Clique nas setas

 

 

1. Massa à lavrador

massa à lavrador

Na TeleCulinária o que não falta são receitas com massa! 😀 Veja aqui as nossas sugestões: Massa à lavrador; Massa gratinada de frango e farinheira; Carne frita com massa; Salmão salteado com massa penne; Massa gratinada com peru; Massada de peixe à setubalense; Massada de tabuleiro; Massada de polvo; Penne de bacalhau; Massa meada com carne e legumes.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 55 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza o feijão numa panela com água abundante e sal, até ficar macio. Retire do lume e reserve.

2. Descasque as cebolas e os alhos, pique-os e refogue-os num tacho com azeite. Junte as carnes cortadas em pequenos pedaços e os enchidos em rodelas, tempere com pimenta, salsa e o louro e deixe saltear.

3. Adicione depois o feijão cozido com o caldo, a massa e a couve cortada em pedaços, retifique os temperos de sal e deixe cozer e apurar. Sirva quente.

2. Massa gratinada de frango e farinheira

massa gratinada de frango

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume uma panela com água, sal e um fio do azeite e deixe ferver. Junte a massa e deixe cozer pelo tempo de cozedura indicado na embalagem. Retire e escorra.

2. Tempere os peitos de frango com sal, pimenta e raspa de limão e aloure-os numa frigideira com o restante azeite. Retire, coloque num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc por cerca de 10 minutos.

3. Na mesma frigideira, acrescente a farinheira sem pele e leve a lume brando, deixando libertar a gordura.

4. Coloque a massa num pirex de forno, junte a farinheira, o frango cortado em fatias, o bechamel e as natas. Rectifique o sal, tempere com pimenta e envolva tudo. Polvilhe com o queijo parmesão e um pouco mais de raspa de limão e leve ao forno, a 200ºc, durante 8 minutos ou até gratinar.

3. Carne frita com massa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje a carne de porco, corte-a em cubos regulares, deite-os numa tigela e tempere-os com os dentes de alho picados, a folha de louro, a massa de pimentão, o vinho branco, sal e pimenta. Envolva bem e reserve.

2. Retire a courato ao bacon e pique-o. Descasque e lave a cebola e pique-a finamente. Num tacho ao lume, aqueça o azeite, junte a carne escorrida e deixe-a saltear bem até ganhar cor. Adicione depois a cebola e o bacon e deixe cozinhar mais um pouco até que a cebola fique douradinha. Junte então a marinada da carne e deixe cozinhar, acrescentando água aos poucos se necessário, até que a carne fique macia.

3. Num tacho à parte, coza a massa em água temperada com sal, depois escorra-a, passe-a por água fria e deixe-a escorrer bem. Adicione-a então ao tacho da carne, junte também os pickles, rectifique os temperos, envolva, retire do lume, polvilhe com salsa picada e sirva.

4. Salmão salteado com massa penne

salmão salteada com massa penne

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o salmão e corte-o em cubos regulares. Disponha-os numa tigela, tempere com os dentes de alho picados, o sumo e a raspa de limão, sal e pimenta. Reserve.

2.  Lave e lamine os cogumelos. Leve ao lume um tacho com água e sal, quando ferver junte a massa. Depois de cozida escorra, passe por água fria e reserve.

3. Arranje e lave os tomates e corte-os em quartos. Coza os espargos, escorra-os, passe por água fria e corte em pedaços.

4. Numa frigideira aqueça o azeite, junte o salmão, o tomate e os cogumelos e deixe saltear muito bem. Adicione os espargos e a massa, envolva e retire do lume. Sirva decorado com cebolinho ou a gosto.

5. Massa gratinada com peru

Massa gratinada com peru

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com água temperada de sal, deixe ferver, junte o macarrão, mexa até ferver e depois deixe cozer durante 12 minutos. Escorra e reserve a massa.

2. Corte os bifes de peru em tiras e tempere-as com sal e pimenta. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, junte as tiras de peru e deixe cozinhar até ficarem douradinhas. Adicione os cogumelos escorridos e os dentes de alho picados e deixe cozinhar durante mais 10 minutos, mexendo de vez em quando. Junte a salsa picada e envolva.

3. Deite metade da massa cozida num tabuleiro de louça ou pirex, espalhe em cima a mistura do peru e cubra com o resto da massa. Regue com o bechamel, polvilhe com o queijo mozzarella ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200°C até ficar douradinho. Retire e sirva quente polvilhado com mais salsa picada. Separe a dose para levar para o emprego e aqueça bem no microondas.

6. Massada de peixe à setubalense

Massada de peixe à setubalense

Veja aqui o video.

 

7. Massada de tabuleiro

Massada de tabuleiro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as cenouras, corte-as em cubinhos, coza-as em água com sal, retire e escorra bem.

2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Num tacho ao lume, aqueça o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe cozinhar até que fique douradinho. Adicione depois a carne picada, tempere com cominhos, sal e pimenta, mexa e deixe cozinhar até ganhar cor. Retire do lume e reserve.

3. Leve a massa a cozer em água temperada com sal até que fique ”al dente”, retire-a, passe-a por água e deixe escorrer bem. Dissolva a farinha num pouco do leite, leve o restante leite ao lume num tacho com a manteiga, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e deixe ferver. Adicione depois a farinha dissolvida, mexa sempre até engrossar, retire do lume e reserve.

4. Deite a mistura da carne numa tigela grande, junte a massa cozida, as ervilhas e a cenoura, envolva cuidadosamente e deite num tabuleiro de louça ou pirex. Regue com o molho que preparou, polvilhe com um pouco de queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180° C até que fique bem quente e douradinho. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

8. Massada de polvo

Massada de Polvo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque o polvo numa panela, cubra com água e deixe cozer até ficar macio. Retire para um prato e reserve a água da cozedura.

2. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho e aloure num tacho com o azeite. Junte a folha de louro e o chouriço sem pele e cortado em cubinhos e deixe saltear até começar a libertar gordura.

3. Acrescente o tomate, o vinho branco e cerca de 8 dl da água do polvo e deixe ferver. Tempere com sal e a malagueta cortada em pedacinhos, adicione a massa e deixe cozer durante 15 minutos, acrescentando mais água do polvo sempre que necessário.

4. Corte o polvo em pedacinhos e pique os coentros. Adicione-os à massa quando esta estiver cozida, envolva e sirva.

9. Penne de bacalhau

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza a massa em água durante cerca de 10 minutos ou conforme as instruções da embalagem. Deite o bacalhau num tacho, junte água até cobrir, leve ao lume, deixe ferver, apague o lume e deixe arrefecer um pouco. Depois escorra o bacalhau e lasque-o rejeitando peles e espinhas.

2. Descasque e pique finamente os dentes de alho e a cebola roxa. Lave os pimentos, retire-lhes as sementes e peles brancas e corte-os em cubos pequenos. Leve um tacho ao lume brando com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione depois os pimentos e deixe cozinhar mais 5 minutos. Junte então o bacalhau, o milho e as azeitonas escorridos, tempere com sal e pimenta, envolva e deixe cozinhar mais 2 minutos.

3. Escorra bem a massa cozida e deite-a numa tigela. Adicione a mistura anterior, envolva muito bem e sirva decorado com o tomilho. Se quiser, regue com um fio de azeite.

10. Massa meada com carne e legumes

massa meada com carne e legumes

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque a cebola e os alhos e pique-os. Corte a carne em pedaços pequenos, deite-os para um tacho, junte a cebola, os alhos, a folha de louro, o azeite e o vinho branco. Tempere com sal e pimenta, leve ao lume e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a carne ficar douradinha e quase sem molho.

2. Descasque as cenouras, corte-as em rodelas, adicione-as ao tacho e deixe cozinhar, acrescentando água aos poucos, até a carne ficar macia. Adicione depois o caldo de carne e 1 l de água, mexa e deixe ferver.

3. Junte então a massa meada desmanchada, mexa até ferver, adicione as ervilhas e deixe cozinhar até a massa ficar cozida. Retire do lume e sirva decorado a gosto.

Comentários