Início Blog Agenda & Notícias 10 receitas de empadão

    10 receitas de empadão

    Clique nas setas

     

    1Empadão de bacalhau e grelos

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 50 minutos
    Doses: 5 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Lave as batatas, corte-as ao meio e leve a cozer em água com sal. Depois escorra-as, retire-lhes a pele e reduza-as a puré. Junte a maionese, o leite, a noz-moscada, sal e pimenta. Misture bem e reserve.

    2. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias-luas e pique os dentes de alho. Coloque num tacho e refogue em azeite. Junte as migas de bacalhau e deixe cozinhar mais um pouco até ficarem com o aspeto de cozinhadas. Retire e reserve.

    3. Arranje e lave os grelos e coza-os em água com sal. Escorra e reserve. Num pirex disponha metade do puré, os grelos, o preparado de bacalhau e por fim o restante puré. Pincele com a mistura da gema e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc até ficar douradinho. Retire e sirva decorado a gosto.

    2Empadão de salsichas

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 50 minutos
    Doses: 5 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Descasque as batatas, corte-as ao meio, lave-as e coza-as em água temperada de sal durante 20 minutos. Depois escorra-as, reduza-as a puré com o passevite, junte a margarina, mexa, junte o 1,5 dl de leite e misture bem.

    2. Escorra as salsichas e corte-as em rodelas. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe-o aquecer, junte as rodelas de salsicha e deixe cozinhar até ficarem bem douradinhas.

    3. Numa tigela, bata os ovos com a salsa, tempere de sal e pimenta, junte as 4 colheres (sopa) de leite e mexa bem. Adicione às salsichas e deixe cozinhar mexendo até os ovos ficarem bem cozinhados mas cremosos. Retire do lume.

    4. Ligue o forno a 200 graus. Deite, num tabuleiro, metade do puré em camada, disponha em cima a mistura dos ovos com as salsichas, cubra com o resto do puré e alise. Espalhe em cima a maionese, polvilhe com o pão ralado e leve ao forno até ficar bem douradinho. Sirva quente.

    3Empadão de atum e camarão

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 60 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Lave as batatas, corte-as ao meio e leve-as a cozer com a pele em água temperada de sal. Escorra-as, retire-lhes a pele, passa-as pelo passevite, deite numa tigela, junte o 1,5 dl de leite e a manteiga, tempere com noz-moscada e pimenta e mexa muito bem até ficar um puré.

    2. O recheio: descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Aqueça o azeite num tacho, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar até que fique douradinho. Junte os camarões previamente descongelados, mexa, adicione o atum escorrido desfeito e a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta, mexa e deixe saltear bem. Retire do lume, polvilhe com salsa picada e envolva.

    3. Deite metade do puré de batata num tabuleiro de forno ou pirex, espalhe por cima o recheio, cubra com o resto do puré, alise e pincele com a gema misturada com as 2 colheres (sopa) de leite. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C até que fique douradinho, retire e sirva decorado a gosto. Acompanhe com salada.

    4Empadão de peixe e delícias do mar

    Veja aqui o video.

    5Empadão de alheira

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 60 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Lave as batatas, corte-as ao meio e leve-as a cozer com pele em água temperada com sal. Depois escorra-as, deixe-as amornar, retire-lhes a pele, passe-as pelo passevite, junte 1 colher (sopa) de manteiga e tempere com noz-moscada, sal e pimenta. Adicione depois o leite, mexa muito bem e reserve.

    2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Retire a pele às alheiras e corte-as em pedaços. Leve um tacho ao lume com a restante manteiga, deixe derreter, junte a cebola e os alhos e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinha. Adicione depois a alheira, um pouco de salsa picada e a água e mexa sempre, em lume brando, até que a alheira fique desfeita. Retire do lume.

    3. Deite metade do puré de batata para um tabuleiro de louça ou pirex, espalhe depois por cima a mistura da alheira, cubra com o restante puré e alise. Pincele com a gema batida e leve ao forno pré-aquecido a 200°C até que fique douradinho. Retire do forno e sirva decorado a gosto. No emprego, aqueça no microondas.

    6Empadão de Frango

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 60 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Pique a salsa finamente e misture-a com o puré de batata. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas finas e pique finamente os alhos. Deite-os para um tacho, junte a margarina, leve ao lume brando, tempere com sal e pimenta e deixe refogar até ficar macio.

    2. Adicione uma pitada de colorau, o caldo de galinha, a polpa de tomate e a farinha previamente dissolvida no vinho branco e deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo regularmente. Retire do lume, triture com a varinha, junte o frango assado desfiado e o sumo de limão, envolva e rectifique os temperos.

    3. Ligue o forno a 210 graus. Espalhe metade do puré num tabuleiro de louça ou pirex, espalhe por cima o preparado do frango, cubra com o resto do puré e alise. Pincele com o ovo batido e leve ao forno durante 10 minutos ou até ficar douradinho. Retire e sirva, se quiser acompanhado com salada.

    7Empadão de Bacalhau com Puré de Grão

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 40 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Coloque o grão numa tigela, junte 1 dl do leite, o azeite, os cominhos, a noz-moscada e sal. Reduza a puré com a varinha mágica, rectifique os temperos e reserve.

    2. Coza as postas de bacalhau juntamente com o restante leite durante 10 minutos. Escorra, retire-lhe a pele e as espinhas e lasque-o. Reserve o leite.

    3. Pique a cebola, refogue-a na manteiga, junte a farinha e mexa até ficar bem envolvida. Adicione aos poucos o leite que reservou, mexendo para não formar grumos. Deixe engrossar um pouco e depois junte o bacalhau. Misture os ovos picados com a salsa, as azeitonas e o tomate seco e envolva também no preparado. Tempere com sal e pimenta.

    4. Disponha o preparado anterior num recipiente de forno e cubra com o puré de grão, auxiliando-se de um saco de pasteleiro. Leve ao forno a 200°C durante 10 a 15 minutos.

    8Empadão de carne com puré de batata

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 40 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Para preparar este empadão de carne, descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve uma panela de pressão ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos, a folha de louro e o ramo de salsa ou coentros e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione tomate, a carne cortada em pedaços, o vinho branco e 4 dl de água, rectifique os temperos, feche e deixe ferver durante 40 minutos.

    2. Retire do lume, deixe sair o vapor, abra, retire a carne, deixe-a amornar e desfie-a muito finamente. Passe o caldo da panela pelo passador de rede, deite num tacho o que ficou no passador, junte 3 dl de caldo e a farinha maisena previamente dissolvida num pouco de água e leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, rectifique os temperos, junte a carne, misture bem e reserve.

    3. Faça o puré: lave as batatas, corte-as ao meio, coza-as com a pele em água temperada com sal, escorra-as, deixe-as amornar e retire-lhes a pele. Passe-as depois pelo passevite, adicione a manteiga e o leite quente, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e misture muito bem.

    4. Deite um pouco do puré num tabuleiro de louça, espalhe por cima a carne, cubra com o restante puré, alise, pincele com a gema misturada com o leite e disponha algumas rodelas de chouriço. Leve ao forno na função grill até que fique bem quente e douradinho e sirva decorado a gosto e acompanhado com salada.

    9Empadão de peixe com espinafres e broa

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 1 hora
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Descasque a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em gomos e pique os alhos. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar até a cebola ficar macia. Tempere com sal a pimenta.

    2. Adicione os espinafres e mexa até ficarem macios. Junte depois o peixe lascado, envolva, deixe cozinhar um pouco e rectifique os temperos.

    3. Descasque e coza as batatas em água temperada com sal, escorra-as, passe-as no passevite, adicione o leite e a manteiga e mexa até obter puré. Triture a broa em pedaços juntamente com os coentros.

    4. Num tabuleiro de louça ou pirex, deite metade do puré, espalhe por cima a mistura do peixe, cubra com o resto do puré, alise e disponha por cima a broa. Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC durante cerca de 15 minutos ou até ficar douradinho e sirva quente.

    10Empadão de vitela e cogumelos

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 1 hora
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Leve um tacho ao lume com o azeite, o louro, a cebola e os alhos picados, deixe aquecer, junte a carne picada, mexa bem e deixe cozinhar um pouco, mexendo sempre.

    2. Adicione o vinho branco, deixe cozinhar para evaporar o álcool, junte a polpa de tomate, envolva e deixe cozinhar mais 5 minutos. Tempere com sal, pimenta, o sumo de laranja e orégãos, mexa bem, adicione os cogumelos escorridos e deixe ferver. Rectifique os temperos.

    Faça o puré

    3. Descasque e coza as batatas em água temperada com sal, escorra-as e passe-as no passevite. Adicione o leite, mexendo sempre, junte a manteiga derretida, tempere com sal, pimenta e noz-moscada e mexa até obter um puré suave.

    4. Deite metade do puré num pirex ou tabuleiro, espalhe por cima a carne e cubra com o restante puré. Alise, pincele com a gema batida e leve ao forno a 180ºC ou no modo grill para dourar. Sirva com salada.