1. Croquetes de carne

Não há português que se preze que não adore um salgadinho. Seja como refeição principal ou apenas como entrada ou petisco, uns tradicionais pastéis de bacalhau, croquetes ou rissóis marcam presença obrigatória.

Na Teleculinária decidimos facilitar-lhe a pesquisa e reunimos 10 receitas de salgados que vai querer fazer: Croquetes de carne, Rissóis de pescada, Empadas de frango, Folhados de queijo com chourição, Folhados de carne, Calzone retangular de queijo e cogumelos, Pastéis de bacalhau no forno, Chamuças, Focaccia de sardinhas e Pataniscas de charcutaria.

Começamos por uns Croquetes de carne, bastam 30 minutos para preparar esta receita e obter 8 deliciosos croquetes.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar estes croquetes de carne, pique a carne e reserve-a. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, a cebola e o alho picados, o leite e o piripiri e deixe refogar durante 5 minutos. Em seguida, adicione a carne e deixe cozinhar mais 6 minutos.

2. Deite para uma tigela, deixe arrefecer, acrescente os ovos batidos, misture muito bem e depois adicione a farinha, mexendo, até obter uma pasta densa. Molde pequenos croquetes com a mistura, passe-os por 1 ovo batido e de seguida por pão ralado e frite-os em óleo bem quente. Retire-os e deixe-os escorrer.

3. Misture a mostarda com a maionese, a salsa picada e a raspa do limão e sirva os croquetes com este molho. Pode também acompanhar com maionese simples ou de ervas.

2. Rissóis de pescada

Festa que é festa tem sempre uns rissóis, desta vez optámos por escolher uns de pescada para fugir aos tradicionais rissóis de camarão. Ora veja.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita simples, comece pelo recheio: descongele a pescada, tempere-a com sal e pimenta, encaixe no recipiente para cozinhar a vapor, encaixe no copo com 500 g de água e programe na temperatura vapor (120°C na Mycook), durante 25 minutos, na velocidade 2 (velocidade 3 na Mycook). Retire o peixe, deixe-o amornar, rejeite-lhe a pele e as espinhas, lasque-o finamente e deite-o numa tigela.

2. Descasque e lave a cenoura e rale-a. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, corte-os em pedaços, deite-os no copo escorrido e ligue 5 segundos na velocidade 5 (6 segundos e velocidade 6 na Mycook). Passe a espátula, junte o azeite e a cenoura, tempere com uma pitada de sal e pimenta e programe a 100°C, na velocidade mínima (velocidade 2 na Mycook), durante 5 minutos. Adicione à tigela do peixe.

3. Deite depois o leite no copo, junte a farinha, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e programe a 100°C, durante 5 minutos, na velocidade 3 (velocidade 4 na Mycook). Adicione também à tigela, misture bem e deixe arrefecer.

4. A massa: lave o copo, deite-lhe a água, a margarina e a pitada de sal e programe a 100°C, durante 8 minutos, na velocidade 4 (velocidade 5 na Mycook). Quando faltar 1 minuto para acabar, junte a farinha pelo buraco Retire a massa do copo, deixe-a amornar, estenda-a, deite-lhe colheradas de recheio, dobre e corte em forma de rissol Passe depois pelos ovos previamente batidos e por pão ralado, leve-os a fritar em óleo até ficarem douradinhos, escorra-os e sirva-os.

3. Empadas de frango

Estas são de frango, mas temos mais aqui na Teleculinária. Estas são fantásticas, vai ver.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180ºC e unte forminhas de empada com margarina. Pique o frango com uma faca.

2. Deite o queijo fresco no liquidificador, junte o leite, o óleo e os ovos e ligue para bater um pouco. Adicione a pitada de sal, a farinha e o fermento, ligue novamente e deixe bater bem até ficar uma massa lisa.

3. Ponha as formas no tabuleiro do forno, deite um pouco de massa em cada uma, depois divida o frango e cubra com o resto da massa sem encher demasiado. Leve ao forno durante 20 minutos ou até ficarem empadas douradinhas, retire, desenforme e sirva mornas ou frias.

4. Folhados de queijo com chourição

Trinta minutos é o tempo que precisa para executar esta receita, junte-lhe massa folhada, queijo e chourição e deixe pelo menos 6 pessoas felizes.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 200 graus. Estique a massa folhada numa bancada polvilhada com farinha e corte em rectângulos.

2. Espalhe o chourição e o queijo ralado pelo rectângulos de massa, pincele os bordos com a mistura de gema e leite e dobre a massa.

3. Corte depois em pedaços mais pequenos e pincele a superfície com a restante mistura.

4.Disponha os folhados em tabuleiros polvilhados com farinha e leve ao forno durante 20 minutos. Retire, descole e deixe arrefecer.

 

5. Folhados de carne

Continuamos na saga dos folhados, estes são de carne e muito estaladiços.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 5 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com a margarina, deixe derreter, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia.

2. Junte depois a carne picada, mexa, tempere com noz-moscada, sal e pimenta, adicione a polpa de tomate e deixe cozinhar até que a carne fique com cor. Polvilhe com a farinha, mexendo sempre até engrossar o molho, retire do lume, junte alecrim picado e misture bem.

3. Ligue o forno a 220 graus. Numa tigela, misture a gema com o leite. Estenda a massa folhada numa bancada polvilhada com farinha, deite um pouco da mistura da carne por cima, pincele à volta com a mistura da gema, dobre e corte em forma de rissol. Repita a operação anterior até acabar o recheio e a massa.

4. Disponha num tabuleiro salpicado com água, pincele por cima com a restante gema e leve ao forno durante cerca de 25 minutos ou até que fiquem cozidos e douradinhos. Retire os folhados do forno, descole-os e sirva-os quentes ou frios. No emprego, acompanhe com salada se gostar.

6. Calzone retangular de queijo e cogumelos

É de origem italiana, mas fica bem à mesa dos portugueses até porque é muito delicioso. Este calzone de queijo e cogumelos vai, de certo, fazer as delicias de todos lá em casa.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora + tempo para levedar
Doses: 2 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque a farinha numa bancada, junte o queijo em pó e a pitada de sal fino, misture, abra uma cavidade no meio, adicione o fermento, a água morna e o azeite e amasse muito bem até obter uma massa bastante homogénea. Enrole a massa, coloque-a numa bancada polvilhada com farinha, faça-lhe um corte em cruz, cubra a tigela com um pano húmido e deixe levedar até ficar com o dobro do seu volume.

2. Arranje os cogumelos, lave-os e lamine-os. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Aqueça o azeite num tacho, adicione o tomate frito, tempere com sal e pimenta, deixe aquecer bem, junte os cogumelos e raminhos de alecrim a gosto e deixe cozinhar até os cogumelos ficarem macios. Retire do lume, adicione os cubos de fiambre, envolva, deixe arrefecer, junte o queijo ralado, envolva novamente e reserve.

3. Ligue o forno a 180 graus. Estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha até obter uma rodela. Disponha o recheio por cima, pincele à volta com água e dobre a massa para ficar em ”meia lua” como vê na foto. Coloque depois num tabuleiro polvilhado com farinha e leve ao forno durante cerca de 45 minutos ou até que fique cozida e douradinha. Retire do forno, deixe amornar e sirva decorada a gosto.

7. Pastéis de bacalhau

Desta vez vamos dar-lhe uma receita de pastéis de bacalhau, mas no forno. São mais saudáveis e o sabor é o mesmo de sempre.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte as batatas ao meio, lave-as e coza-as em água a ferver. Quando passarem 5 minutos, junte-lhes o bacalhau e deixe cozer durante 15 minutos.

2. Depois escorra tudo e reduza as batatas a puré. Limpe o bacalhau de pele e espinhas e desfaça-o muito bem no robot ou picadora. Junte-o de seguida ao puré de batata.

3. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo muito finamente e envolva na massa do bacalhau, assim como a salsa picada e os ovos, um a um e mexendo bem entre cada adição. Rectifique o sal, junte uma pitada de pimenta e mexa até obter uma massa que se possa moldar.

4. Ligue o forno a 200° C. Unte o tabuleiro do forno com o azeite, molde bolinhas com a mistura e coloque-as no tabuleiro. Leve ao forno até ficarem douradinhas e sirva-as quentes.

8. Chamuças

Neste vídeo de pouco mais de dois minutos vai poder acompanhar o Chef Luís Jesus na execução destas chamuças. Siga com atenção.

Ver receita

9. Focaccia de sardinhas

Mais uma receita com sotaque italiano, mas que utiliza as nossas tão saborosas sardinhas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 60 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Escorra as sardinhas e reserve 2 colheres (sopa) do azeite. Bata a farinha, a água e o fermento com a batedeira até obter uma massa consistente.

2. Junte o sal e o azeite que reservou e amasse bem até ficar uma massa homogénea e bastante elástica. Disponha numa forma rectangular ligeiramente untada com azeite, estenda a massa com os dedos de modo a revestir toda a forma e deixe levedar durante 20 minutos.

3. Corte depois as sardinhas em pedaços e coloque-os sobre a massa. Lave e seque os tomates cereja, corte-os em gomos e disponha-os também sobre a massa. Polvilhe com flor de sal e com os orégãos e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 25 minutos ou até que fique bem cozido. Retire, deixe arrefecer, corte em quadrados e sirva decorados a gosto.

10. Pataniscas de charcutaria

E terminamos em grande com umas pataniscas de charcutaria. Se quiser pode acompanhar com um arroz.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa taça disponha a farinha e o fermento. Adicione os ovos e a água, aos poucos, batendo muito bem, para não ganhar grumos.

2. Descasque, lave e pique a cebola e junte-a à mistura anterior. Adicione a salsa e as sobras de charcutaria, tempere com sal e pimenta e envolva muito bem.

3. Aqueça bem o óleo e frite as pataniscas até ficarem bem douradinhas. Retire, escorra bem e sirva.

11. Comentários