Clique nas setas

1. Delícia de limão

Gosta de sobremesas? Experimente uma destas 10 sobremesas “delícia”. São de comer e chorar por mais. 😉 Veja as nossas sugestões: Delícia de limão; Delícia de bolacha com maracujá; Delícia da Luciana; Delícia em camadas; Delícia de morango; Delícia de leite condensado e bolachas de chocolate; Delícia gelada de baunilha; Delícia de coco com bolacha; Delícia de chocolate merengada; Delícia de bolachas de chocolate.

Comecemos pela Delícia de limão. 

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 3 horas
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare a gelatina de ananás como indica a embalagem. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 4 minutos, depois escorra-as, junte-as à gelatina de ananás logo depois de juntar a água a ferver, mexa bem e deixe arrefecer.

2. Pique as bolachas até ficarem tipo pão ralado, junte a manteiga e misture bem. Deite depois numa forma de abrir, espalhe bem, pressione até quase chegar aos rebordos e leve ao congelador. Bata as natas em chantilly bem espesso, junte a gelatina fria, misture delicadamente, deite na forma e leve de novo ao congelador até ficar firme.

3. Num tacho, misture bem as gemas com o açúcar e o sumo de limão e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire do lume, deixe arrefecer, espalhe em cima da mistura de chantilly na forma e leve mais uma vez ao congelador durante 30 minutos. Depois passe para o frigorífico até ao momento de servir.

2. Delícia de bolacha com maracujá

DELÍCIA DE BOLACHA COM MARACUJÁ

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Bata as natas em chantilly bem firme. Noutra tigela, deite a polpa de maracujá e o leite condensado e mexa bem.

2. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver e junte à tigela do maracujá, mexendo sempre. Adicione depois o chantilly e envolva suavemente.

3. Unte uma forma de aro amovível com óleo, disponha-lhe camadas alternadas do creme anterior e de bolachas e leve depois ao frio até solidificar bem. Desenforme e sirva regado com mais polpa de maracujá.

3. Delícia da Luciana

Delicia Luciana

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora + tempo de arrefecer
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para o recheio:
Para a cobertura:
Para a calda:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180°C, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Deite os ovos para uma tigela, junte o açúcar e bata durante 20 minutos. Adicione a farinha peneirada com o chocolate em pó, misture delicadamente, deite na forma e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme e deixe arrefecer.

2. Prepare a calda: leve ao lume uma frigideira com o açúcar até ficar um caramelo claro, junte a água e deixe ferver até o caramelo ficar dissolvido. Adicione o sumo de laranja, deixe ferver, retire do lume e deixe arrefecer. O recheio: deite o leite condensado cozido para uma tigela e mexa bem. Bata as natas em chantilly, junte ao leite condensado cozido e misture delicadamente.

3. Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, ponha uma das metades dentro da forma, regue com a calda fria, espalhe em cima o recheio, cubra com a outra metade do bolo, regue com o resto da calda e leve ao frio.

4. Prepare a cobertura: leve ao lume um tacho com as natas, deixe ferver, desligue o lume, junte o chocolate partido em pedaços, deixe repousar durante 10 minutos, mexa bem até ficar um creme liso e deixe arrefecer. Desenforme o bolo em cima de uma grade, regue-o com a cobertura, deixe repousar um pouco, retire-o para um prato e sirva decorado a gosto.

4. Delícia em camadas

Delicia em camadas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora 35 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

PARA O CREME DE LEITE:
PARA O CREME DE CHOCOLATE:
PARA A COBERTURA:

Instruções:

1. Faça o bolo: unte uma forma de aro amovível com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata muito bem os ovos, adicionando o açúcar aos poucos, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte a farinha peneirada, envolva suavemente, verta para a forma, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até que fique cozido, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Depois lave a forma, unte as laterais com óleo, apare o bolo para ficar direito e coloque-o novamente na forma.

2. Prepare o creme de chocolate: ferva as natas num tacho, retire do lume, adicione o chocolate partido em pedaços e mexa bem até que fique dissolvido. Deixe amornar, verta por cima do bolo e deixe arrefecer bem.

3. O creme de leite: demolhe as folhas de gelatina em água fria. Leve um tacho ao lume com o leite e as cascas de limão e deixe ferver. Numa tigela, misture o açúcar com os ovos e essência de baunilha a gosto e junte depois o leite, em fio e mexendo sempre. Verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até engrossar e sem deixar ferver. Retire do lume, rejeite as cascas de limão, adicione as folhas de gelatina bem escorridas, mexa bem e depois deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.

4. Verta o preparado anterior por cima do chocolate na forma e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir, cubra com os suspiros e regue com caramelo a gosto, como vê na foto.

5. Delícia de morango

Delícia de morango

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare a gelatina como indica a embalagem e depois deixe-a arrefecer mas sem solidificar.

2. Deite o leite condensado para um tacho, junte as gemas, mexa, adicione a farinha maisena, mexa e junte depois o leite quente, aos poucos e mexendo sempre. Leve ao lume, mexendo sem parar até ferver, adicione então o coco ralado, mexa e desligue o lume. Depois deite para uma taça funda, deixe arrefecer e leve ao frio.

3. Arranje, lave e seque os morangos, corte-os ao meio e coloque-os em cima do creme na taça, com a parte cortada voltada para cima. Junte a gelatina e leve novamente ao frio até solidificar. Sirva bem fresco e decorado a gosto.

 

6. Delícia de leite condensado e bolachas de chocolate

delícia de leite condensado com bolachas de chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Triture bem as bolachas de chocolate na picadora.

2. Numa tigela, bata as natas em chantilly bem firme. Junte depois o leite condensado cozido, em fio e envolvendo suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Coloque num saco de pasteleiro com boquilha frisada.

3. Numa taça funda, disponha camadas alternadas da mistura anterior e de bolacha, sendo que a última camada deve ser da mistura de leite condensado. Leve depois ao frio até ficar fresco e sirva decorado a gosto.

7. Delícia gelada de baunilha

Delicia gelada baunilha TeleCulinária

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque uma forma de fundo amovível no congelador e retire o gelado do congelador. Arranje, lave e seque os morangos e esmague-os com um garfo. Quando o gelado ficar mole mas não líquido, mexa-o bem até ficar tipo um creme, junte os morangos e misture bem. Deite depois na forma, espalhe e leve ao congelador.

2. Parta o chocolate em pedaços, deite-os para uma tigela, leve a derreter em banho-maria ou no microondas, depois mexa bem e deixe arrefecer. Numa tigela, bata a manteiga amolecida com o açúcar em pó e a essência de baunilha até ficar um creme liso. Adicione os ovos, um a um e batendo sempre, junte depois o chocolate derretido e bata até ficar um creme homogéneo.

3. Deite a mistura anterior por cima do gelado na forma, espalhe, cubra com raspas de chocolate a gosto e leve de novo ao congelador até ficar bem duro. Depois retire do congelador, desenforme e sirva em fatias decoradas a gosto.

8. Delícia de coco com bolacha

Delicia de Coco com Bolacha

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Triture as bolachas até ficarem bem moídas e reserve. Coloque num tacho o leite e o leite de coco, leve ao lume e deixe ferver.

2. Numa tigela, misture o açúcar com a farinha maisena, junte depois as gemas e bata bem. Adicione o leite em fio, mexendo sempre, verta para o tacho, junte o coco ralado e leve ao lume, mexendo até engrossar. Retire do lume e coloque numa tigela para arrefecer.

3. Disponha alternadamente em taças o creme e a bolacha moída. Na hora de servir, polvilhe com coco ralado torrado e sirva.

9. Delícia de chocolate merengada

delicia de chocolate merengada

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para o recheio de mousse:

Instruções:

1. Barre 5 tabuleiros de forno com margarina, forre-os com papel vegetal, desenhe um círculo com um lápis em cada um, unte novamente com margarina e polvilhe com um pouco de farinha.

2. Deite as claras numa tigela, leve a banho-maria e bata, adicionando o açúcar aos poucos, até ficarem firmes. Junte o chocolate em pó peneirado, envolva suavemente, coloque num saco de pasteleiro com boquilha frisada e disponha nos tabuleiros, de modo a ficar uma camada fina a cobrir os círculos desenhados no papel vegetal. Leve depois ao forno pré aquecido a 150°C durante 1 hora ou até que fiquem secos, retire do forno, descole e reserve.

3. Faça a mousse: demolhe as folhas de gelatina em água fria. Derreta a manteiga com o chocolate numa tigela em banho-maria ou no microondas, mexendo de vez em quando, retire, junte as folhas de gelatina escorridas, o açúcar e as gemas, bata muito bem e deixe arrefecer. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme e envolva-o no preparado de chocolate. Num prato largo, disponha os discos de merenge em camadas alternadas com esta mousse.

4. Faça a cobertura: leve ao lume um tacho com as natas até ferver, retire do lume, adicione o chocolate partido em pedaços e mexa bem até obter um creme. Deixe amornar, regue por cima e sirva decorado com granulado de chocolate branco.

10. Delícia de bolachas de chocolate

Delícia de Chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Bata as natas em chantilly bem firme, junte o açúcar em pó e bata mais um pouco. Deite metade do chantilly para outra tigela, adicione o chocolate em pó, envolva, junte depois o leite condensado e envolva novamente até ficar uma mousse bem cremosa.

2. Triture as bolachas na picadora. Em tacinhas, coloque camadas de bolacha picada, chantilly, novamente bolacha e mousse de chocolate. Leve ao frio até ficar fresco.

3. Depois sirva polvilhado com chocolate granulado e, se gostar, com frutos vermelhos e mais bolachas.

Comentários