Clique nas setas

1. Bolo Frio de Sobras de Bolacha

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Parta as bolachas em pedaços grosseiros. Bata as natas em chantilly e, à parte, bata as claras em castelo bem firme.

2. Junte o chantilly às claras, envolva bem, adicione depois o leite condensado e misture. Escorra e derreta a gelatina no miroondas sem deixar ferver e junte à tigela, em fio e mexendo sempre. Adicione então as bolachas e envolva.

3. Deite o preparado anterior numa forma untada com óleo e leve ao frio até solidificar. Depois desenforme e sirva decorado a gosto, por exemplo com chantilly e molho de chocolate.

2. Rissóis de Aves

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Faça o recheio: descasque e pique a cebola e os alhos. Triture o frango (ou peru) na picadora. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho.

2. Dissolva a farinha no leite, adicione ao tacho e deixe cozinhar, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, junte o frango e um pouco de salsa picada, rectifique os temperos, misture bem e deixe arrefecer.

3. Ferva a água com a margarina e a pitada de sal. Adicione a farinha, mexendo sempre até que obter uma bola homogénea, retire do lume e deixe amornar. Estenda a massa, disponha uma colherada do recheio, dobre e corte em forma de rissol. Repita até acabar, passe depois pelos ovos batidos e por pão ralado e leve a fritar em óleo até ficarem douradinhos. Deixe escorrer sobre papel de cozinha e sirva com arroz de cenoura.

3. Empadão de bacalhau

Veja aqui o video.

4. Pudim pão duro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta o pão em pedaços e coloque-os num liquidificador. Junte o leite, os ovos e o leite condensado e triture bem.

2. Faça o caramelo: leve ao lume uma frigideira com o açúcar e 0,5 dl de água e deixe derreter até ficar um caramelo líquido. Verta para uma forma e espalhe o caramelo de forma uniforme.

3. Verta depois o preparado do pudim para a forma de louça e leve ao forno em banho-maria durante 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire o pudim do forno, deixe arrefecer e sirva.

5. Empada de cozido

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de repousar
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite a farinha e o sal numa tigela, junte o ovo e a manteiga derretida e amasse com as mãos ou com a batedeira até ficar uma bola de massa solta e sólida. Tape com um pano e deixe repousar durante 30 minutos.

2. Deite depois na bancada polvilhada com farinha e estenda com o rolo polvilhando sempre com farinha. Corte um círculo maior e outro um pouco mais pequeno, forre uma tarteira de fundo amovível com o círculo maior e apare o rebordo deixando uma margem.

3. Pique bem os enchidos e as carnes, rejeitando os ossos. Corte a couve, a cenoura e o nabo em pedacinhos e misture com as carnes. Deite na forma, cubra com o círculo de massa, pincele com a gema batida, dobre o rebordo da massa inferior, pincele com o resto da gema e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos ou até ficar cozida. Retire, desenforme e sirva decorada a gosto.

6. Rissóis de bacalhau com camarão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 24 unidades

Ingredientes:

Para a massa:

Instruções:

1. Recheio: coza as postas de bacalhau, retire peles e espinhas. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho e refogue-os no azeite. Adicione o miolo de camarão descongelado e deixe cozinhar durante 1 minuto, mexendo sempre. Polvilhe com a sopa de marisco e a farinha, mexendo sempre. Regue com o leite, em fio, mexendo sempre.

2. Junte o bacalhau, a salsa picada, sal e piripíri. Envolva muito bem, retire e deixe arrefecer. A massa: leve ao lume a água com a pitada de sal e a margarina e deixe ferver. Junte a farinha em forma de chuva, mexendo sempre até ficar uma bola.

3. Retire e reserve, deixando amornar. Estique a massa numa bancada polvilhada com farinha, disponha uma colherada do recheio e dobre. Corte e reserve. Repita até acabar a massa e o recheio.

4. Passe pelos ovos previamente batidos e por pão ralado. Leve a fritar de ambos os lados a gosto.

7. Croquetes de sobras de carne

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos + tempo de frio
Doses: 24 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar croquetes de sobras de carne, descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Ferva o leite. Aqueça bem um tacho ao lume, junte a margarina, a cebola e os alhos e deixe refogar muito bem até que a cebola fique douradinha.

2. Polvilhe aos poucos com a farinha, mexendo sempre até que fique com um tom acastanhado. Regue depois com o leite quente, também aos poucos e mexendo sempre de modo a obter um creme bem espesso mas sem grumos. Retire do lume, junte a carne previamente picada na picadora e salsa picada a gosto, tempere com sal, pimenta e noz-moscada, mexa muito bem e deixe arrefecer.

3. Molde depois croquetes com a mistura anterior, polvilhando com farinha se necessário. Passe-os por farinha, pelos ovos batidos e por pão ralado e coloque-os no congelador, separados uns dos outros, até que fiquem firmes. Leve-os de seguida a fritar em óleo até ficarem bem douradinhos, retire-os, deixe-os escorrer e sirva-os.

8. Empadão de sobras

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Faça o puré: Lave as batatas, corte-as ao meio e leve-as a cozer em água temperada com sal. Depois escorra-as, deixe-as amornar e retire-lhes a pele. Passe-as pelo passevite, junte o leite quente, a manteiga, noz-moscada, sal e pimenta, mexa bem e reserve.

2. Para o recheio: Descasque e pique finamente a cebola e os dentes de alho. Pique ou triture grosseiramente as carnes e ferva o leite. Num tacho, aqueça o azeite e refogue a cebola e os dentes de alho, mexendo de vez em quando até ficarem douradinhos. Polvilhe com a farinha, mexendo sempre, adicione o leite em fio, mexendo até engrossar. Retire do lume, rectifique os temperos, junte a carne e salsa picada e reserve. Num tabuleiro de louça ou pirex, disponha metade do puré, espalhe por cima o preparado da carne e depois o restante puré. Pincele com gema batida e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até ficar douradinho. Retire e sirva decorado a gosto.

9. Doce de pão perdido

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos + tempo de frio
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare a gelatina de ananás como indica a embalagem, deite-a para um recipiente baixo previamente passado por água fria, deixe arrefecer e depois leve ao frio até ficar solidificada.

2. Corte os brioches em pedacinhos e deite-os para uma taça grande. Leve ao lume um tacho com o leite, o pau de canela e a casca do limão, deixe ferver, desligue o lume e deixe amornar. Numa tigela, misture as gemas com o açúcar e a farinha maisena, adicione o leite morno em fio e mexendo sempre, passe a mistura pelo coador, deite para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até ferver e ficar um creme liso. Verta por cima dos brioches na taça, deixe arrefecer e depois leve ao frio.

3. Corte a gelatina em cubos e espalhe-os em cima do creme na taça. Bata as natas em chantilly com o açúcar em pó, coloque num saco de pasteleiro com boquilha e disponha em cima da gelatina em montinhos. Decore com raspas de chocolate e sirva fresco.

10. Arroz no forno com sobras de cozido

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte as carnes em pequenos pedaços ou desfie-as. Corte as cenouras cozidas em cubos pequenos. Descasque a cebola e os dentes de alho, pique tudo, deite para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha. Acrescente 1 dl de água quente, tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos.

2. Adicione então o arroz e o caldo de carne a ferver, mexa, deixe ferver, rectifique os temperos, tape e leve o tacho ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos. Retire do forno, deixe repousar durante 10 minutos, depois solte o arroz com um garfo, junte a cenoura e envolva.

3. Deite metade do arroz para um tabuleiro de louça, espalhe, junte as carnes por cima, cubra com o resto do arroz e decore com alguns enchidos, como vê na foto. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 10 minutos, retire e sirva decorado a gosto.

Comentários