1. Salada primavera

O verão parece que teima em não chegar, mas a seu tempo chegará, e com ele a praia e os bikinis e os fatos de banho e uma preocupação comum a muitos dos nossos leitores: manter a linha.

Porque acreditamos que manter o peso não deve ser um sacrifício, nem limitarmo-nos “à folhinha de alface”, escolhemos 10 receitas saudáveis que poderá confecionar não só nesta época do ano, mas todos os dias. Receitas rápidas, receitas fáceis! 🙂

Sugerimos ainda que dê uma vista de olhos no site da Teleculinária, pois encontrará, de certo, muitas dicas para o ajudar nesta odisseia, como é o caso do artigo sobre alimentos diuréticos.

Mas passemos ao menu que escolhemos para si. Começamos por uma salada primavera. Vinte minutos são suficientes para preparar esta refrescante salada.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque o kiwi, corte-o ao meio e depois em meias luas finas. Descasque as rodelas de ananás, retire-lhes a parte mais dura do meio e corte-as em pedaços. Descasque e lave a cenoura e rale-a. Arranje e lave a couve roxa, retire-lhe a parte mais dura e corte-a em juliana fina.

2. Deite a mistura de alfaces numa tigela, junte a couve roxa, a cenoura, o kiwi e o ananás, envolva bem e deite numa saladeira. Escorra e corte o queijo fresco em pedaços e junte-os à saladeira.

3. Prepare o molho: descasque e lave os dentes de alho, pique-os finamente e deite-os numa tigela. Adicione depois os iogurtes naturais, um pouco de sumo de limão e as natas e misture. Junte então o azeite e coentros picados a gosto, tempere com sal e pimenta, mexa novamente e sirva a acompanhar a salada.

2. Salmão grelhado com azeite aromático

Mas se não é muito adepto de saladas, salte este ponto e passe para as sugestões de peixe que se seguem: Salmão grelhado com azeite aromático e Filetes de peixe-galo com maracujá. Em 40 minutos consegue obter um destes pratos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje e lave as postas de salmão e tempere-as com sal. Descasque e lave as batatinhas e os brócolos, corte os brócolos em raminhos, coloque estes legumes no recipiente para cozinhar a vapor e tempere com sal. Encaixe depois no copo do robot com 500 g de água, feche e programe na temperatura vapor (120°C na Mycook), durante 40 minutos, na velocidade 2. Depois retire e reserve.

2. Leve a grelhar as postas de salmão de ambos os lados. Descasque e lave os dentes de alho, deite-os no copo escorrido, junte o ramo de coentros, o azeite e o vinagre, tempere com uma pitada de sal e piripiri e ligue durante 10 segundos, progressivamente até chegar à velocidade máxima. Passe com a espátula e ligue mais 10 segundos, progressivamente até à velocidade máxima.

3. Coloque o salmão e os legumes num prato ou travessa, regue com o molho e sirva decorado a gosto.

3. Filetes de peixe-galo com maracujá

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Tempere os filetes com sal, pimenta, o sumo de limão e o vinho branco. Reserve. Arranje os espargos e o feijão-verde e, de seguida, coza-os em água temperada com sal. Coza também as ervilhas. Quando estiver tudo cozido, escorra e reserve.

2. Corte os tomates ao meio e junte-os aos legumes reservados. Coloque os filetes num tacho largo com a marinada. Se for necessário, junte um pouco de água, tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos.

3. Entretanto, corte os maracujás ao meio, leve a polpa ao lume com o azeite e deixe ferver. Sirva o peixe com os legumes cozidos e regue com o molho de maracujá.

4. Espetadas de frango com coentros

Se o seu coração e o seu estômago preferem pratos de carne, opte por carnes brancas. Neste caso escolhemos frango e peru. E apesar de serem grelhados, o sabor está lá bem apetitoso. Também nestes casos só precisa de despender 40 minutos do seu tempo.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos + tempo para marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

 Instruções:

1. Corte os peitos de frango em tiras, deite-as para uma tigela, tempere com sal e pimenta, junte o iogurte, o sumo do limão, o azeite e os coentros picados e misture bem. Tape e deixe marinar no frio durante 2 horas.

2. Prepare as espetadas colocando as tiras de frango escorridas em ”ziguezague” em espetos de madeira, como vê na foto. Leve-as depois a grelhar durante 15 minutos, virando-as de vez em quando.

3. Retire as espetadas e sirva-as decoradas a gosto, acompanhadas com salada mista.

5. Bifes grelhados com salada de pêssegos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

 Instruções:

1. Tempere os bifes com os dentes de alho picados, sumo de limão, sal e pimenta. Reserve.

2. Corte os tomates-cereja ao meio. Lave e descasque os pêssegos, corte-os ao meio, retire-lhes o caroço e corte-os em gomos.

3. Grelhe os bifes de ambos os lados. Aqueça o azeite numa frigideira, junte o tomate e os pêssegos, bem como uma pitada de adoçante e sumo de limão. Deixe saltear, mexendo de vez em quando. Retire do lume e sirva com os bifes grelhados, salpicando tudo com coentros.

6. Legumes estufados na abóbora

Antes de passarmos às sobremesas – sim é possível comer sem culpas – deixamos uns legumes estufados na abóbora. Uma forma criativa de servir estes legumes, até porque todos sabemos que “os olhos também comem”.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

 Instruções:

1. Lave a abóbora, corte-lhe uma ”tampa” e retire todo o interior. Rejeite as pevides, corte a polpa que retirou em pequenos cubinhos e reserve.

2. Polvilhe o interior da abóbora com um pouco de sal e leve ao forno a 180° C durante 20 minutos ou até que o interior da abóbora fique macio.

3. Lave e arranje as curgetes e corte-as em meias-luas. Lave e arranje as beringelas e corte-as em cubos. Lave o pimento, retire-lhe as pevides e corte-o em tirinhas. Descasque a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em rodelas e pique grosseiramente os alhos. Lave os cogumelos e lamine-os.

4.Num tacho, aqueça o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe saltear ligeiramente. Adicione o pimento e deixe cozinhar mais 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte então os restantes legumes, tempere com sal e pimenta, junte um pouco de água e deixe cozer os legumes até ficarem macios. No final, adicione tomilho picado a gosto e rectifique os temperos.

5. Retire do lume, coloque os legumes no interior da abóbora, decore a gosto e sirva.

7. Maçãs assadas com molho de citrinos

E agora sim, as mais esperadas: as sobremesas. Hoje não nos vamos alongar nas sugestões, mas se pesquisar no site da Teleculinária encontra outros exemplos saudáveis. Por agora deixe-se ficar com umas Maçãs assadas com molho de citrinos e Bolo de 1 ovo.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

 Instruções:

1. Ligue o forno a 180° C. Lave as maçãs, retire-lhes o caroço com um utensílio próprio e dê-lhes um corte na casca a toda a volta. Disponha-as depois num prato de forno.

2. Retire a raspa a um limão e uma laranja e misture. Polvilhe o interior das maçãs com uma pitada de cravinho e um pouco da mistura das raspas e disponha no centro um pau de canela.

3. Retire o sumo às restantes laranjas e limões, adicione-o ao prato das maçãs e leve ao forno durante 20 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva-as mornas ou frias.

 

8. Bolo de 1 ovo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

 Instruções:

1. Ligue o forno a 180°C, unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata a manteiga com o ovo e o açúcar amarelo, junte depois a raspa de limão e o leite previamente aquecido e bata.

2. Adicione a farinha previamente misturada com o fermento, aos poucos e batendo continuamente até ficar bem homogéneo. Verta para a forma e leve ao forno durante 50 minutos.

3. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Depois sirva cortado em fatias.

9. Batido de iogurte e manga

Para terminar, temos ainda tempo para vos indicar dois batidos. Ora veja.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

 Instruções:

1. Descasque e corte as mangas em pedaços e coloque num copo misturador. Junte os iogurtes, o sumo de limão e o açúcar e triture tudo até ficar um batido homogéneo.

2. No fundo de copos alto, coloque um pouco de granola e preencha o restante com o batido de manga. Sirva de imediato ou leve ao frigorífico até ao momento de servir.

10. Batido de cenoura e laranja

Dez receitas saudáveis que dar-lhe-ão prazer comer. Bom apetite!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 15 minutos
Doses: 2 pessoas

Ingredientes:

 Instruções:

1. Descasque a cenoura, lave-a, corte-a em rodelas e deite-a para o copo do liquidificador. Junte a banana descascada e cortada também em rodelas.

2. Lave e arranje os morangos, corte-os ao meio e junte também ao copo. Adicione o sumo de laranja, ligue e deixe bater até ficar uma mistura lisa.

3. Deite para copos e sirva decorado a gosto ou como vê na foto.

11. Comentários