal e a cenoura, misture bem com o molho e leve ao forno por mais 30 minutos. Sirva quente.

 

5. Asas de frango no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Numa tigela, misture o pó da sopa de cebola com a maionese e a mostarda até ficar tipo uma papa.

2. Tempere ligeiramente as asas de frango com sal, depois barre-as com a mistura anterior e coloque-as num tabuleiro de louça ou pirex.

3. Leve ao forno durante 40 minutos, retire e sirva quente, polvilhado com cebolinho ou salsa picada.

6. Carne picada no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as cebolas e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte o louro e o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha. Adicione a carne picada e deixe cozinhar mexendo bem até a carne ficar douradinha.

2. Junte o tomate picado com o molho e os orégãos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a carne ficar quase sem molho.

3. Descasque as batatas, corte-as em cubos, leve-os a fritar em óleo quente até ficarem bem douradinhos, retire e deixe escorrer. Deite a carne cozinhada para um tabuleiro de louça ou pirex, rejeite o louro, espalhe em cima as batatas fritas e regue com o bechamel. Polvilhe com o pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante 20 minutos. Sirva quente decorado a gosto.

7. Lombo de porco no forno com cebolinhas novas e batatinhas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos + tempo para marinar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque o lombo num tabuleiro e tempere-o com os dentes de alho picados, o vinho branco, a folha de louro, o pimentão-doce, o ramo de salsa, o caldo de carne desfeito, sal e piripiri. Envolva bem e deixe marinar durante 30 minutos.

2. Ligue o forno a 180 graus. Descasque as cebolinhas e as batatas, junte-as ao tabuleiro, regue com o azeite e adicione a margarina em pedacinhos sobre a carne. Leve depois ao forno durante 50 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho e com um pouco de água se começar a ficar muito seco. Vire a carne pelo menos uma vez.

3. Retire do forno e sirva a carne fatiada com as batatas e as cebolas.

8. Lasanha de carne

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 4pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e pique finamente a cebola e a cenoura. Retire os filamentos do aipo e pique-o também finamente. Reserve.

2. Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite, junte os legumes anteriores e deixe saltear alguns minutos. Acrescente a folha de louro e a carne picada e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando.

3. Regue com o vinho, deixe evaporar e tempere com sal, pimenta, a canela e a noz-moscada. Acrescente o tomate pelado, retifique os temperos e deixe cozinhar até o molho ficar espesso.

4. Pincele uma forma ou tabuleiro com azeite e coloque uma camada de folhas de massa. Disponha por cima uma camada de carne, cubra com um pouco de molho bechamel e polvilhe com uma parte dos queijos mozarela e parmesão. Repita as camadas, terminando com uma camada de molho bechamel e queijo. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 20 minutos.

9. Massada de carne em tabuleiro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com água, o louro, sal e 2 dentes de alho descascados. Deixe ferver, junte as ervilhas e as cenouras e coza os legumes, durante 5 minutos. Escorra, passe-os por água fria e deixe escorrer bem.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola e os restantes alhos picados e aloure-os. Coza a massa em água a ferver, temperada com sal, depois escorra-a, passe-a por água fria e deixe escorrer novamente.

3. Dissolva a farinha num pouco do leite e leve o restante leite ao lume, num tacho com a manteiga. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta e deixe ferver. Adicione a farinha dissolvida e mexa sempre até engrossar, depois retire do lume e reserve.

4. Coloque a carne, grosseiramente picada, numa tigela grande e envolva-a com a massa, as ervilhas e a cenoura. Tempere com cominhos, sal e pimenta e deite para um tabuleiro de louça ou pirex. Regue com o molho anterior e polvilhe com um pouco de queijo ralado. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, até que fique dourado. Sirva a massada decorada com pimentos morrones e azeitonas.

10. Rolinhos de carne com queijo e espinafres

Veja aqui o video.

 

Comentários