Clique nas setas

1. Quiche Primavera

Quiche Primavera CHPS 11

Primavera significa receitas coloridas! 😀 Escolhemos 10 receitas de Primavera para que as prepare este mês! Veja as nossas sugestões e delicie-se com a alegria desta estação do ano 😉

Comecemos por esta quiche primavera. Veja aqui a receita.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Estique a massa quebrada numa bancada e forre com ela uma tarteira. Arranje e lave os brócolos e disponha-os em cima da massa no fundo da tarteira. Junte as sobras de ervilhas.

2. Deite os ovos numa tigela, junte as natas e nata bem até ficarem bem misturados. Tempere com sal e pimenta, cravinho em pó e salsa picada. Verta o preparado por cima dos legumes da tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire e sirva decorado a gosto.

2. Tarte rápida de manga

Tarte de manga com nozes CHPS 5

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

PARA A BASE
PARA O RECHEIO

Instruções:

1. Para preparar esta tarte rápida de manga, leve ao lume a manteiga a derreter. À parte triture a bolacha e junte-a à manteiga. Forre o fundo de uma tarteira com esta mistura e leve ao frigorífico cerca de 20 minutos. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Depois escorra-a e derreta-a no micro-ondas sem deixar ferver.

2. Descasque a manga e lamine-a. Entretanto verta as natas para uma tigela e bata-as em chantilly firme com o açúcar. Adicione a polpa de manga e a gelatina, envolvendo cuidadosamente.

3. Deite o preparado na tarteira e leve ao frigorífico durante cerca de 1 hora. Retire, decore com a manga laminada e as nozes picadas.

3. Salada Primavera

salada primavera

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque o kiwi, corte-o ao meio e depois em meias luas finas. Descasque as rodelas de ananás, retire-lhes a parte mais dura do meio e corte-as em pedaços. Descasque e lave a cenoura e rale-a. Arranje e lave a couve roxa, retire-lhe a parte mais dura e corte-a em juliana fina.

2. Deite a mistura de alfaces numa tigela, junte a couve roxa, a cenoura, o kiwi e o ananás, envolva bem e deite numa saladeira. Escorra e corte o queijo fresco em pedaços e junte-os à saladeira.

3. Prepare o molho: descasque e lave os dentes de alho, pique-os finamente e deite-os numa tigela. Adicione depois os iogurtes naturais, um pouco de sumo de limão e as natas e misture. Junte então o azeite e coentros picados a gosto, tempere com sal e pimenta, mexa novamente e sirva a acompanhar a salada.

4. Arroz de entrecosto

Arroz de entrecosto à minhota CHLJ 14

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo para marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje e corte o toucinho em pedaços pequenos e coloque numa tigela, junto com o entrecosto. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, pique as cebolas e esmague os alhos. Tempere as carnes com a cebola, o alho, o louro, a salsa, o vinho tinto, o vinagre, o pimentão-doce, os cominhos, sal e pimenta e deixe a marinar de um dia para o outro.

2. No dia, escorra a carne e o toucinho e reserve a marinada. Leve ao lume um tacho com a banha e o azeite e deixe aquecer. Junte o entrecosto e o toucinho e deixe cozinhar até ficar coradinho. Junte a marinada e deixe ferver cerca de 2 minutos. Regue com a água, adicione o chouriço e deixe cozinhar mais um pouco, em lume brando.

3. Quando a carne estiver a meio da cozedura retire o chouriço. Deixe novamente levantar fervura, retifique os temperos e junte o arroz. Quando ferver deixe cozer mais 15 minutos em lume brando. Retire e sirva decorado com as rodelas de chouriço.

5. Iogurte com fruta e bolacha 

taca de iogurte com fruta e bolacha

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Pique as bolachas finamente até ficarem tipo pão ralado.

2. Deite o leite condensado para uma tigela, junte os iogurtes e mexa bem. Escorra a gelatina, derreta-a em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver e adicione à tigela, em fio e mexendo bem. À parte, bata as natas em chantilly bem firme, junte também ao preparado e envolva. Numa tigela grande ou várias mais pequenas, deite camadas alternadas deste creme e de bolacha e leve ao frio até solidificar.

3. Lave e descasque a manga, o kiwi e o ananás e corte-os em pedaços, como vê na foto. Lave e arranje os morangos e corte-os ao meio. Disponha as frutas por cima e sirva fresco.

6. Filetes de peixe à Gomes de Sá

Filetes de peixe a Gomes de Sa 2

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ferva água temperada com um pouco de sal, junte os filetes, deixe cozer durante 2 minutos, depois retire e reserve. Coza as batatas cortadas ao meio e sem pele na água dos filetes durante 20 minutos e depois escorra-as.

2. Descasque e corte as cebolas em meias luas finas e pique os alhos. Coloque a cebola em azeite com uma folha de louro, tempere com sal e pimenta e cozinhe até amaciar. Corte as batatas em quartos de lua e deite-as para uma frigideira. Junte metade da cebola, a salsa picada e misture delicadamente.

3. Coloque metade das batatas num tabuleiro de louça e sobreponha os filetes, cubra com as restantes batatas, a cebola em sobra e leve ao forno pré aquecido a 180°C, até ficar douradinho. Sirva polvilhado com o ovo cozido picado, salsa e azeitonas

7. Semifrio de morango com caramelo

Semifrio Morangos com Iogurte e Caramelo 002

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo para arrefecer e de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de semifrio, prepare a gelatina de morango como indica a embalagem mas utilizando apenas a quantidade de água para uma saqueta. Depois deixe-a arrefecer sem deixar solidificar.

2. Triture as bolachas integrais até ficarem tipo pão ralado, deite para uma tigela, junte a margarina amolecida e o caramelo líquido e misture bem. Deite numa forma de abrir, espalhe, pressione com uma colher e leve ao frio.

3. Deite os iogurtes para uma tigela, adicione o leite condensado magro e misture. Junte depois a gelatina de morango, mexa bem, verta dentro da forma sobre a base de bolacha e leve ao frio até solidificar. Antes de servir, passe os rebordos da forma por água quente, desenforme com cuidado e decore com morangos.

8. Rosbife com arroz primavera

rosbife com arroz primavera

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave as cenouras baby e coza-as num tacho com água temperada de sal juntamente com o arroz, o milho e as ervilhas. Escorra bem, deite tudo para uma tigela, junte a manteiga, mexa e reserve.

2. Arranje o rosbife e tempere-o com sal e pimenta. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de óleo, junte os rosbife e deixe cozinhar até ficar douradinho de ambos os lados. Retire a carne, coloque-a num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 15 minutos.

3. Retire do forno, coloque numa travessa e corte em fatias. Polvilhe com os dentes de alho picados finamente e com salsa picada a gosto e sirva com o arroz.

9. Tarte de leite condensado com fruta

Tarte de leite com fruta 6

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para a base:
Para o recheio:

Instruções:

1. Deite a farinha numa tigela, junte a margarina e misture bem até obter um género de areia grossa. Adicione depois o ovo previamente misturado com a água e amasse bem. Deixe repousar a massa.

2. Faça o recheio: leve um tacho ao lume com o leite e o leite condensado, mexendo de vez em quando até ferver. Numa tigela, bata as gemas com a farinha maisena e junte a mistura do leite, em fio e mexendo sempre. Verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até engrossar. Deite numa tigela e reserve.

3. Estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha, forre uma tarteira, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo. Verta-lhe a mistura anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 40 minutos. Verifique se está bem cozida, retire do forno e deixe arrefecer. Descasque os kiwis e a manga, lamine-os, disponha por cima da tarte como vê na foto e sirva decorada a gosto.

10. Sangria Tropical

SANGRIA TROPICAL 11

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque o ananás, retire-lhe a parte mais dura do meio e corte-o em pedaços pequenos. Lave as maçãs, a laranja e o limão e corte-os em pedaços pequenos com a casca, rejeitando as sementes.

2. Deite todas as frutas num jarro e adicione o açúcar amarelo, o sumo de laranja, a gasosa, a cerveja, o vinho (ou espumante), paus de canela e folhas de hortelã.

3. Misture bem e sirva fresca com pedras de gelo.

 

 

11. Comentários