Clique nas setas

A TeleCulinária escolheu 10 receitas de família para preparar aí em casa 😉 São mesmo de perder a cabeça! Escolha uma das nossas sugestões: Doce da família; Bolo de família com frutos; Bacalhau de família; Bolo de família com sultanas e nozes; Bacalhau do pai; Doce da mãe; Pescada das tias; Bolo da avó; Bolo da Tia Francisca; Bolo dos primos.

1. Doce da família

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Num tacho, deite as gemas, o açúcar e a água, mexa e leve depois ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, deite de imediato para uma tigela e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.

2. Numa tigela, bata as natas em chantilly, junte depois o queijo creme e o leite condensado e bata novamente até ficar uma mistura homogénea. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as no preparado.

3. Pique as bolachas até ficarem em pó, reserve um pouco, junte o resto à mistura anterior e envolva mais uma vez. Leve ao frigorífico até ficar bem fresco e, na hora de servir, deite o doce de ovos por cima, mexa ligeiramente com uma colher, polvilhe com a bolacha que reservou e sirva decorado a gosto.

 

2. Bolo de família com frutos – Receita original do Chefe Silva

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe-a com farinha.

2. Pique os frutos secos e cristalizados em pedaços. Numa tigela à parte misture a farinha com o açúcar, junte os ovos previamente batidos, o leite, a manteiga derretida, o vinho do Porto, o bicarbonato, sumo e raspa de laranja e mexa muito bem até obter uma massa homogénea.

3. Passe a fruta por farinha e junte-a à massa. Verta para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 50 minutos.

3. Bacalhau de família

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora + tempo de demolhar
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descongele ou demolhe o bacalhau e coza-o em água com 1 folha de louro e coentros. Ferva 8 dl do caldo de cozer o bacalhau e junte a farinha maisena dissolvida num pouco de água fria, mexendo sempre até que engrosse. Retire do lume, rectifique o sal e tempere com noz-moscada e pimenta.

2. Descasque e lave as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias luas e pique os alhos. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola, os alhos e a outra folha de louro e deixe refogar até começar a ficar douradinho. Junte o bacalhau lascado sem pele e espinhas, adicione também a batata palha e envolva muito bem.

3. Adicione o molho que preparou e coentros picados, envolva, deite num tabuleiro, alise, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que fique douradinho. Sirva decorado a gosto e acompanhe com salada.

4. Bolo de família com sultanas e nozes

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte uma forma de bolo inglês com margarina, forre com uma folha de papel vegetal, unte novamente e polvilhe com farinha. Coloque a demolhar em água quente as sultanas e o miolo de noz previamente picado. Ligue o forno a 180 graus.

2. Numa tigela, bata bem a margarina com o açúcar, adicione depois as gemas e bata novamente muito bem. Adicione o leite em fio e batendo sempre, junte a farinha, a farinha maisena, a canela e o fermento e bata muito bem. Adicione as claras batidas em castelo e envolva suavemente. Escorra as sultanas e as nozes, coloque-as numa tigela, polvilhe-as com um pouco de farinha, envolva, junte ao preparado e envolva suavemente.

3. Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante 50 minutos. Se começar a ficar muito corado, cubra com uma folha de papel vegetal. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó.

5. Bacalhau do pai

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de demolhar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe atempadamente o bacalhau. No dia, leve-o a cozer em água com as folhas de louro, escorra-o, deixe-o amornar, retire-lhe as peles e as espinhas e lasque-o finamente. Passe 1 L do caldo pelo passador de rede e reserve.

2. Descasque e lave a cebola e corte-a em meias luas. Arranje e lave os alhos franceses e corte-os em rodelas finas. Descasque e lave as cenouras e rale-as. Aqueça o azeite num tacho ao lume, adicione a cebola e deixe refogar até que fique macia. Junte depois o alho francês e a cenoura e deixe saltear bem até que tudo fique macio. Deite numa tigela grande, adicione o bacalhau desfiado e a batata palha e envolva.

3. Deite metade do caldo de cozer o bacalhau que reservou num tacho e leve ao lume até ferver. Dissolva a farinha maisena no restante caldo, junte ao tacho e mexa sempre até engrossar. Tempere com pimenta e noz-moscada, retire do lume, adicione à tigela com a mistura do bacalhau, envolva e deite num tabuleiro. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que fique douradinho. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

6. Doce da mãe

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta o chocolate para uma tigela, junte a manteiga, leve a derreter em banho-maria, retire e mexa. Numa tigela, bata as gemas com 60 g do açúcar, junte o chocolate derretido e envolva bem.

2. Bata as claras em castelo, junte ao preparado anterior, envolvendo delicadamente, e leve ao frigorífico durante 20 minutos. À parte, bata as natas com o açúcar até ficarem firmes.

3. Escorra o ananás, reserve a calda, e corte o ananás em pedaços pequenos. Passe os palitos de champanhe pela calda e coloque-os no fundo de um tabuleiro ou pirex quadrado ou rectangular. Faça depois camadas alternadas de ananás, creme de chocolate e natas batidas. Polvilhe com raspas de chocolate e sirva fresco.

7. Pescada das tias

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta pescada das tias, descasque, lave e corte as batatas em cubos. Leve-as a fritar em óleo bem quente, escorra-as e deixe arrefecer.

2. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias-luas e pique os dentes de alho. Refogue-os em azeite quente, mexendo de vez em quando até ficar douradinho. Adicione o tomate picado e deixe refogar mais um pouco. Retifique os temperos.

3. Coza os medalhões e o miolo de camarão em água com sal, depois escorra e reserve. Junte as batatas, o peixe e o camarão ao preparado do tomate, envolva bem e disponha num pirex, polvilhe com o queijo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC a gratinar e ficar douradinho. Retire e sirva a gosto.

8. Bolo da avó

Veja aqui o video.

9. Bolo da tia Francisca

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte a forma com a margarina, polvilhe com farinha e ligue o forno a 180ºC. Numa tigela, junte a margarina, a raspa de limão, o açúcar e bata tudo muito bem. Depois adicione os ovos um a um batendo sempre muito bem em cada adição.

2. Por fim, junte o fermento e a farinha aos poucos, batendo sempre bem. Verta o preparado para a forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.

3. Espete um palito para verificar se está cozido. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer e depois corte o bolo em dois no sentido horizontal.

4. Barre a primeira rodela com o leite condensado cozido adicione a segunda rodela e barre de novo. Por último barre toda a superfície do bolo com o restante leite condensado e polvilhe com açúcar em pó.

10. Bolo dos primos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Forre uma forma com papel vegetal e ligue o forno a 180 graus. Numa tigela, bata a margarina amolecida com 160 g do açúcar até ficar um creme liso. Adicione os ovos, um a um e batendo sempre, junte depois o leite, a farinha e o fermento e bata muito bem. Numa tigela à parte, misture os restantes 40 g do açúcar com a canela.

2. Deite metade da massa na forma, espalhe em cima metade das pepitas de chocolate e polvilhe com metade da mistura de açúcar e canela. Cubra com o resto da massa, espalhe o resto das pepitas e polvilhe com a restante mistura de açúcar e canela.

3. Leve ao forno durante 40 minutos, verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme, rejeite o papel vegetal e deixe arrefecer totalmente. Depois sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó.

 

Comentários