Clique nas setas

1. Pasta de atum no forno

0204 Pasta de atum no forno CHMM 1

Os seus amigos vão lhe fazer uma visita no fim de semana? Veja aqui as várias receitas que pode confeccionar para os receber! 🙂

Comecemos pela receita de pasta de atum no forno. Veja aqui o video.

2. Bolo de limão e amoras

0379 Bolo de limao e amoras CHLM

Veja aqui o video.

3. Quiche de frango

Qische de frango CHLM 9

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte os peitos de frango em cubinhos e tempere com os alhos picados, sal e pimenta. Envolva e reserve.

2. Aqueça o azeite numa frigideira e core os cubinhos de frango. Junte os cogumelos passados por água e escorridos e deixe saltear muito bem. Retire do lume e tempere com noz-moscada, salsa picada, sal e pimenta. Deixe arrefecer e reserve.

3. Bata os ovos com o leite, tempere com sal e pimenta e reserve.

4. Forre uma tarteira com a massa folhada, apare os bordos e pique o fundo. Encha com o recheio de frango, cubra com o molho e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 40 minutos. Retire do forno, deixe amornar e sirva.

4. Creme flutuante de leite condensado

0374 Creme flutuante tabuleiro leite condensado CHLM

Veja aqui o video.

5. Pimentos Recheados com Alheira e Arroz e Ovos

Pimentos Recheados com Alheira e Arroz e Ovos TC 005 D

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza o arroz em água abundante, depois escorra-o e reserve-o no frio. Leve um tacho ao lume com o azeite e a cebola picada e deixe refogar até começar a ficar douradinho.

2. Retire a pele à alheira, desfaça-a, junte-a ao tacho e deixe cozinhar, mexendo muito bem até ficar homogéneo. Adicione o arroz cozido, envolva, junte depois o ramo de coentros picados, tempere com sal e misture. À parte, estrele os ovos de codorniz em óleo e reserve-os.

3. Lave e corte uma ”tampa” aos pimentos, rejeite-lhes as sementes e a parte branca, tempere-os com sal no interior, recheia-os com o preparado anterior e coloque-lhes novamente a parte superior. Leve de seguida ao forno pré-aquecido a 170°C durante cerca de 15 minutos, retire, junte os ovos de codorniz estrelados e sirva.

 

6. Leite creme de limão

leite creme de limao

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo para arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare este leite de creme e leve ao lume um tacho com o leite, a raspa de limão e os paus de canela e deixe ferver. Numa tigela, misture o açúcar com a farinha, adicione depois as gemas e bata bem.

2. Junte o leite, em fio e mexendo sempre, verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até engrossar.

3. Retire do lume, rejeite os paus de canela, divida por taças e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com açúcar em pó e decore a gosto, por exemplo com rodelas de limão, como vê na foto.

7. Pão recheado no forno

pao recheado no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte uma “”tampa”” ao pão e retire-lhe o miolo deixando a côdea inteira. Escorra os cogumelos e pique-os. Pique também as azeitonas e os pickles.

2. Deite os cogumelos para uma tigela, adicione as azeitonas, os pickles, o queijo mozzarella e a maionese, tempere com sal e pimenta e misture bem. Deite no interior do pão e coloque novamente a tampa.

3. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante cerca de 45 minutos ou até que o recheio ferva e o queijo fique bem derretido. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

8. Cheesecake de frutos vermelhos no forno

Cheesecake de forno CHLM 6

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta as bolachas e triture-as bem até ficarem com aspeto de raladas. Leve ao lume a manteiga a derreter, junte às bolachas e misture bem.

2. Forre com a mistura das bolachas o fundo e as laterias de uma forma de aro amovível.

3. Numa tigela bata os ovos com o leite condensado e o queijo-creme e disponha na forma, por cima da base de bolacha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos.

4. Verifique a cozedura, retire do forno e desenforme. Deixe arrefecer. Disponha por cima o doce de frutos vermelhos e sirva decorado a gosto, por exemplo com framboesas frescas.

 

9. Ovos recheados à portuguesa

RF Ovos recheados a portuguesa CHFB 10

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza os ovos em água quente temperada com sal e vinagre. Retire, passe por água fria e descasque. Corte-os ao meio, no sentido do comprimento, e separe as gemas das claras. Misture as gemas com as sardinhas, previamente escorridas e limpas.

2. Junte depois a maionese e tempere com um pouco de sal e pimenta.

3. Triture tudo com a varinha mágica até obter um creme homogéneo. Retifique os temperos. Disponha as metades de clara num prato.

4. Coloque o creme anterior dentro de um saco de pasteleiro e recheie a cavidade das claras. Decore com azeitonas e pequenos raminhos de salsa e sirva com salada de alface.

 

10. Rissóis de atum

Rissóis de atum e1495184160417

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

PARA A MASSA

Instruções:

1. Escorra bem o atum e triture-o. Limpe o pimento e corte-o em cubos pequenos. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, a cebola e os alhos e deixe refogar. Acrescente o pimento e mexa.

2. Adicione depois o atum, a salsa picada, sal e pimenta e, por fim, junte as natas. Envolva bem, deixe fervilhar e retire do lume.

3. Prepare a massa: leve ao lume um tacho com o leite e igual quantidade de água. Acrescente um pouco de sal e a manteiga e, quando começar a ferver, deite a farinha de uma só vez. Mexa bem e retire do lume quando a massa começar a soltar-se do tacho. Transfira para a bancada enfarinhada e vá amassando conforme for arrefecendo. Forme uma bola e deixe descansar cerca de 5 minutos.

4. Estique a massa de forma a obter um retângulo. Distribua pela massa montinhos do recheio de atum, mais ou menos a meio. Dobre a massa, tapando o recheio, e corte com um cortador. Pressione ligeiramente as extremidades com os dedos, passe pelos ovos batidos e depois por pão ralado. Frite os rissóis em óleo quente até ganharem cor, retire e escorra sobre papel absorvente. Sirva-os quentes ou frios com salada de chicória e tomate-cereja.

 

Comentários