1. Prego no pão

Para muitos portugueses hoje começaram as férias e a praia é, quase sempre, a escolha mais provável. E porque lhe queremos facilitar a vida, juntámos 10 receitas que poderá levar para a praia, sem ter de se preocupar em regressar a casa na hora das refeições.

Prego no pão, Pãezinhos de cerveja com linguiça picante, Rissóis de bacalhau com camarão, Pastéis de bacalhau, Croquetes de carne, Empadas de galinha, Bolo de ouro, Bolo de cenoura e coco e duas águas aromatizadas são as receitas que lhe propomos.

Comecemos por um Prego no pão. Fáceis de fazer, estes preguinhos são uma delícia e saciam a fome num ápice.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

  1. Descasque a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em rodelas e pique os alhos. Limpe os bifes de gorduras e nervos, passe-os por água e corte-os ao meio. Tempere-os com o sumo do limão, os alhos, sal e pimenta.
  2. Leve ao lume uma frigideira com a manteiga, junte os bifes e deixe fritar de ambos os lados. Retire-os, junte a cebola à frigideira e deixe fritar. Retire do lume.
  3. Corte os pães ao meio, molhe a parte inferior no molho dos bifes e polvilhe com orégãos. Abane o pão para cair o excesso.
  4. Coloque metade de um bife e um pouco de cebola sobre cada metade de pão. Cubra com a parte superior, prenda com um palito de madeira e sirva com batatas chips.

2. Pãezinhos de cerveja com linguiça picante

Pode preparar estes pãezinhos de véspera, enquanto os filhos tomam os banhos e no dia seguinte levá-los para a praia. São um belo petisco.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de levedar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

  1. Coloque a cerveja numa tigela, amorne-a um pouco e dissolva o fermento. Disponha numa bancada a farinha com uma pitada de sal. Abra uma cavidade ao meio, junte o azeite, a cerveja e o fermento e amasse muito bem até ficar uma massa bem batida. Enrole a massa e coloque-a numa tigela polvilhada com farinha. Cubra com um pano húmido e deixe levedar até ficar com o dobro do volume.
  2. Retire a pele às linguiças, corte-as em rodelas e junte-as à massa.
  3. Junte o tomilho e amasse novamente muito bem.
  4. Divida porções de massa do mesmo tamanho, em forma de pães. Disponha num tabuleiro polvilhado com farinha e cubra com um pano húmido. Deixe levedar mais 30 minutos. Pincele com a mistura da gema e do leite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante 25 minutos. Retire, descole e sirva decorados a gosto.

 

3. Rissóis de bacalhau com camarão

Entre banhos sabe sempre bem ir petiscando qualquer coisa. Porque não um destes rissóis de bacalhau com camarão? São uma perdição.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 24 unidades

Ingredientes:

Para a massa:

Para o recheio:

Para panar

Instruções:

  1. Recheio: coza as postas de bacalhau, retire peles e espinhas. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho e refogue-os no azeite. Adicione o miolo de camarão descongelado e deixe cozinhar durante 1 minuto, mexendo sempre. Polvilhe com a sopa de marisco e a farinha, mexendo sempre. Regue com o leite, em fio, mexendo sempre.
  2. Junte o bacalhau, a salsa picada, sal e piripíri. Envolva muito bem, retire e deixe arrefecer. A massa: leve ao lume a água com a pitada de sal e a margarina e deixe ferver. Junte a farinha em forma de chuva, mexendo sempre até ficar uma bola.
  3. Retire e reserve, deixando amornar. Estique a massa numa bancada polvilhada com farinha, disponha uma colherada do recheio e dobre. Corte e reserve. Repita até acabar a massa e o recheio.
  4. Passe pelos ovos previamente batidos e por pão ralado. Leve a fritar de ambos os lados a gosto.

4. Pastéis de bacalhau

Neste vídeo de pouco mais de três minutos pode seguir passo a passo as indicações do Chef Miguel Mesquita. O resultado? Uns pastéis de bacalhau bem apetitosos para saborear na praia.

Veja o video.

5. Croquetes de carne

Ainda na senda dos salgados sugerimos agora um clássico: Croquetes de carne. Meia hora é o tempo que vai precisar para confecionar esta receita. Ora veja.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

  1. Para preparar estes croquetes de carne, pique a carne e reserve-a. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, a cebola e o alho picados, o leite e o piripiri e deixe refogar durante 5 minutos. Em seguida, adicione a carne e deixe cozinhar mais 6 minutos.
  2. Deite para uma tigela, deixe arrefecer, acrescente os ovos batidos, misture muito bem e depois adicione a farinha, mexendo, até obter uma pasta densa. Molde pequenos croquetes com a mistura, passe-os por 1 ovo batido e de seguida por pão ralado e frite-os em óleo bem quente. Retire-os e deixe-os escorrer.
  3. Misture a mostarda com a maionese, a salsa picada e a raspa do limão e sirva os croquetes com este molho. Pode também acompanhar com maionese simples ou de ervas.

6. Empadas de galinha

E mais um vídeo, desta vez com o Chef Pedro Sommer a ensinar-nos a confecionar umas empadas de galinha. E que boas são…

Veja o video.

7. Bolo de ouro

E porque nem só de salgados “vive o homem”, e um docinho cai sempre bem e os miúdos agradecem, fique agora com uma receita do Bolo de ouro, com as indicações em vídeo do Chef Luís Jesus. Vai ver como é fácil.

Veja o video.

8. Bolo de cenoura e coco

E porque só um bolo é pouco, pode optar por este de cenoura e coco, também com a ajuda do Chef Luís Jesus.

Veja o video.

9. Água aromatizada com laranja

E porque na praia é preciso estar bem hidratado, as duas receitas que se seguem vão dar um gosto especial à sua água.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 5 minutos + tempo de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

  1. Descasque o gengibre e corte-o em fatias. Corte também a laranja em fatias.
  2. Coloque os ingredientes anteriores numa garrafa, adicione o pau de canela e encha com água. Leve ao frio 15 minutos e depois sirva.

10. Água Aromatizada de Pepino

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 5 minutos + tempo de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

  1. Lave os ingredientes, corte-os em fatias finas e coloque-os numa garrafa.
  2. Encha com água e leve ao frio por cerca de 15 minutos, antes de servir.

 

Esperamos ter dado uma ajuda, desejamos-lhe continuação de boas férias!

Comentários