Clique nas setas

 

1. Delícia de frango

As férias já acabaram? Vamos voltar à rotina com a ajuda destas receitas deliciosas ♥ Veja as nossas sugestões: Delícia de frango; Cheesecake de morango em pedaços; Croquetes de sobras de carne; Serradura real; Atum numa salada de grão; Canelones rápidos; Mousse de café fresca; Esparguete de atum; Bolo de cenoura com calda de chocolate. Gosta?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Coza os peitos de frango e as ervilhas em água com sal. Escorra tudo, desfie o frango e reserve. Coza também a massa em água temperada com sal. Escorra-a, passe-a por água fria e reserve.

2. Descasque a cenoura, lave-a e rale-a. Arranje os cogumelos e lamine-os. Retire o pedúnculo aos tomates e corte-os depois em gomos. Abra a lata de salsichas, escorra-as e corte-as em rodelas. Descasque os dentes de alho e pique-os finamente.

3. Num tacho, aqueça o azeite, junte os dentes de alho e os cogumelos e deixe cozinhar durante 3 minutos. Acrescente depois a cenoura, as ervilhas, o milho previamente escorrido, o frango, as salsichas e a massa espiral. Envolva tudo delicadamente, rectifique os temperos e retire do lume.

4. Coloque a salada numa taça e reserve. Envolva o creme de soja com a polpa de tomate, o iogurte, ervas aromáticas a gosto, sal e pimenta. Misture bem e verta sobre este molho a salada. Sirva de seguida.

2. Cheesecake de morango em pedaços

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Prepare a gelatina de morango como indica a embalagem, deite-a para um tabuleiro passado por água fria, deixe arrefecer e leve ao frio de um dia para o outro.

2. No dia, prepare a base: triture as bolachas até ficarem tipo pão ralado, deite para uma tigela, junte a manteiga amolecida e o açúcar e misture até ficar tipo uma farofa. Espalhe no fundo de uma forma de fundo amovível, pressione com uma colher até chegar aos rebordos da forma e reserve no frio.

3. Bata as natas em chantilly e guarde-as no frio. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Raspe a casca e esprema o sumo ao limão. Numa tigela, bata o queijo creme com o açúcar em pó, as gemas, a raspa e o sumo do limão. Escorra a gelatina, leve-a a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver, junte à mistura do queijo, adicione também o chantilly e misture. Bata depois as claras em castelo, junte-as à mistura e mexa delicadamente. Finalmente, corte a gelatina de morango em pedacinhos, adicione-os ao preparado e envolva delicadamente.

4. Deite a mistura anterior para a forma sobre a base de bolacha e leve ao frio até ficar bem solidificado. Depois abra a forma, desenforme e sirva decorado a gosto, se quiser com um pouco de compota de morango ou framboesa, como vê na foto.

3. Croquetes de sobras de carne

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 min + tempo de frio
Doses: 24 unidades

Ingredientes

Instruções:

1. Para preparar croquetes de sobras de carne, descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Ferva o leite. Aqueça bem um tacho ao lume, junte a margarina, a cebola e os alhos e deixe refogar muito bem até que a cebola fique douradinha.

2. Polvilhe aos poucos com a farinha, mexendo sempre até que fique com um tom acastanhado. Regue depois com o leite quente, também aos poucos e mexendo sempre de modo a obter um creme bem espesso mas sem grumos. Retire do lume, junte a carne previamente picada na picadora e salsa picada a gosto, tempere com sal, pimenta e noz-moscada, mexa muito bem e deixe arrefecer.

3. Molde depois croquetes com a mistura anterior, polvilhando com farinha se necessário. Passe-os por farinha, pelos ovos batidos e por pão ralado e coloque-os no congelador, separados uns dos outros, até que fiquem firmes. Leve-os de seguida a fritar em óleo até ficarem bem douradinhos, retire-os, deixe-os escorrer e sirva-os.

 

4. Serradura Real

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 25 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Para o Creme de Ovos

Instruções:

1. Para confeccionar esta serradura, triture as bolachas e reserve. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Leve ao lume um tacho com as gemas, a água e o açúcar, mexa e deixe engrossar, sem ferver. Depois retire, verta para uma tigela e deixe arrefecer.

2. Em tigelas separadas bata as natas em chantilly firme e as claras em castelo. Junte as claras e as natas, adicione o leite condensado e envolva delicadamente. Escorra as folhas de gelatina e leve-as a derreter no micro-ondas sem deixar ferver, envolvendo depois no preparado anterior.

3. Disponha camadas alternadas do creme de ovo, do creme branco e de bolacha triturada, finalizando com creme de ovos. Decore a gosto e sirva.

5. Atum numa salada de grão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Coza os ovos em água. Lave o pimento, retire-lhes as sementes e peles brancas e corte-o em cubinhos. Descasque a cebola roxa e corte-a em juliana fina. Lave e descasque parcialmente o pepino e corte-o em meias luas rejeitando as sementes.

2. Entretanto, escorra o grão e deite-o numa tigela. Junte o pimento, a cebola e o pepino, tempere com azeite, sal, pimenta, cominhos em pó e vinagre balsâmico e envolva bem.

3. Adicione o atum escorrido e desfeito, junte também os ovos cozidos cortado em quartos e sirva polvilhado com salsa picada. No emprego, sirva à temperatura ambiente e acompanhe com pão.

6. Canelones rápidos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Aqueça o forno a 180 graus. Escalde os canelones em água a ferver, depois retire-os e reserve.

2. Seque-os bem, enrole cada fatia de queijo numa fatia de fiambre e disponha no interior dos canelones. Reserve.

3. Leve um tacho ao lume, junte a manteiga e deixe derreter. Junte a farinha, mexendo bem até ficar num tom acastanhado. Ferva o leite e junte-o, em fio, ao preparado anterior, mexendo sempre. Retifique os temperos, mexa e retire do lume.

4. Disponha metade do molho num tabuleiro, por cima coloque os cogumelos, previamente lavados e escorridos, depois os canelones e por cima regue com o restante creme. Leve ao forno até ficar douradinho. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

 

7. Mousse de café fresca

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Coloque a gelatina a demolhar em água fria. Bata as gemas com metade do adoçante até obter um creme claro. Adicione o café e o leite em fio, mexendo sempre.

2. Deite a mistura para um tacho e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire do lume, incorpore a gelatina escorrida e mexa bem. Deite para uma taça e deixe arrefecer.

3. Bata as claras em castelo firme, juntando o resto do adoçante aos poucos, envolva-as delicadamente na mistura anterior e deite para uma forma passada por água fria. Leve ao frio para solidificar. Mergulhe rapidamente a forma em água fria, desenforme e sirva.

 

8. Esparguete de atum

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Corte o tomate em cubos, o pimento em tiras mais pequenas e a cebola roxa em meias-luas.

2. Coloque o azeite numa frigideira, junte o tomate e o pimento e deixe saltear. Adicione as azeitonas, envolva tudo e tempere com sal e pimenta.

3. Abra as latas de atum, escorra-o e acrescente à mistura anterior.

4. Coza a esparguete em água temperada com sal durante 3 minutos. Escorra e envolva no preparado, bem como a cebola e a salsa picada.

 

9. Bolo de cenoura com calda de chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para arrefecer
Doses: 7 pessoas

Ingredientes

PARA A CALDA

Instruções:

1. Ligue o forno a 180ºC, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Corte as cenouras em pedaços pequenos, deite-os no liquidificador, junte os ovos, o açúcar, o leite e o óleo, ligue e deixe bater durante 4 minutos.

2. Deite a mistura anterior para uma tigela, adicione a farinha e o fermento e bata bem. Depois verta na forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até ficar bem cozido. Espete um palito para verificar, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer totalmente.

3. Prepare a calda: deite o chocolate em pó para um tacho, junte as natas e a margarina e leve ao lume, mexendo sempre até ficar uma calda cremosa. Retire do lume, deixe arrefecer, regue o bolo, e sirva decorado a gosto ou como vê na foto.

 

10. Quiche de espinafres e requeijão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Para massa:

Instruções:

Prepare a massa:
  1. Coloque a farinha numa bancada, abra uma cavidade no centro e junte o ovo, o azeite e a água. Amassa muito bem até que fique uma massa bastante homogénea. Enrole-a em película aderente e reserve no frio.
Prepare o recheio:
  1. Descasque e lave os dentes de alho, pique-os finamente e aloure-os no azeite. Acrescente os espinafres, mantenha em lume brando e deixe cozer, mexendo de vez em quando. Retire do lume e coloque num passador de rede, espremendo bem.
  2. Misture os ovos com o leite e cebolinho picado, tempere com noz-moscada e pimenta e bata com uma vara de arames. Junte depois os espinafres e os requeijões partidos em pedaços.
  3. Ligue o forno a 180° C. Estique a massa, forre uma forma de fundo amovível e apare os bordos. Verta para o seu interior o recheio e leve ao forno durante 40 minutos, até que fique bem douradinha e cozida. Retire do forno, deixe amornar, desenforme e sirva.
Comentários