Clique nas setas

1. Charlotte de frutos vermelhos

Tenha um momento especial 🙂 Escolha uma destas sobremesas com frutos vermelhos e tenha uma tarde espectacular! ♥ Veja as nossas sugestões: Charlotte de frutos vermelhos; Pudim de frutos vermelhos e brioche; Sobremesa de requeijão com frutos vermelhos; Sanduíche gelada de frutos vermelhos; Delícia de mascarpone e frutos silvestres; Tarte de iogurte com frutos vermelhos; Sobremesa de iogurte com frutos vermelhos; Tarte areada com frutos vermelhos e crumble; Tiramisu de frutos vermelhos e chocolate; Salada de frutos vermelhos com gelado de nata.

Experimente esta charlotte de frutos vermelhos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos + tempo de arrefecer e de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para a decoração:

Instruções:

1. Deite as framboesas para um tacho, junte o sumo do limão e 100 g do açúcar, leve ao lume durante 10 minutos, desligue o lume e deixe arrefecer.

2. Forre as laterais de uma forma de abrir com os biscoitos. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Numa tigela, bata as natas até ficarem espessas. À parte bata as claras em castelo e junte os restantes 100 g de açúcar, aos poucos e batendo sempre até ficarem bem firmes e brilhantes e o açúcar bem dissolvido.

3. Deite os iogurtes gregos para outra tigela, adicione a mistura das framboesas e mexa. Escorra a gelatina, leve-a a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver, adicione à tigela com a mistura da framboesa e mexa bem. Junte depois as natas batidas, misture, adicione de seguida as claras em castelo e misture delicadamente. Deite na forma, leve ao frio até solidificar, depois desenforme e sirva bem fresco decorado com as framboesas e os mirtilos.

2. Pudim de frutos vermelhos e brioche

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para o puré:

Instruções:

1. Faça o puré: lave, seque e retire o pé aos morangos, corte-os grosseiramente e leve-os ao lume numa frigideira durante 5 minutos. Junte depois o açúcar, o vinagre e uma pitada de sal e outra de pimenta preta. Deixe cozinhar mais um pouco, retire e triture com a varinha mágica. Reserve.

2. Ligue o forno a 170°c. Unte com margarina um prato de forno fundo e forre-o depois com papel vegetal. Barre um dos lados das fatias de brioche com o puré de morango. Espalhe as fatias de pão pelo prato de forno, sobrepondo duas ou três camadas e distribuindo alguns frutos vermelhos na camada do meio.

3. Misture o açúcar, os ovos, as gemas, as natas e o leite com varas de arame. Deite esta mistura sobre o pão e deixe repousar cerca de 10 minutos. Polvilhe depois com açúcar mascavado e leve a cozer durante 45 a 55 minutos. Retire, deixe arrefecer e leve ao frio durante 1 hora. Sirva com o restante puré de morango.

3. Sobremesa de requeijão com frutos vermelhos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Escorra os requeijões, passe-os por um passador de rede, junte-lhes as 10 g de adoçante e bata bem. Bata o creme culinário e envolva-o no preparado anterior.

2. Disponha em taças individuais camadas alternadas de creme e bolacha triturada, terminando com mais um pouco de bolacha. Leve ao frio até que a sobremesa fique bem fresquinha.

3. Coloque os frutos vermelhos numa frigideira com o restante adoçante e leve ao lume, mexendo de vez em quando até que fiquem cozidos.

4. Retire os frutos do lume e deixe arrefecer. Na hora de servir, disponha um pouco de frutos vermelhos por cima.

4. Sanduíche gelada de frutos vermelhos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para o bolo:

Instruções:

1. Coloque os frutos vermelhos numa tigela e deixe-os descongelar. Faça o bolo: ligue o forno a 200°C, forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e unte com margarina. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme, adicione a farinha peneirada com a farinha maisena e o fermento e envolva delicadamente. Verta para o tabuleiro, espalhe bem, leve ao forno durante 10 minutos ou até ficar bem cozido, retire e deixe arrefecer.

2. Prepare o recheio: escorra os frutos vermelhos já descongelados, reserve a água, deite os frutos num liquidificador, junte 150 g do açúcar e ligue até ficar bem triturado. Leve a água de descongelar os frutos ao lume num tacho, deixe ferver, retire, adicione a gelatina previamente demolhada em água e escorrida e mexa até dissolver. Junte ao liquidificador com a mistura dos frutos, ligue novamente, deite numa tigela, adicione o queijo creme e envolva. À parte, bata as natas em chantilly adicionando o restante açúcar aos poucos e batendo sempre. Junte metade à tigela com o creme de frutos, envolva e reserve o restante chantilly no frigorífico.

3. Corte o bolo em dois círculos do tamanho de uma forma redonda de abrir e com fundo amovível e forre o fundo dessa forma com um dos círculos. Verta o creme de frutos vermelhos por cima, cubra com o outro círculo de massa e pressione um pouco para aderir ao creme. Leve ao congelador até solidificar, retire, desenforme com cuidado, cubra com o chantilly que reservou e sirva fresco, se gostar decorado com mais frutos vermelhos frescos.

5. Delícia de mascarpone e frutos silvestres

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Para a mousse:
Para o molho de frutos:
Para a calda:

Instruções:

1. Comece pelo molho: leve ao lume um tacho com os frutos silvestres, o açúcar, a água e o sumo de limão, deixe ferver até os frutos ficarem macios e retire. Entretanto, demolhe as folhas de gelatina em água fria, escorra-as e adicione-as ao tacho, mexendo sempre até dissolverem. Deixe arrefecer.

2. Faça a calda: ferva a água com o açúcar e o pau de canela, depois retire do lume, adicione o whisky e mexa. Corte o bolo em pedaços médios e disponha-os no fundo de uma taça ou tabuleiro. Verta por cima a calda de modo a que todo o bolo fique molhado.

3. Prepare a mousse: demolhe as folhas de gelatina na água fria. Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado, adicione o queijo mascarpone e bata 2 a 3 minutos. Derreta as folhas de gelatina com a água, sem deixar ferver, junte ao preparado e bata. Bata as claras em castelo com o açúcar em pó e envolva-as na mistura.

4. Disponha a mousse por cima do bolo e regue com o molho de frutos silvestres. Misture ligeiramente os dois e leve ao frio durante 1 hora. Depois sirva decorado a gosto.

6. Tarte de iogurte com frutos vermelhos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite os frutos vermelhos num tacho, junte o açúcar, envolva bem e leve ao lume, mexendo de vez em quando até que fique em compota. Retire do lume e deixe arrefecer.

2. Forre uma tarteira com a massa quebrada, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo. Cubra com papel vegetal, encha com feijão ou grão seco e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 25 minutos. Retire do forno, rejeite o feijão e o papel e reserve.

3. Numa tigela, bata os iogurtes com o leite condensado. Demolhe as folhas de gelatina em água, escorra-as, leve-as a derreter no micro-ondas sem deixar ferver e adicione à tigela, mexendo sempre. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme e envolva-as na mistura. Deite dentro da tarteira, alise e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir, espalhe o doce que preparou por cima e decore a gosto, por exemplo com mais frutos vermelhos.

7. Sobremesa de iogurte com frutos vermelhos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite os frutos vermelhos e o açúcar num tacho, envolva bem e leve ao lume brando até que fique com a consistência de doce. Retire do lume e deixe arrefecer.

2. Numa tigela, deite os iogurtes naturais e de frutos silvestres e mexa bem. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly e envolva-o na tigela dos iogurtes. Junte depois o doce de frutos vermelhos e envolva suavemente.

3. Distribua por taças e leve ao frio até à hora de servir. Depois sirva bem fresco e decorado a gosto.

8. Tarte areada com frutos vermelhos e crumble

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

PARA A MASSA:
PARA O CRUMBLE

Instruções:

Faça primeiro o recheio:
1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Coloque os frutos vermelhos num tacho, junte o açúcar e a casca de limão e leve a lume brando, mexendo sempre, até ficar com uma consistência espessa. Adicione as folhas de gelatina escorridas e envolva até ficarem bem dissolvidas.
Prepare a massa:
1. Misture a manteiga com a farinha, amasse, incorpore cuidadosamente o açúcar em pó e forme uma bola. Junte depois o ovo, previamente misturado com uma pitada de sal e mexido com um garfo, e amasse bem de fora para dentro. Envolva em película aderente e reserve no frio durante algum tempo.
Prepare o crumble: 
1. Numa tigela, misture a farinha com o açúcar e a manteiga. Amasse com as mãos até obter um granulado. Reserve.
2. Estenda a massa com o rolo e forre uma tarteira. Recheie com o preparado de frutos vermelhos. Espalhe por cima o crumble e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 15 minutos. Retire, deixe arrefecer, decore com mais frutos vermelhos e corte em fatias.

9. Tiramisu de frutos vermelhos e chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite as framboesas num tacho, junte 100 g do açúcar, mexa e leve ao lume brando até se desfazer um pouco. Retire e reserve.
2. Deite o restante açúcar e as gemas no liquidificador, ligue até bater bem, adicione o queijo mascarpone e bata mais um pouco. Deite numa tigela, adicione o brandy e misture. À parte, bata as claras em castelo, envolva-as bem na mistura e verta metade num tabuleiro de louça ou pirex.
3. Corte o bolo de chocolate em pedaços, passe-os pelo café e espalhe sobre o creme. Junte as framboesas e cubra com o restante creme. Leve ao frio até ficar mais firme e depois sirva decorado a gosto, por exemplo com cacau em pó e raspas de chocolate.

10. Salada de frutos vermelhos com gelado de nata

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos + tempo de frio
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Misture bem o vinho branco com o pau de canela e o açúcar amarelo até o açúcar ficar dissolvido.
2. Arranje e lave muito bem os morangos, corte-os em quartos e deite-os para uma tigela. Separe as uvas, corte as maiores ao meio e deite-as na tigela. Junte também a melancia descascada sem sementes e cortada em cubos, as cerejas, as framboesas, os mirtilos e as amoras e misture.
3. Divida a fruta por taças ou pratos individuais fundos, regue com a mistura do vinho e leve ao frio até ficar bem fresco. Depois sirva bem fresco com uma bola de gelado de nata em cada um.

11. Comentários