Clique nas setas

1. Pasta de atum no forno

Os seus amigos vão lhe fazer uma visita no fim de semana? Veja aqui as várias receitas que pode confeccionar para os receber! 🙂

Comecemos pela receita de pasta de atum no forno. Veja aqui o video.

2. Bolo de limão e amoras

Veja aqui o video.

3. Quiche de frango

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte os peitos de frango em cubinhos e tempere com os alhos picados, sal e pimenta. Envolva e reserve.

2. Aqueça o azeite numa frigideira e core os cubinhos de frango. Junte os cogumelos passados por água e escorridos e deixe saltear muito bem. Retire do lume e tempere com noz-moscada, salsa picada, sal e pimenta. Deixe arrefecer e reserve.

3. Bata os ovos com o leite, tempere com sal e pimenta e reserve.

4. Forre uma tarteira com a massa folhada, apare os bordos e pique o fundo. Encha com o recheio de frango, cubra com o molho e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 40 minutos. Retire do forno, deixe amornar e sirva.

4. Creme flutuante de leite condensado

Veja aqui o video.

5. Pimentos Recheados com Alheira e Arroz e Ovos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza o arroz em água abundante, depois escorra-o e reserve-o no frio. Leve um tacho ao lume com o azeite e a cebola picada e deixe refogar até começar a ficar douradinho.

2. Retire a pele à alheira, desfaça-a, junte-a ao tacho e deixe cozinhar, mexendo muito bem até ficar homogéneo. Adicione o arroz cozido, envolva, junte depois o ramo de coentros picados, tempere com sal e misture. À parte, estrele os ovos de codorniz em óleo e reserve-os.

3. Lave e corte uma ”tampa” aos pimentos, rejeite-lhes as sementes e a parte branca, tempere-os com sal no interior, recheia-os com o preparado anterior e coloque-lhes novamente a parte superior. Leve de seguida ao forno pré-aquecido a 170°C durante cerca de 15 minutos, retire, junte os ovos de codorniz estrelados e sirva.

 

6. Leite creme de limão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo para arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare este leite de creme e leve ao lume um tacho com o leite, a raspa de limão e os paus de canela e deixe ferver. Numa tigela, misture o açúcar com a farinha, adicione depois as gemas e bata bem.

2. Junte o leite, em fio e mexendo sempre, verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até engrossar.

3. Retire do lume, rejeite os paus de canela, divida por taças e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com açúcar em pó e decore a gosto, por exemplo com rodelas de limão, como vê na foto.

7. Pão recheado no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte uma “”tampa”” ao pão e retire-lhe o miolo deixando a côdea inteira. Escorra os cogumelos e pique-os. Pique também as azeitonas e os pickles.

2. Deite os cogumelos para uma tigela, adicione as azeitonas, os pickles, o queijo mozzarella e a maionese, tempere com sal e pimenta e misture bem. Deite no interior do pão e coloque novamente a tampa.

3. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante cerca de 45 minutos ou até que o recheio ferva e o queijo fique bem derretido. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

8. Cheesecake de frutos vermelhos no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta as bolachas e triture-as bem até ficarem com aspeto de raladas. Leve ao lume a manteiga a derreter, junte às bolachas e misture bem.

2. Forre com a mistura das bolachas o fundo e as laterias de uma forma de aro amovível.

3. Numa tigela bata os ovos com o leite condensado e o queijo-creme e disponha na forma, por cima da base de bolacha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos.

4. Verifique a cozedura, retire do forno e desenforme. Deixe arrefecer. Disponha por cima o doce de frutos vermelhos e sirva decorado a gosto, por exemplo com framboesas frescas.

 

9. Ovos recheados à portuguesa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza os ovos em água quente temperada com sal e vinagre. Retire, passe por água fria e descasque. Corte-os ao meio, no sentido do comprimento, e separe as gemas das claras. Misture as gemas com as sardinhas, previamente escorridas e limpas.

2. Junte depois a maionese e tempere com um pouco de sal e pimenta.

3. Triture tudo com a varinha mágica até obter um creme homogéneo. Retifique os temperos. Disponha as metades de clara num prato.

4. Coloque o creme anterior dentro de um saco de pasteleiro e recheie a cavidade das claras. Decore com azeitonas e pequenos raminhos de salsa e sirva com salada de alface.

 

10. Rissóis de atum

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

PARA A MASSA

Instruções:

1. Escorra bem o atum e triture-o. Limpe o pimento e corte-o em cubos pequenos. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, a cebola e os alhos e deixe refogar. Acrescente o pimento e mexa.

2. Adicione depois o atum, a salsa picada, sal e pimenta e, por fim, junte as natas. Envolva bem, deixe fervilhar e retire do lume.

3. Prepare a massa: leve ao lume um tacho com o leite e igual quantidade de água. Acrescente um pouco de sal e a manteiga e, quando começar a ferver, deite a farinha de uma só vez. Mexa bem e retire do lume quando a massa começar a soltar-se do tacho. Transfira para a bancada enfarinhada e vá amassando conforme for arrefecendo. Forme uma bola e deixe descansar cerca de 5 minutos.

4. Estique a massa de forma a obter um retângulo. Distribua pela massa montinhos do recheio de atum, mais ou menos a meio. Dobre a massa, tapando o recheio, e corte com um cortador. Pressione ligeiramente as extremidades com os dedos, passe pelos ovos batidos e depois por pão ralado. Frite os rissóis em óleo quente até ganharem cor, retire e escorra sobre papel absorvente. Sirva-os quentes ou frios com salada de chicória e tomate-cereja.

 

Comentários