Clique nas setas

1. Douradinhos de peixe gratinados

Douradinhos de peixe gratinados

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as batatas, corte-as ao meio, lave-as e coza-as em água temperada de sal durante 20 minutos. Noutro tacho com água a ferver, coza os espinafres durante 2 minutos, depois escorra-os, passe-os por água fria e deixe-os escorrer novamente.

2. Ligue o forno a 180 graus. Escorra as batatas, reduza-as a puré, junte a margarina, mexa, junte o ovo batido e o leite, tempere com a pitada de noz-moscada e de pimenta e mexa muito bem.

3. Esprema muito bem os espinafres entre as mãos para retirar todo o excesso de água, espalhe-os no fundo de um tabuleiro de louça e coloque em cima os panadinhos, deite o puré para um saco de pasteleiro com boquilha frisada e disponha em montinhos à volta dos panadinhos. Depois junte o bechamel, polvilhe com o queijo ralado se gostar e leve ao forno até ficar douradinho. Retire e sirva quente decorado a gosto.

2. Receita de empadão de peixe com delícias do mar

Receita de empadão de peixe com delícias do mar

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite, junte os dentes de alho grosseiramente picados e deixe alourar. Adicione o peixe desfiado e as delícias do mar cortadas em pedaços e deixe cozinhar alguns minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta, regue com o vinho e deixe ferver.

2. De seguida, acrescente as natas e a salsa picada, mexa e deixe apurar. Retire e reserve.

3. Deite o puré de batata numa tigela e junte um pouco de sal, pimenta e noz-moscada. Acrescente o ovo e o queijo ralado e mexa até obter uma consistência homogénea.

4. Unte um pirex ou tabuleiro de loiça com azeite. Deite nele o preparado de peixe e cubra com o puré. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, durante cerca de 20 minutos ou até o empadão ficar bem dourado.

3. Escondidinho de bacalhau com grelos

escondidinho de bacalhau com grelos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite o bacalhau para um tacho, junte água até ficar bem coberto, leve ao lume, deixe ferver, desligue o lume e deixe o bacalhau arrefecer dentro da água. Retire a côdea à broa, coloque a côdea a demolhar em água morna, triture o miolo até ficar bem desfeito, junte-lhe 2 dl do azeite e misture.

2. Limpe os grelos, lave-os e deixe-os escorrer. Escorra o bacalhau, passe a água pelo coador para outro tacho, leve ao lume, deixe ferver, rectifique o sal, junte os grelos, deixe cozinhar até ficarem macios e depois escorra-os. Rejeite as peles e espinhas ao bacalhau e lasque-o finamente.

3. Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e pique os alhos. Deite tudo para um tacho, adicione o louro e o resto do azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione o bacalhau, misture, deixe cozinhar em lume brando, junte depois a côdea da broa escorrida e ligeiramente esmagada, adicione também os grelos bem espremidos e picados grosseiramente, misture, rectifique o sal e tempere com uma pitada de pimenta. Deite depois para um tabuleiro de louça ou pirex, espalhe, cubra com o miolo da broa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc até ficar bem douradinho. Sirva quente.

4. Empadão de peixe com batata doce

Empadão de peixe com batata doce

Veja aqui o video.

 

5. Peixe da tia Ana

Peixe da tia Ana

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque, corte as batatas em cubinhos, frite-os em óleo quente e escorra-as sobre papel absorvente. Elimine as espinhas e a pele ao peixe e desfie-o. Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias-luas e pique os alhos. Descasque os ovos cozidos e rale-os.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite. Quando estiver quente, junte a cebola e os alhos e deixe alourar. Retire a cebolada do lume, adicione o peixe e as batatas, tempere com sal e pimenta e envolva bem.

3. Misture a maionese com o bechamel e os ovos ralados. Deite o preparado de peixe e batata num tabuleiro de louça ou pirex e cubra-o com o creme anterior. Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºc, durante 15 minutos. Decore com a salsa picada e azeitonas e sirva de seguida.

6. Empadão de peixe com camarões

Empadão de peixe com camarões

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare o puré: descasque e corte as batatas em quartos. Coza-as em água temperada com sal, escorra e reduza a puré. Coloque num tacho e lume ao lume com o leite, a manteiga, sal, pimenta e noz-moscada. Mexa bem e retire do lume.

2. Descasque e pique a cebola e os alhos. Refogue-os num tacho com o azeite e o louro. Acrescente o peixe, deixe cozinhar, mexendo, e depois retire do lume. Retire o peixe, deixe arrefecer e depois desfie-o.

3. Adicione o tomate ao refogado e deixe o molho reduzir. Acrescente o camarão (reservando três unidades), o peixe desfiado, sal, pimenta e um pouco de picante, se quiser. Misture os coentros picados e retire do lume.

4. Espalhe metade do puré numa travessa, coloque por cima o preparado de peixe e cubra com o restante puré, deixando uma pequena parte no meio sem cobertura. Nessa abertura, disponha os camarões que reservou.

5. Pincele o empadão com os ovos batidos e leve ao forno, a 180ºc, até ficar tostado. Sirva de imediato.

7. Peixe cremoso no forno

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 50 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Limpe os alhos franceses, retire-lhes a parte verde, corte o resto em rodelas finas, lave-as e deixe-as escorrer. Descasque a cebola, os alhos e as cenouras, corte a cebola em meias luas finas, pique os alhos e rale a cenoura.

2. Deite a cebola e os alhos para um tacho, junte o azeite e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione o alho francês e a cenoura, mexa e deixe cozinhar, em lume brando, durante 15 minutos. Junte o peixe cozido lascado e misture.

3. Leve ao lume um tacho com a margarina, deixe derreter, junte a farinha, mexa bem e adicione o leite quente, aos poucos e mexendo sempre até ficar um molho cremoso e homogéneo. Tempere com sal e pimenta.

4. Junte a batata palha ao tacho do peixe, misture, junte metade do molho e envolva bem. Rectifique o sal, deite para um tabuleiro, espalhe bem e cubra com o resto do molho. Polvilhe com pão ralado, leve ao forno pré-aquecido a 180ºc até ficar douradinho e sirva quente e decorado a gosto.

 

8. Esparguete com peixe gratinado

Esparguete com peixe gratinado TeleCulinaria

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deixe descongelar os brócolos e corte-os em raminhos. Leve ao lume um tacho com 5 dl de água, tempere com sal, deixe ferver, junte os filetes e os brócolos, tape, deixe cozinhar 5 minutos e depois escorra bem. À parte, coza o esparguete em água temperada com sal, depois escorra-o, passe-o por água fria e deixe-o escorrer novamente.

2. Ligue o forno a 180 graus. Descasque e pique os dentes de alho, deite-os para uma frigideira, junte o azeite, leve ao lume e deixe aquecer. Adicione o peixe lascado grosseiramente e os brócolos, misture bem e retire do lume.

3. Espalhe o esparguete num tabuleiro de louça, junte por cima a mistura do peixe e dos brócolos, regue com o bechamel, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até ficar douradinho. Retire do forno e sirva de imediato.

9. Soufflé de peixe em tabuleiro

soufflé de peixe em tabuleiro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte um tabuleiro de louça com manteiga. Coza o peixe em água com sal, depois escorra-o e reserve. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola e os dentes de alho e deixe refogar mexendo de vez em quando. Junte depois a farinha, mexendo sempre e o leite em fio. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando até engrossar.

3. Separe as claras das gemas. Numa tigela à parte bata as gemas e junte ao preparado anterior em fio, mexendo sempre. Retire do lume, junte o peixe desfiado, a salsa picada e a noz-moscada. Retifique os temperos e envolva. Por fim bata as claras em castelo e misture delicadamente no preparado. Verta para o tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc cerca de 30 minutos. Retire e sirva a gosto.

10. Massada de peixe

Massada de peixe

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Limpe e corte os peixes em cubos de 1 centímetro. Depois lave os tomates e corte-os em rodelas.

2. Lave os pimentos, abra-os ao meio, retire membranas brancas e sementes e depois corte-os em tiras. Descasque e lave a cebola e corte-a em meias-luas.

3. Coloque um tacho com água ao lume, deixe ferver, adicione a massa e deixe cozer “”al dente””.

4. Coloque outro tacho ao lume com o azeite, a cebola e os pimentos e deixe cozinhar um pouco, depois, junte os peixes, tempere com sal e pimenta, regue com vinho branco.

5. De seguida adicione a massa cozida e já escorrida ao preparado do peixe e envolva cuidadosamente para não desfaze-lo.

6. Lave a malagueta e os coentros, pique-os, polvilhe sobre a massada de peixe e sirva quente.

Comentários