Clique nas setas

1. Pimentos padrón salteados com amêndoas torradas

Pimentos Padron Salteados com Flor e Amendoas

Na segunda feira, 19 de março, comemora-se o Dia do Pai. E porque gostamos muito deles preparamos um pequeno menu com 10 sugestões bem saborosas: Pimentos padron salteados com amêndoas torradas, Pastelinhos de polvo, Pica-pau de entremeada, Bacalhau à abadia, Caril de gambas à Nova deli, Picanha no forno ao alhinho, Arroz de pato, Semifrio de morango com caramelo, Mousse de chocolate clássica e Bolo batata-doce.

Prepara-lhe uma surpresa, ele merece…

Começamos com uns Pimentos padron salteados com amêndoas torradas. Dizem que «uns picam, outros não», esperemos que o pai goste deste petisco.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave e seque os pimentos padrón. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e deixe aquecer um pouco.

2. Junte os pimentos e deixe-os fritar, mexendo ou agitando a frigideira de vez em quando, até ficarem bem douradinhos.

3. Retire do lume, polvilhe com a amêndoa laminada, tempere depois com flor de sal e sirva quente. Pode acompanhar com fatias de pão.

2. Pastelinhos de polvo

Pastelinhos de polvo

E porque temos quase a certeza que os pais gostam de uma entradinha ou de um lanche antes do jantar, escolhemos uns Pastelinhos de polvo. São 50 minutos para prepará-los, mas vão valer a pena.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque a batata, coza-a em água temperada com sal, escorra-a e esmague-a. Descasque e pique a cebola roxa e o dente de alho. Pique também a malagueta e corte o polvo cozido em pedaços pequenos.

2. Numa tigela, misture a cebola, o alho, a malagueta, a salsa picada, a batata, a farinha, os ovos e o polvo e tempere com sal e pimenta. Leve ao frigorífico durante cerca de 1 hora.

3. Depois frite colheradas do preparado anterior em óleo bem quente e abundante até ficarem douradinhas. Deixe escorrer sobre uma folha de papel de cozinha e sirva como entrada ou acompanhe com arroz de feijão.

3. Pica-pau de entremeada

receita de pica-pau de entremeada

Continuamos na senda dos petiscos, mas porque sabemos que os pais gostam de acompanhar com uma cervejinha ou um bom vinho. Desta vez sugerimos um Pica-pau de entremeada. Vinte minutos é o tempo que precisa para fazer esta surpresa. Depois aproveite para pôr a conversa em dia como seu Pai.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte a carne em tiras, disponha-as numa tigela e tempere com sal e pimenta.

2. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, quando estiver quente junte a carne e deixe alourar. Retire a carne da frigideira e reserve.

3. Refresque a frigideira com o vinho branco, junte a manteiga, a mostarda e o molho inglês. Volte a adicionar a carne e deixe ferver. Retire, polvilhe com os pickles e sirva com as azeitonas.

4. Bacalhau à abadia

E dos petiscos passamos ao prato principal. Apesar do peixe nem sempre ser consensual, acreditamos que um bom bacalhau (quase) toda a gente gosta. Por isso arriscámos a colocar neste menu um Bacalhau à abadia. Pensamos que a imagem do prato fala por si só…

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

PARA O PURÉ DE BATATA

Instruções:

1. Corte as postas de bacalhau ao meio e frite-as em azeite bem quente, de ambos os lados. Retire e reserve. No mesmo azeite, aloure as cebolas laminadas e os dentes de alho finamente picados.

2. Prepare o puré: descasque as batatas, corte-as em pedaços e coza-as em água temperada com sal. Retire do lume, escorra, reduza a puré no passe-vite e depois envolva a manteiga e o leite. Retifique o sal e tempere com pimenta e noz-moscada.

3. Disponha o puré num recipiente de forno, forme uma pequena cova no centro e coloque primeiro a cebolada e depois o bacalhau. Cubra com a maionese e decore com os pickles picados e os pimentos morrone cortados em tiras. Leve ao forno, a 160ºC, para alourar durante 25 minutos.

5. Caril de gambas à Nova Deli

CARIL DE GAMBAS À NOVA DELI

O que também cai sempre bem são umas gambas e estas são com caril. Só temos uma palavra para as descrever: nhami!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Descasque, lave e pique as cebolas. Leve ao lume um tacho com o azeite, quando estiver quente junte a cebola e deixe alourar.

2. Lave e arranje os tomates e corte-o em cubos com cerca de 1 cm. Junte ao tacho e envolva.

3. Adicione o caril e de seguida as gambas, envolvendo. Regue com o leite de coco, tempere com sal e pimenta e deixe ferver até o molho engrossar. Retire e sirva acompanhado com arroz.

6. Picanha no forno ao alhinho

Picanha no forno ao alhinho

Passemos à carne e nada melhor do que começar com uma Picanha no forno ao alhinho, bem tenrinha e com todos os acompanhamentos que lhe fazem parte, como o feijão e a couve. Pensamos que os pais vão mesmo gostar.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

PARA O FEIJÃO
PARA A COUVE

Instruções:

1. Tempere a picanha com sal grosso e reserve. Coza a couve em água temperada com sal, escorra e reserve.

2. Prepare o feijão: descasque a cebola e o dente de alho. Retire a pele à linguiça e pique finamente o conteúdo juntamente com a cebola e os dentes de alho.

3. Coloque a mistura anterior num tacho, regue com o azeite, leve ao lume e deixe saltear tudo muito bem. Junte depois o feijão com o molho, deixe ferver e tempere com sal e pimenta. Retire do lume e reserve.

4. Depois de cozida, passe a couve por água, escorra e reserve. Descasque os dentes de alho indicados para a preparação da couve, pique-os finamente e aloure-os num tacho com o azeite, juntamente com o bacon cortado em cubinhos. Adicione a couve e deixe saltear muito bem. Retifique os temperos e retire do lume.

5. Aqueça o forno a 180 graus. Coloque a picanha na grelha do forno com a gordura virada para cima. Disponha o tabuleiro por baixo e deixe assar durante cerca de 35 minutos. Retire, corte em fatias e polvilhe com os alhos picados. Sirva com o feijão, a couve e arroz branco.

7. Arroz de pato

Receita de arroz de pato

E um Arroz de pato cai sempre bem. Douradinho, com chouriço e bacon, é impossível não gostar. Surpreenda o seu pai com esta receita e depois conte-nos como foi.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o pato, corte-o em pedaços, lave-os bem e coza-os em água temperada de sal e grãos de pimenta juntamente com as cenouras, 1 cebola e 2 alhos descascados, o chouriço, o bacon e a folha de louro. Retire as cenouras, o chouriço e o bacon quando estiverem cozidos. Depois retire o pato, deixe-o amornar e desfie-o rejeitando pele e ossos.

2. Descasque e pique a restante cebola e alhos. Num tacho, aqueça o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que a cebola fique douradinha. Adicione o arroz, envolva bem, acrescente 1 L da água de cozer o pato a ferver e passada pelo passador de rede, retifique os temperos, tape e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 18 minutos.

3. Retire do forno, passe um garfo para soltar, junte o pato e envolva. Deite num tabuleiro, coloque por cima o bacon em fatias, o chouriço e as cenouras em rodelas e sirva.

 

8. Semifrio de morango com caramelo

Semifrio de morango com caramelo

Bem sabemos que não há nada mais doce que os miminhos do pai, por isso, na hora de retribuir, decidimos dar-lhe uma ajuda a preparar uma sobremesa bem docinha. É um Semifrio de morango com caramelo, leva 35 minutos a fazer e é uma delícia.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de arrefecer e de frio
Doses: 7 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Para preparar esta receita de semifrio, prepare a gelatina de morango como indica a embalagem mas utilizando apenas a quantidade de água para uma saqueta. Depois deixe-a arrefecer sem deixar solidificar.

2. Triture as bolachas integrais até ficarem tipo pão ralado, deite para uma tigela, junte a margarina amolecida e o caramelo líquido e misture bem. Deite numa forma de abrir, espalhe, pressione com uma colher e leve ao frio.

3. Deite os iogurtes para uma tigela, adicione o leite condensado magro e misture. Junte depois a gelatina de morango, mexa bem, verta dentro da forma sobre a base de bolacha e leve ao frio até solidificar. Antes de servir, passe os rebordos da forma por água quente, desenforme com cuidado e decore com morangos.

9. Mousse de chocolate clássica

Mousse de Chocolate

Mais um doce para o pai, desta vez uma Mousse de chocolate clássica. Chocolate é chocolate e é raro quem não gosta, por isso arriscamos esta receita que se prepara em 25 minutos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Para preparar esta receita de mousse de chocolate, parta o chocolate em pedaços para dentro de uma tigela, junte a manteiga e leve a derreter em banho-maria ou no micro-ondas sem deixar ferver.

2. Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo, adicionando 150 g do açúcar aos poucos. Reserve. Junte o restante açúcar ao chocolate e mexa. Adicione as gemas e bata novamente muito bem. Junte depois as claras batidas e envolva suavemente.

3. Verta a mousse para uma taça e leve ao frio até solidificar. Retire e sirva a mousse de chocolate decorada a gosto, por exemplo com chantilly e morangos frescos.

10. Bolo de batata-doce

Bolo de batata-doce

E porque também nos preocupamos com a linha dos nossos pais sugerimos este bolo de batata-doce, que leva também coco.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Descasque as batatas-doces, coza-as em água, escorra-as bem, reduza-as a puré ainda quentes e deite numa tigela.

2. Junte depois as gemas, o açúcar e a manteiga e misture. Adicione também a farinha, o fermento, o leite de coco e o coco ralado e envolva muito bem. Bata as claras em castelo e incorpore no preparado anterior, mexendo delicadamente.

3. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Deite a massa na forma e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, durante cerca de 40 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó e coco ralado.

 

Só nos resta desejar a todos os pais um excelente Dia.

 

 

11. Comentários