Clique nas setas

1. Bavaroise de caramelo

Bavaroise de caramelo

Veja aqui o video.

2. Bolo de nozes com creme caramelo

Bolo de nozes com creme de caramelo

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos
Doses: 10 pessoas

Ingredientes:

Para o creme
Para o bolo

Instruções:

1. Prepare o creme: ferva a água com o açúcar e uma casca de limão, durante 5 minutos. Bata as gemas, adicione a calda anterior, mexendo sempre, volte a colocar no tacho e leve a lume brando até engrossar. Retire e deixe arrefecer.

2. Prepare o bolo: bata o açúcar com as gemas até esbranquiçarem. Adicione o óleo e mexa. Envolva o miolo de noz, a farinha e as claras batidas em castelo. Coloque numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos.

3. Retire o bolo do forno, deixe arrefecer, cubra com o creme de ovos e decore com o caramelo, de modo a dar-lhe um aspeto marmorizado. Decore as laterais com rolinhos de baunilha partidos grosseiramente e sirva.

3. Gelado com moscatel, caramelo e pepitas de chocolate

Veja o video aqui.

4. Creme de caramelo

Creme de caramelo

Veja o video aqui.

5. Semifrio de caramelo e bolacha

semifrio de caramelo e bolacha

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Bata as natas em chantilly bem firme adicionando o açúcar aos poucos. Deite o leite condensado cozido para uma tijela, mexa até ficar cremoso, junte ao chantilly e envolva.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria, escorra-as, derreta-as no microondas, sem deixar ferver, adicione-as ao preparado anterior e envolva.

3. Numa forma rectangular, coloque camadas da mistura anterior e de bolachas, terminado com creme.

4. Leve ao frio durante cerca de 2 horas ou até solidificar, depois desenforme e sirva regado com o caramelo líquido.

6. Bolo de caramelo e queijo

Bolo de caramelo e queijo

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1h 15 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Aqueça o forno a 150 graus. Unte com manteiga uma forma de aro amovível com 24 cm de diâmetro. Esmague os palitos de la reine e espalhe pelo fundo da forma.

2. Bata o queijo-creme com a varinha-mágica, adicione o açúcar, as claras e a baunilha e bata com a batedeira durante 2 minutos. Acrescente a farinha e o iogurte e bata até a massa ficar lisa.

3. Disponha o creme de queijo sobre os palitos e leve ao forno durante 60 minutos. Desligue e deixe repousar durante 30 minutos sem abrir a porta. Retire, deixe arrefecer durante 15 minutos, tape e coloque no frio por cerca de 3 horas.

4. Abra a forma, desenforme o bolo, regue com colheradas do caramelo e decore com miolo de noz.

7. Taças de caramelo frescas

Taças de caramelo frescas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria e reserve. Separe as gemas das claras. Disponha numa tigela as gemas, junte o leite condensado e bata bem até ficar com espuma.

2. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no micro-ondas sem deixar ferver e junte, em fio, ao preparado do leite condensado e gemas.

3. Numa tigela à parte bata as claras em castelo bem firme e envolva delicadamente no preparado anterior. Divida por taças individuais e leve ao frio. Sirva com um fio de caramelo líquido ou decoradas a gosto.

8. Brownie de caramelo

Brownie de Caramelo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Aqueça o forno a 180 graus. Unte um tabuleiro rectangular com margarina, forre-o com papel vegetal, volte a untar com margarina e polvilhe com farinha. Reserve.

2. Parta o chocolate para uma tigela, junte a manteiga e leve ao lume, em banho-maria, até ficar totalmente derretido. Retire do lume e adicione o açúcar e os ovos, um a um e mexendo bem. Por fim, envolva a farinha previamente misturada com o sal.

3. Pique as nozes grosseiramente com uma faca e envolva no preparado. Verta a massa no tabuleiro e espalhe com uma colher ou espátula.

4. Retire os caramelos do plástico e leve-os ao lume com as natas, mexendo sempre até derreterem. Deite sobre o brownie, mexa ligeiramente com um garfo e leve ao forno por cerca de 35 a 40 minutos. Retire, deixe arrefecer por completo, corte em quadrados e polvilhe com açúcar em pó.

9. Bolo de caramelo e nozes

bolo de caramelo e nozes

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180°C, barre um tabuleiro quadrado com margarina e polvilhe-o com farinha.

2. Numa tigela, bata os ovos com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada e junte depois a farinha misturada com o fermento aos poucos e batendo sempre com a batedeira a baixa velocidade. Adicione o caramelo e a canela, bata mais um pouco, junte as nozes partidas grosseiramente e envolva.

3. Verta o preparado anterior no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 35 minutos ou até ficar bem cozido. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, corte em pedaços e sirva decorados a gosto e regados com mais um pouco de caramelo liquido.

10. Doce de chocolate e caramelo

Doce de chocolate e caramelo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Num tacho dissolva o pudim instantâneo no leite, de acordo com as instruções da embalagem e sem adicionar açúcar. Leve ao lume até engrossar, depois retire, verta para tachas e leve ao frio até solidificar.

2. Coloque as natas numa tigela e bata-as em chantilly firme. Reserve. Numa tigela à parte bata as claras em castelo e envolva-as nas natas.

3. Disponha por cima de cada taça uma bolacha, cubra com um pouco de leite condensado de chocolate e com a mistura das natas. Polvilhe com a restante bolacha triturada, o chocolate de culinária ralado e o restante leite condensado. Leve novamente ao frio e sirva a gosto.

11. Comentários