Clique nas setas

1. Arroz Doce

O Outono chegou e com ele mais receitas deliciosas para preparar ♥ Sigam as nossas sugestões 😉 Aqui estão 10 receitas para fazer durante o Outono: Arroz doce; Frango da Avó; Bolo de café com nozes; Sopa de feijão; Maçãs assadas com calda de vinho tinto, mel e canela; Empadão de carne e puré de batata; Pudim de Laranja; Arroz de forno à moda de Lamego; Claras de forno com creme de ovos; Caldeirada de bacalhau.

Comecemos pelo arroz doce. Veja aqui o video.

2. Frango da avó

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje as pernas de frango, corte-as ao meio e coloque-as num tabuleiro. Descasque e lave os dentes de alho, pique-os finamente, deite-os numa tigela, junte o caldo de galinha em pedaços e o azeite e amasse bem. Adicione depois o sumo de limão e a paprica, tempere com sal e pimenta e misture bem.

2. Barre o frango com o preparado anterior, regue depois com a cerveja, junte por cima a margarina em pedacinhos e a folha de louro e deixe marinar durante 20 minutos.

3. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180ºC, regando de vez em quando com o próprio molho, durante cerca de 45 minutos ou até que as pernas de frango fiquem bem assadas. Retire do forno e sirva decoradas a gosto e acompanhadas com batatas fritas.

 

3. Bolo de café com nozes

Veja aqui o video.

 

4. Sopa de feijão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e corte em pedaços a batata e a cebola. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola e deixe refogar.

2. Adicione depois a batata e, de seguida, o feijão e um pouco de água. Deixe cozinhar.

3. Quando a batata estiver cozinhada, triture tudo até obter um creme e, se necessário, retifique a consistência.

4. Adicione a hortaliça cortada em pedaços, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva quente.

5. Maçãs assadas com calda de vinho tinto, mel e canela

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave as maçãs, descaroce-as com o descaroçador e coloque-as num tabuleiro. Polvilhe com o açúcar amarelo, junte 4 colheres (sopa) do vinho no fundo do tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC durante cerca de 25 minutos.

2. Entretanto, deite o restante vinho tinto, o mel e o pau de canela para um tacho, mexa e leve ao lume brando até reduzir para cerca de 1/3.

3. Retire as maçãs do forno, deixe-as amornar e sirva-as regadas com a calda de vinho tinto.

 

6. Empadão de carne e puré de batata

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este empadão de carne, descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve uma panela de pressão ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos, a folha de louro e o ramo de salsa ou coentros e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione tomate, a carne cortada em pedaços, o vinho branco e 4 dl de água, rectifique os temperos, feche e deixe ferver durante 40 minutos.

2. Retire do lume, deixe sair o vapor, abra, retire a carne, deixe-a amornar e desfie-a muito finamente. Passe o caldo da panela pelo passador de rede, deite num tacho o que ficou no passador, junte 3 dl de caldo e a farinha maisena previamente dissolvida num pouco de água e leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, rectifique os temperos, junte a carne, misture bem e reserve.

3. Faça o puré: lave as batatas, corte-as ao meio, coza-as com a pele em água temperada com sal, escorra-as, deixe-as amornar e retire-lhes a pele. Passe-as depois pelo passevite, adicione a manteiga e o leite quente, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e misture muito bem.

4. Deite um pouco do puré num tabuleiro de louça, espalhe por cima a carne, cubra com o restante puré, alise, pincele com a gema misturada com o leite e disponha algumas rodelas de chouriço. Leve ao forno na função grill até que fique bem quente e douradinho e sirva decorado a gosto e acompanhado com salada.

 

7. Pudim de laranja

Veja aqui o video.

8. Arroz de forno à moda de Lamego

Veja aqui o video.

9. Claras do forno com creme de ovos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte um tabuleiro com margarina e ligue o forno a 180 graus.

2. Coloque num tacho as gemas com a água e metade do açúcar, misture bem e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar.

3. De seguida depois de engrossar, retire do lume, passe pelo passador de rede e coloque numa tigela. Deixe arrefecer.

4. Bata as claras em castelo bem firme adicionando o restante açúcar aos poucos. Disponha no tabuleiro e leve ao forno durante 12 minutos.

5. Decorrido esse tempo, retire do forno e deixe arrefecer.

6. Regue com o molho, polvilhe com canela e sirva decorado a gosto.

 

10. Caldeirada de bacalhau

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e corte a cebola em meias-luas e as batatas em rodelas. Corte o bacalhau em pedaços e reserve. Retire a pele e as sementes ao tomate e esmague-o.

2. Coloque metade das amêijoas no fundo de um tacho. Disponha por cima uma camada de batata, outra de bacalhau e outra de cebola. Adicione o louro, o tomate e a polpa e tempere com sal e pimenta.

3. Disponha uma segunda camada de ingredientes, pela mesma ordem. Junte a salsa, regue com o vinho branco e o azeite, tape e leve a lume brando, durante cerca de 20 minutos. Sirva quente.

Comentários