10 receitas de cheesecake
Clique nas setas
1. Cheesecake com mirtilos
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 8 pessoas
Ingredientes:
- 250 g bolachas Maria
- 200 g queijo creme
- 100 g Margarina
- 4 dl natas
- 1 lata de leite condensado
- 8 folhas de gelatina
- Óleo para untar
Instruções:
1. Faça o molho: deite os mirtilos num tacho, junte o açúcar, misture e leve ao lume brando, mexendo de vez em quando, até ficar com a textura de compota. Retire do lume e deixe arrefecer.
2. Triture as bolachas até ficarem em pó e deite numa tigela. Derreta a margarina, adicione à tigela e envolva até obter um género de areia grossa. Deite numa forma de fundo amovível, pressione de modo a forrar bem o fundo e unte as laterais com óleo.
3. Demolhe as folhas de gelatina em água. Numa tigela, bata o leite condensado com o queijo-creme e, numa tigela à parte, bata as natas em chantili bem firme. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver, adicione à tigela do leite condensado, mexa, depois junte o chantili e envolva. Deite na forma por cima da base de bolacha, alise, leve ao frio e deixe solidificar. Na fora de servir, desenforme e regue com o doce de mirtilos.
2. Cheesecake de bolacha negra
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 200 g de bolacha de chocolate com recheio ”tipo oreo”
- 250 g de queijo mascarpone
- 250 g de açúcar
- 5 dl de natas
- 2 colheres (sopa) de ”toping” de chocolate
- Mini bolacha de chocolate com recheio ”tipo oreo” para decorar
Instruções:
1. Para preparar esta receita de cheesecake, triture as bolachas na picadora, espalhe pelo fundo de uma tarteira quadrada e pressione bem para fazer a base.
2. De seguida, bata as natas com o açúcar por cerca de 3 minutos e depois envolva aos poucos com o queijo mascarpone. Coloque o creme de queijo sobre a base de bolacha e leve ao frio durante 3 horas.
3. Decorrido o tempo indicado, desenforme com cuidado, corte em quadrados e decore com o topping de chocolate e mini bolachas de chocolate.
3. Cheesecake de limão no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Doses: 8 pessoas
Ingredientes:
- 100 g bolachas a gosto
- 75 g Margarina
- 300 g queijo ricota
- 200 g queijo creme
- 125 g açúcar em pó
- 0,8 dl sumo de limão
- 3 colheres (chá) de raspa de limão
- 1 ovo
- 1 clara
- Manteiga para untar
- Papel vegetal para forrar
Instruções:
1. Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte ligeiramente com manteiga uma forma de mola de 18cm e forre-lhe a base com papel vegetal.
2. Esmague as bolachas, amasse-as com margarina derretida e comprima a mistura no fundo da forma. Leve 30 min ao frigorifico.
3. Com a batedeira, bata os queijos com o açúcar, o sumo de limão e 3 colheres de chá de raspa de limão até obter um creme homogéneo. Sem parar de bater, junte-lhe depois o ovo e a clara de ovo.
4. Deite na forma e polvilhe com a restante casca de limão. Leve ao forno a cozer 45 min de forma a deixar o centro ligeiramente mole.
5. Deixe arrefecer e leve ao frigorifico, pelo menos 5 horas antes de servir.
4. Cheesecake de coco e chocolate

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 12 pessoas
Ingredientes:
- 400 g bolachas de coco
- 200 g chocolate tablete
- 200 g queijo creme
- 150 g açúcar
- 100 g coco ralado
- 100 g Manteiga
- 100 g de queijo ricota
- 7 folhas gelatina
- 3 dl de natas
- 1 dl de leite
- 1 pacote de leite de coco
Instruções:
1. Triture as bolachas, coloque-as numa tigela e adicione a manteiga previamente derretida e amasse tudo.
2. Forre uma forma de fundo amovível com a mistura da bolacha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Depois, retire e deixe arrefecer.
3. Numa tigela, prepare o creme de natas. Bata bem as natas, incorpore o açúcar e bata mais um pouco. Junte os queijos e mexa bem. Derreta as folhas de gelatina previamente demolhadas e envolva no preparado com o leite de coco, misture tudo.
4. Coloque metade da mistura na forma e leve ao frio por 30 minutos. Retire do frio e espalhe por cima do creme o chocolate derretido com o leite em banho-maria, e leve ao frio mais 15 minutos.
5. Retire novamente do frio e adicione o resto do preparado do creme de natas, alise e leve ao frio por 30 minutos. Por fim, desenforme e cubra com coco ralado.
5. Cheesecake de frutos vermelhos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 200 g de frutos vermelhos
- 250 g de açúcar
- 200 g de queijo mascarpone
- 150 g de bolacha Maria
- 100 g de manteiga
- 50 g de framboesas frescas
- 0,4 L de natas
Instruções:
1. Para preparar esta receita de cheesecake, triture a bolacha maria e envolva bem com a manteiga e 50 g do açúcar, criando assim a base. Forre o fundo de uma forma com este preparado e reserve.
2. Bata o queijo mascarpone com as natas e 100 g do restante açúcar até ficar um creme consistente. Deite sobre a base de bolacha e leve ao frio por cerca de 2 horas.
3. Leve ao lume uma frigideira com o restante açúcar e os frutos vermelhos e deixe cozinhar, mexendo, até obter um doce. Retire, deixe arrefecer e depois espalhe sobre o creme de queijo. Leve ao frio por mais 1 hora e depois desenforme e sirva decorado com as framboesas.
6. Cheesecake de amêndoa e laranja no forno
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 25 minutos
Doses: 10 pessoas
Ingredientes:
- 150 g de amêndoa moída
- 150 g de farinha
- 150 g de açúcar
- 100 g de manteiga
- 450 g de queijo ricotta
- 350 g de queijo creme
- 200 g de açúcar
- 4 Ovos
- 1 laranja
- 1 colher (sopa) de farinha
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- Açúcar em pó para polvilhar
Instruções:
1. Para preparar esta receita de cheesecake, comece pela base: deite a amêndoa numa tigela, junte a farinha, o açúcar e a manteiga e amasse muito bem. Deite numa forma de fundo amovível, pressione e leve ao forno pré-aquecido a 160°C durante 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.
2. O recheio: raspe a casca e esprema o sumo à laranja. Numa tigela, bata o açúcar com os ovos, adicione o queijo ricotta, o queijo creme e a essência de baunilha e bata mais um pouco. Dissolva a farinha num pouco de água, junte ao preparado e misture bem. Adicione então a raspa e o sumo da laranja e envolva com umas varas.
3. Verta a mistura anterior na forma sobre a base, alise com uma espátula e leve ao forno pré-aquecido a 150°C durante cerca de 1 hora. Verifique se está bem cozido, retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó e decorado a gosto.
7. Cheesecake de leite condensado
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 200 g bolachas Maria
- 200 g açúcar
- 150 g queijo mascarpone
- 100 g Manteiga
- 1 lata de leite condensado cozido
- 4 dl natas
- 4 folhas de gelatina
Instruções:
1. Triture as bolachas, deite numa tigela, junte a manteiga derretida e misture bem. Deite numa forma de abrir e pressione com uma colher de modo a cobrir o fundo com uma base homogénea.
2. Demolhe 3 folhas de gelatina em água fria. Deite as natas numa tigela, adicione o açúcar e o queijo mascarpone e misture bem. Escorra e derreta as folhas de gelatina, no microondas sem deixar ferver. Adicione à tigela e mexa. Deite na forma sobre a base de bolacha, alise e leve ao frio até solidificar.
3. Demolhe a restante folha de gelatina, escorra, leve a derreter, junte ao leite condensado cozido e mexa bem. Espalhe sobre o creme na forma e leve novamente ao frio até solidificar. Depois retire, desenforme e sirva decorado a gosto.
8. Cheesecake de chocolate e hortelã
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 55 minutos
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 250 g bolacha maria
- 200 g chocolate negro
- 150 g queijo mascarpone
- 130 g açúcar
- 60 g Manteiga
- 3 dl natas
- 6 folhas de hortelã picadas
- 3 folhas de gelatina
Instruções:
1. Parta a bolacha Maria em pedaços e coloque numa tigela. Leve ao lume a manteiga e deixe derreter, junte à bolacha Maria e triture muito bem. Coloque no fundo de uma tarteira de abertura lateral e espalhe bem, de forma a cobrir o fundo todo.
2. Deite as natas numa tigela, junte o açúcar e bata bem até ficarem fofas e volumosas, junte o queijo mascarpone e a hortelã picada e envolva.
3. Demolhe as folhas de gelatina, escorra-as e leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver. Adicione um pouco de raspas de chocolate ao preparado das natas, depois as folhas de gelatina e misture bem. Verta por cima da base de bolacha e leve ao frio cerca de 3 horas. Derreta o restante chocolate e regue por cima. Decore a gosto e sirva.
9. Cheesecake de maracujá e aveia
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 200 g de polpa de maracujá
- 200 g de queijo mascarpone
- 150 g de flocos de aveia
- 250 g de açúcar
- 100 g de manteiga
- 0,4 L de natas
Instruções:
1. Para preparar esta receita de cheesecake, numa taça, coloque os flocos de aveia, a manteiga e 50 g do açúcar e envolva muito bem de forma a ficar tudo ligado. Forre o fundo de uma forma ou tarteira com esta massa, pressionando bem com os dedos.
2. Bata o queijo mascarpone com as natas e 100 g do restante açúcar até obter um creme consistente. Deite-o sobre a base de aveia, alise com uma espátula e leve ao frio por cerca de 2 horas.
3. Passado o tempo indicado, coloque a polpa de maracujá numa frigideira com o restante açúcar, leve ao lume e deixe cozinhar cerca de 5 minutos ou até ficar um género de doce de maracujá. Retire e deixe arrefecer.
4. Depois de desenformar o cheesecake, espalhe o doce de maracujá sobre o creme branco e sirva de seguida com decoração a gosto.
10. Cheesecake Califórnia
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 600 g de queijo fresco
- 200 g bolacha maria
- 100 g Manteiga
- 150 g açúcar
- 60 g açúcar mascavado
- 3 Ovos
- 1,5 dl natas
- 1 colher (sopa) de sumo de limão
Instruções:
1. Coloque as bolachas numa picadora e triture-as bem.
2. Numa tigela, adicione a manteiga previamente derretida e junte as bolachas trituradas, misture tudo muito bem.
3. Forre a tarteira com esta massa, até que fique bem distribuído. Noutra tigela, bata os ovos e os açúcares até obter um creme, junte o queijo fresco escorrido e as natas em fio e vá mexendo sempre. Depois, misture o sumo de limão e envolva bem.
4. Verta o preparado para a tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 150ºC, cerca de 1 hora e 15 minutos. Retire e decore.
> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter, Pinterest, TiktTok e no Instagram
Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!