Início Blog Agenda & Notícias 10 receitas no forno para aquecer a casa!

    10 receitas no forno para aquecer a casa!

    Clique nas setas

    1Bolachas de gengibre

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 50 minutos
    Doses: 24 doses

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Deite a farinha numa tigela, junte o açúcar, a manteiga, a água, o ovo, a pitada de sal, o gengibre em pó, o cravinho, a noz-moscada, a erva-doce e o fermento. Misture bem até que fique uma massa homogénea.

    2. Estenda depois a massa numa bancada polvilhada com farinha deixando-a com cerca de 0,5 cm de espessura e corte-a em forma de estrela ou com outro cortador a gosto. Coloque-as em tabuleiros polvilhados com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos ou até que fiquem cozidas e douradinhas.

    3. Retire do forno, descole com uma espátula, deixe arrefecer e sirva. Para oferecer, utilize uma caixa decorada, como vê na foto.

    3Bacalhau de forno

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 75 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Lave as batatas e disponha-as num tabuleiro, polvilhe com sal e pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante 45 minutos. Depois retire e reserve.

    2. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho. Corte as cebolas em rodelas e pique os dentes de alho.

    3. Disponha o bacalhau num tabuleiro, por cima coloque os dentes de alho, as cebolas e as tiras de pimento morrone vermelhas. Regue com azeite, junte a folha de louro e leve ao forno durante 35 minutos até que fique assado. Depois retire, sirva com as batatinhas assadas e polvilhe com salsa picada.

    4Bolo de noz com ovos-moles

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 60 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Creme de ovos

    Instruções:

    1. Para o creme: num tacho junte a água com o açúcar e as gemas. Misture tudo muito bem e leve ao lume mexendo sempre até engrossar, sem deixar ferver. Retire do lume, deixe arrefecer e reserve.

    2. Unte uma forma com margarina e ligue o forno a 180ºc. Entretanto, triture a farinha com o miolo de noz.

    3. Para o bolo: numa tigela, bata os ovos adicionando o açúcar aos poucos batendo sempre muito bem até que fique um creme fofo e esbranquiçado.

    4. Junte o preparado da farinha e envolva suavemente. Verta para a forma e leve ao forno durante 40 minutos ou até que fique cozido. Espete um palito para verificar a cozedura. Desenforme, deixe arrefecer e regue com o molho.

    5Arroz de forno à moda de Lamego

    Veja aqui o video.

    6Farófias de forno

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 30 minutos
    Doses: 8 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Unte um pirex com manteiga e ligue o forno a 180 graus. Numa tigela, bata as claras em castelo bem firme, adicionando metade do açúcar aos poucos e batendo sempre.

    2. Disponha depois as claras batidas em colheradas no pirex, como vê na foto. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até que fiquem douradinhas por cima. Retire do forno e reserve.

    3. Deite o restante açúcar para um tacho, junte a água e as gemas, misture bem e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, passe pelo passador de rede, deite numa tigela e deixe arrefecer. Regue depois as farófias com este molho, polvilhe com canela em pó e amêndoa granulada torrada a gosto e sirva.

     

    7Entrecosto assado no forno com batatinhas

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 45 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1.Para preparar esta receita, arranje o entrecosto, corte-o em pedaços em coloque-os numa tigela.

    2. À parte, misture a massa de pimentão, o vinho branco, o sumo de laranja, o sumo de limão, os dentes de alho picados, a folha de louro partida e tempere com sal e pimenta. Junte esta mistura ao entrecosto, envolva bem e deixe marinar durante 1 hora.

    3.Ligue o forno a 170 graus. Disponha o entrecosto num tabuleiro de forno com metade da marinada, regue-o com o azeite e leve ao forno durante 15 minutos.

    4. Descasque e lave as batatas, corte-as em quartos, junte-os ao tabuleiro da carne, rectifique de sal e pimenta, envolva e deixe cozinhar aproximadamente 30 minutos, mexendo de vez em quando para que fique com uma assadura uniforme. Se necessário, vá regando com o resto da marinada.

    5. Quando estiver cozinhado, retire do forno e sirva polvilhado com salsa picada a gosto. Pode acompanhar com salada e gomos de laranja.

    8Cheesecake frutos vermelhos no forno

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 45 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Parta as bolachas e triture-as bem até ficarem com aspeto de raladas. Leve ao lume a manteiga a derreter, junte às bolachas e misture bem.

    2. Forre com a mistura das bolachas o fundo e as laterais de uma forma de aro amovível.

    3. Numa tigela bata os ovos com o leite condensado e o queijo-creme e disponha na forma, por cima da base de bolacha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos.

    4. Verifique a cozedura, retire do forno e desenforme. Deixe arrefecer. Disponha por cima o doce de frutos vermelhos e sirva decorado a gosto, por exemplo com framboesas frescas.

    9Lombo de salmão no forno

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo: 60 minutos
    Doses: 5 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1.Para preparar esta receita de lombo de salmão no forno, descasque e lave as batatinhas e separe os brócolos em raminhos. Leve-os a cozer separadamente em água temperada com sal. Escorra e reserve em local quente.

    2. Coloque o lombo de salmão num tabuleiro de forno, tempere com os dentes de alho picados, sumo de limão, o azeite, sal e pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 30 minutos. Retire do forno e coloque numa travessa com as batatinhas e os brócolos.

    3.Descasque a cebola e pique-a finamente. Coloque numa tigela, junte coentros picados e o molho do peixe que se formou no tabuleiro. Regue com mais um pouco de sumo de limão, misture bem e deite sobre o salmão. Decore a gosto e sirva.