Clique nas setas

1. Tabuleiro de Verão

tabuleiro de verão

O verão chegou e, com ele, receitas frescas e deliciosas! ♥ Vamos preparar uma destas 10 receitas de verão? Veja as nossas sugestões: Tabuleiro de verão; Buffet frio de verão; Pudim primavera-verão; Caldeirada de verão; Pudim de verão; Taça de verão; Delícia de frutas; Pizza de verão; Sorvete colorido; Sumo de verão.

Comecemos pelo tabuleiro de verão. Veja aqui o video.

2. Buffet frio de Verão

Buffet frio de verão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 35 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e rale as cenouras e a beterraba. Arranje os rabanetes e corte-os em rodelas. Lave e arranje os agriões. Lave a alface e corte-a em juliana. Lave o tomate e corte-o aos gomos.

2. Lave o feijão-verde, retire as extremidades e corte ao meio. Leve a cozer em água com sal, escorra e reserve. À parte coza o camarão e descasque-o. Abra as latas de atum e de sardinhas, escorra-as e coloque o conteúdo num prato grande.

3. Corte o frango em pedaços e disponha no prato, junte os legumes, o camarão e o presunto, de forma harmoniosa, como vê na foto. Sirva com tremoços, azeitonas e molhos a gosto.

3. Pudim primavera-verão

Pudim primavera-verão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de arrefecer e frio
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite os frutos vermelhos para um tacho, junte o açúcar, o sumo de limão e a água, leve ao lume e deixe ferver durante 15 minutos. Coloque a gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos. Depois coloque os frutos num coador de rede sobre uma tigela e deixe escorrer bem.

2. Junte a gelatina escorrida ao molho que os frutos largaram, mexa bem até a gelatina ficar bem dissolvida e deixe arrefecer.

3. Passe uma forma por água fria e escorra-a. Passe a fatias de pão no molho dos frutos e coloque-as dentro da forma, em camadas alternadas com os frutos escorridos, sendo que a última camada deve ser de pão. Depois regue com o molho que sobrou e leve ao frio até solidificar. Antes de servir, mergulhe a forma em água quente, desenforme e decore com mais frutos vermelhos.

4. Caldeirada de verão

caldeirada de verão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Atempadamente, coloque o berbigão em água com sal para que liberte a areia.

2. Lave as lulas e corte-as às rodelas. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Lave os tomates e pique-o grosseiramente. Limpe o pimento, limpe-o e corte-o em pedaços.

3. Num tacho, leve ao lume o azeite, junte-lhe depois as lulas e deixe cozinhar até ganharem cor. Em seguida, adicione a cebola e os alhos e o pimento, envolva e deixe alourar. Junte o tomate picado, a folha de louro e o vinho branco. Tape e deixe cozer por cerca de 30 minutos.

4. Entretanto, descasque as batatas, corte-as em rodelas e lave-as. Quando as lulas estiverem quase cozidas, junte-lhes as rodelas de batata e um pouco de água. Tempere com sal e picante e deixe cozer.

5. Depois de tudo cozido, adicione o berbigão escorrido, deixe abrir e rectifique os temperos. Sirva a caldeirada polvilhada com coentros picados.

5. Pudim de verão

Pudim de Verão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Deite o leite condensado e o leite num tacho e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire do lume, deite numa tigela e deixe arrefecer.

2. Numa tigela à parte bata as natas em chantilly, adicione ao preparado anterior e envolva. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver e adicione também à tigela, em fio e mexendo sempre muito bem.

3. Unte uma forma de buraco com óleo, deite-lhe metade da mistura anterior, adicione depois os frutos vermelhos congelados, cubra com o resto do creme, alise e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir, desenforme e decore a gosto.

 

6. Taça de verão

Taça de verão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo para arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque num tacho o leite, o leite condensado, as gemas e a farinha maisena, mexa muito bem e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, coloque numa tigela e deixe arrefecer.

2. Bata as natas em chantilly bem firme, envolva no preparado anterior e divida depois por taças. Arranje as frutas e disponha em cima do preparado, conforme vê na foto. Decore a gosto e sirva.

7. Delícia de frutas

delícia de frutas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela, bata as natas em chantilly e junte o leite condensando. Envolva para obter um creme. Descasque os kiwis e a manga e corte-as em pedaços pequenos regulares.

2. Num pirex coloque uma camada de creme e metade dos palitos de champanhe previamente demolhados no leite.

3. Coloque os pedacinhos de fruta sobre a camada dos palitos de champanhe, tape com o creme que sobrou, alise e decore por exemplo com bolacha ralada ou coco ralado.

8. Pizza de verão

pizza de verão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para levedar a massa
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

Prepare a massa:
  1. Coloque a farinha numa bancada com uma pitada de sal, envolva e abra uma cavidade no centro. Dissolva o fermento na água morna, coloque na cavidade e regue com o azeite.
  2. Amasse tudo muito bem até que fique uma massa bastante homogénea. Coloque numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar até que fique com o dobro do volume.
  3. Nessa altura, divida a massa em duas partes iguais, estenda-as em formato de pizza e disponha em dois tabuleiros polvilhados com farinha.
O recheio:
  1. Barre as bases de pizza com o ketchup e espalhe por cima o bacon, o fiambre, o milho, as azeitonas e, por último, o queijo e orégãos. Leve ao forno pré-aquecido a 180° C durante 40 minutos. Retire do forno e sirva decorada a gosto

9. Sorvete colorido

Sorvete Colorido

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 12 unidades

Ingredientes:

Instruções:

  1. Leve ao lume o leite. Numa tigela junte o açúcar com a farinha mexa, adicione a essência de baunilha e as gemas e bata bem. Adicione depois o leite em fio. Leve ao lume até engrossar, mas mexendo sempre.
  2. Retire do lume e divida o preparado em 3 tigelas. Numa das tigelas, junte o chocolate picado e mexa bem até que fique dissolvido. Noutra tigela, deite o xarope de groselha e misture.
  3. À parte, bata as natas em chantilly bem firme. Junte 1/4 do chantilly a cada tigela e adicione o leite condensado ao 1/4 do chantilly que sobrou.
  4. Unte um tabuleiro com um pouco de óleo, verta os preparados em camadas conforme vê na foto, levando ao congelador entre cada camada para solidificar.
  5. Quando estiver congelado, desenforme, corte em rectângulos do tamanho das bolachas, faça “sanduíches” com as bolachas, como vê na foto.

10. Sumo de verão (robot de cozinha)

Sumo de verão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 10 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

  1. Lave e descasque as mangas, retire-lhes o caroço, corte-as em pedaços e deite-os no copo do robot. Junte o mel e ligue 30 segundos na velocidade máxima.
  2. Adicione depois a água e ligue mais 30 segundos agora na velocidade 6 (velocidade 7 na Mycook).
  3. Distribua por copos, regue com o xarope de groselha sem mexer e sirva. Pode juntar umas pedras de gelo.

Comentários